Salário para o cargo de Diretor de produção e operações em empresa agropecuária
CBO 1221-05 > Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Diretor de produção e operações em empresa agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Dirigem as atividades de produção e operação em empresas como representantes dos proprietários ou acionistas ou por conta própria e, para tanto, definem políticas de gestão da empresa, estabelecem planejamento estratégico, avaliam desempenho da produção, traçam estratégias comerciais, administram os recursos da empresa, participam de negociações e promovem pesquisa e desenvolvimento.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

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Principais locais de trabalho

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal desenvolvem suas atividades nos ramos da agropecuária, silvicultura e exploração florestal, pesca e aqüicultura em empresas e entidades de caráter público ou privado. Parte importante de seu trabalho se desenvolve junto a equipes de subordinados, o vínculo de trabalho mais comum é como empregado registrado em carteira. Atuam com supervisão ocasional e em ambientes fechados, podendo exercer o trabalho de forma presencial e a distância.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Essas ocupações requerem, no mínimo, o curso superior completo, predominantemente nas áreas de conhecimento da agronomia, zootecnia, veterinária, biologia, oceanografia ou engenharia de pesca. É desejável que os titulares das ocupações tenham experiência anterior por período superior a cinco anos, quando recrutados externamente o acesso a essas ocupações pode se dar, também, por intermédio de progressão na hierarquia, internamente à empresa. As ocupações podem, ainda, ser exercidas por proprietários de empresas, com experiência no ramo de atividade, sem requerimentos específicos de escolaridade.


Funções e atividades do Diretor de produção e operações em empresa agropecuária

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal devem:

  • promover pesquisa e desenvolvimento;
  • avaliar desempenho da produção;
  • definir políticas de gestão da empresa;
  • participar de negociações;
  • traçar estratégias comerciais;
  • administrar os recursos da empresa;
  • estabelecer planejamento estratégico;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • estudar o comportamento do mercado consumidor;
  • avaliar concorrência;
  • pesquisar metodologias de gestão;
  • estabelecer programas de relacionamento com a comunidade;
  • controlar execução dos investimentos;
  • aumentar rentabilidade;
  • desenvolver flexibilidade;
  • elaborar critérios de otimização da produção;
  • desenvolver capacidade de delegar;
  • definir programas de investimento;
  • evidenciar liderança;
  • buscar alternativas de produção e investimento;
  • decidir estratégias de suprimentos e vendas;
  • analisar a execução orçamentária da empresa;
  • estabelecer cronograma de execução das metas e objetivos;
  • buscar certificação de produtos e processos produtivos;
  • desenvolver senso de empreendedorismo;
  • demonstrar autoridade;
  • participar da elaboração de contratos;
  • promover negociações com as hierarquias da empresa;
  • evidenciar comprometimento profissional;
  • participar da decisão da implementação do orçamento;
  • participar de órgãos de classe;
  • definir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • evidenciar organização;
  • negociar junto às entidades de classe;
  • definir a estrutura organizacional da empresa;
  • demonstrar responsabilidade;
  • decidir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • demonstrar disciplina;
  • controlar investimentos;
  • participar das políticas de definição de horários de trabalho;
  • representar legalmente a empresa;
  • participar da elaboração da política financeira;
  • analisar viabilidade econômica dos produtos;
  • definir metas e alternativas de produção;
  • demonstrar persistência;
  • negociar compras e vendas;
  • analisar informações da empresa e do mercado;
  • definir auditorias;
  • desenvolver canais de comercialização;
  • aprovar recursos;
  • definir programas de integração, internos e externos;
  • cultivar visão holística;
  • promover políticas internas de novas ideias e sugestões;
  • participar da elaboração de programas de recursos humanos;
  • definir objetivos de produtividade e rentabilidade;
  • dimensionar a relação custo - benefício das compras;
  • avaliar novas tecnologias;
  • raciocinar estrategicamente;
  • participar da elaboração de programas de pós-venda;
  • avaliar cronogramas de produção;
  • promover melhoria contínua do processo produtivo;
  • acompanhar alocação dos recursos;
  • avaliar relatórios gerenciais da situação financeira da empresa;
  • promover o cumprimento das normas ambientais;
  • pesquisar novos produtos e mercados;
  • avaliar qualidade da produção;
  • participar da discussão de normas técnicas, legais e ambientais;
  • promover a imagem do produto e da marca;
  • resolver problemas emergenciais;
  • atender à legislação vigente;
  • avaliar os resultados contábeis da empresa;
  • autorizar necessidade de compras;
  • demonstrar objetividade;
  • evidenciar ética profissional;
  • definir indicadores de mercado;
  • participar da gestão de políticas salariais, fiscais e tributárias;
  • demonstrar iniciativa;
  • participar da elaboração de campanhas publicitárias;
  • demonstrar senso político;
  • participar de eventos técnicos;
  • planejar políticas fiscais e tributárias;
  • promover parcerias;
  • definir critérios de investimento;
  • definir consultorias;
  • definir estratégias operacionais;
  • demonstrar criatividade;
  • controlar a evolução da produção;
  • acompanhar políticas econômicas, nacionais e internacionais;
  • administrar informações meteorológicas;


Setores que mais contratam Diretor de produção e operações em empresa agropecuária no mercado de trabalho

  • Restaurantes e similares




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