Salário para o cargo de Diretor de produção e operações em empresa agropecuária
CBO 1221-05 > Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Diretor de produção e operações em empresa agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Dirigem as atividades de produção e operação em empresas como representantes dos proprietários ou acionistas ou por conta própria e, para tanto, definem políticas de gestão da empresa, estabelecem planejamento estratégico, avaliam desempenho da produção, traçam estratégias comerciais, administram os recursos da empresa, participam de negociações e promovem pesquisa e desenvolvimento.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal desenvolvem suas atividades nos ramos da agropecuária, silvicultura e exploração florestal, pesca e aqüicultura em empresas e entidades de caráter público ou privado. Parte importante de seu trabalho se desenvolve junto a equipes de subordinados, o vínculo de trabalho mais comum é como empregado registrado em carteira. Atuam com supervisão ocasional e em ambientes fechados, podendo exercer o trabalho de forma presencial e a distância.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Essas ocupações requerem, no mínimo, o curso superior completo, predominantemente nas áreas de conhecimento da agronomia, zootecnia, veterinária, biologia, oceanografia ou engenharia de pesca. É desejável que os titulares das ocupações tenham experiência anterior por período superior a cinco anos, quando recrutados externamente o acesso a essas ocupações pode se dar, também, por intermédio de progressão na hierarquia, internamente à empresa. As ocupações podem, ainda, ser exercidas por proprietários de empresas, com experiência no ramo de atividade, sem requerimentos específicos de escolaridade.


Funções e atividades do Diretor de produção e operações em empresa agropecuária

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal devem:

  • avaliar desempenho da produção;
  • traçar estratégias comerciais;
  • estabelecer planejamento estratégico;
  • definir políticas de gestão da empresa;
  • promover pesquisa e desenvolvimento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de negociações;
  • administrar os recursos da empresa;

Atividades

  • acompanhar alocação dos recursos;
  • definir critérios de investimento;
  • participar de órgãos de classe;
  • participar da elaboração de campanhas publicitárias;
  • promover negociações com as hierarquias da empresa;
  • definir programas de investimento;
  • resolver problemas emergenciais;
  • raciocinar estrategicamente;
  • desenvolver capacidade de delegar;
  • estabelecer cronograma de execução das metas e objetivos;
  • demonstrar persistência;
  • autorizar necessidade de compras;
  • evidenciar liderança;
  • participar da elaboração de programas de recursos humanos;
  • avaliar novas tecnologias;
  • avaliar relatórios gerenciais da situação financeira da empresa;
  • promover parcerias;
  • avaliar cronogramas de produção;
  • definir programas de integração, internos e externos;
  • demonstrar autoridade;
  • dimensionar a relação custo - benefício das compras;
  • demonstrar disciplina;
  • definir objetivos de produtividade e rentabilidade;
  • pesquisar metodologias de gestão;
  • definir indicadores de mercado;
  • desenvolver flexibilidade;
  • participar da elaboração de contratos;
  • negociar junto às entidades de classe;
  • evidenciar ética profissional;
  • avaliar concorrência;
  • definir estratégias operacionais;
  • participar da decisão da implementação do orçamento;
  • avaliar qualidade da produção;
  • estabelecer programas de relacionamento com a comunidade;
  • desenvolver senso de empreendedorismo;
  • promover o cumprimento das normas ambientais;
  • demonstrar senso político;
  • demonstrar criatividade;
  • evidenciar organização;
  • negociar compras e vendas;
  • definir auditorias;
  • pesquisar novos produtos e mercados;
  • acompanhar políticas econômicas, nacionais e internacionais;
  • aumentar rentabilidade;
  • representar legalmente a empresa;
  • administrar informações meteorológicas;
  • decidir estratégias de suprimentos e vendas;
  • participar das políticas de definição de horários de trabalho;
  • aprovar recursos;
  • participar da discussão de normas técnicas, legais e ambientais;
  • buscar certificação de produtos e processos produtivos;
  • participar de eventos técnicos;
  • promover políticas internas de novas ideias e sugestões;
  • promover melhoria contínua do processo produtivo;
  • avaliar os resultados contábeis da empresa;
  • participar da elaboração de programas de pós-venda;
  • participar da gestão de políticas salariais, fiscais e tributárias;
  • demonstrar responsabilidade;
  • planejar políticas fiscais e tributárias;
  • controlar a evolução da produção;
  • participar da elaboração da política financeira;
  • buscar alternativas de produção e investimento;
  • cultivar visão holística;
  • demonstrar objetividade;
  • evidenciar comprometimento profissional;
  • atender à legislação vigente;
  • elaborar critérios de otimização da produção;
  • controlar execução dos investimentos;
  • analisar viabilidade econômica dos produtos;
  • definir consultorias;
  • definir a estrutura organizacional da empresa;
  • promover a imagem do produto e da marca;
  • desenvolver canais de comercialização;
  • controlar investimentos;
  • analisar a execução orçamentária da empresa;
  • decidir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • estudar o comportamento do mercado consumidor;
  • definir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • demonstrar iniciativa;
  • analisar informações da empresa e do mercado;
  • definir metas e alternativas de produção;


Setores que mais contratam Diretor de produção e operações em empresa agropecuária no mercado de trabalho

  • Restaurantes e similares




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