Salário para o cargo de Diretor de produção e operações em empresa agropecuária
CBO 1221-05 > Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Diretor de produção e operações em empresa agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Dirigem as atividades de produção e operação em empresas como representantes dos proprietários ou acionistas ou por conta própria e, para tanto, definem políticas de gestão da empresa, estabelecem planejamento estratégico, avaliam desempenho da produção, traçam estratégias comerciais, administram os recursos da empresa, participam de negociações e promovem pesquisa e desenvolvimento.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal desenvolvem suas atividades nos ramos da agropecuária, silvicultura e exploração florestal, pesca e aqüicultura em empresas e entidades de caráter público ou privado. Parte importante de seu trabalho se desenvolve junto a equipes de subordinados, o vínculo de trabalho mais comum é como empregado registrado em carteira. Atuam com supervisão ocasional e em ambientes fechados, podendo exercer o trabalho de forma presencial e a distância.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Essas ocupações requerem, no mínimo, o curso superior completo, predominantemente nas áreas de conhecimento da agronomia, zootecnia, veterinária, biologia, oceanografia ou engenharia de pesca. É desejável que os titulares das ocupações tenham experiência anterior por período superior a cinco anos, quando recrutados externamente o acesso a essas ocupações pode se dar, também, por intermédio de progressão na hierarquia, internamente à empresa. As ocupações podem, ainda, ser exercidas por proprietários de empresas, com experiência no ramo de atividade, sem requerimentos específicos de escolaridade.


Funções e atividades do Diretor de produção e operações em empresa agropecuária

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal devem:

  • estabelecer planejamento estratégico;
  • definir políticas de gestão da empresa;
  • administrar os recursos da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho da produção;
  • participar de negociações;
  • traçar estratégias comerciais;
  • promover pesquisa e desenvolvimento;

Atividades

  • participar da gestão de políticas salariais, fiscais e tributárias;
  • participar da elaboração de programas de pós-venda;
  • resolver problemas emergenciais;
  • promover o cumprimento das normas ambientais;
  • definir indicadores de mercado;
  • demonstrar autoridade;
  • promover a imagem do produto e da marca;
  • desenvolver capacidade de delegar;
  • controlar a evolução da produção;
  • definir consultorias;
  • demonstrar responsabilidade;
  • definir programas de integração, internos e externos;
  • negociar junto às entidades de classe;
  • decidir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • promover melhoria contínua do processo produtivo;
  • evidenciar ética profissional;
  • administrar informações meteorológicas;
  • estabelecer programas de relacionamento com a comunidade;
  • avaliar cronogramas de produção;
  • acompanhar políticas econômicas, nacionais e internacionais;
  • desenvolver flexibilidade;
  • definir programas de investimento;
  • demonstrar disciplina;
  • avaliar qualidade da produção;
  • planejar políticas fiscais e tributárias;
  • desenvolver canais de comercialização;
  • aprovar recursos;
  • promover negociações com as hierarquias da empresa;
  • acompanhar alocação dos recursos;
  • definir auditorias;
  • participar da elaboração de contratos;
  • demonstrar iniciativa;
  • definir metas e alternativas de produção;
  • pesquisar novos produtos e mercados;
  • demonstrar objetividade;
  • participar da decisão da implementação do orçamento;
  • decidir estratégias de suprimentos e vendas;
  • buscar certificação de produtos e processos produtivos;
  • promover políticas internas de novas ideias e sugestões;
  • participar da elaboração da política financeira;
  • demonstrar persistência;
  • controlar investimentos;
  • cultivar visão holística;
  • evidenciar liderança;
  • representar legalmente a empresa;
  • avaliar concorrência;
  • controlar execução dos investimentos;
  • estudar o comportamento do mercado consumidor;
  • definir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • pesquisar metodologias de gestão;
  • buscar alternativas de produção e investimento;
  • analisar informações da empresa e do mercado;
  • avaliar relatórios gerenciais da situação financeira da empresa;
  • demonstrar senso político;
  • analisar a execução orçamentária da empresa;
  • aumentar rentabilidade;
  • definir critérios de investimento;
  • participar da discussão de normas técnicas, legais e ambientais;
  • dimensionar a relação custo - benefício das compras;
  • demonstrar criatividade;
  • autorizar necessidade de compras;
  • definir objetivos de produtividade e rentabilidade;
  • evidenciar comprometimento profissional;
  • elaborar critérios de otimização da produção;
  • atender à legislação vigente;
  • desenvolver senso de empreendedorismo;
  • participar de eventos técnicos;
  • avaliar os resultados contábeis da empresa;
  • participar da elaboração de campanhas publicitárias;
  • analisar viabilidade econômica dos produtos;
  • evidenciar organização;
  • avaliar novas tecnologias;
  • definir estratégias operacionais;
  • participar das políticas de definição de horários de trabalho;
  • promover parcerias;
  • negociar compras e vendas;
  • participar da elaboração de programas de recursos humanos;
  • participar de órgãos de classe;
  • raciocinar estrategicamente;
  • estabelecer cronograma de execução das metas e objetivos;
  • definir a estrutura organizacional da empresa;


Setores que mais contratam Diretor de produção e operações em empresa agropecuária no mercado de trabalho

  • Restaurantes e similares




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