Salário para o cargo de Diretor de produção e operações em empresa agropecuária
CBO 1221-05 > Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Diretor de produção e operações em empresa agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Dirigem as atividades de produção e operação em empresas como representantes dos proprietários ou acionistas ou por conta própria e, para tanto, definem políticas de gestão da empresa, estabelecem planejamento estratégico, avaliam desempenho da produção, traçam estratégias comerciais, administram os recursos da empresa, participam de negociações e promovem pesquisa e desenvolvimento.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal desenvolvem suas atividades nos ramos da agropecuária, silvicultura e exploração florestal, pesca e aqüicultura em empresas e entidades de caráter público ou privado. Parte importante de seu trabalho se desenvolve junto a equipes de subordinados, o vínculo de trabalho mais comum é como empregado registrado em carteira. Atuam com supervisão ocasional e em ambientes fechados, podendo exercer o trabalho de forma presencial e a distância.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Essas ocupações requerem, no mínimo, o curso superior completo, predominantemente nas áreas de conhecimento da agronomia, zootecnia, veterinária, biologia, oceanografia ou engenharia de pesca. É desejável que os titulares das ocupações tenham experiência anterior por período superior a cinco anos, quando recrutados externamente o acesso a essas ocupações pode se dar, também, por intermédio de progressão na hierarquia, internamente à empresa. As ocupações podem, ainda, ser exercidas por proprietários de empresas, com experiência no ramo de atividade, sem requerimentos específicos de escolaridade.


Funções e atividades do Diretor de produção e operações em empresa agropecuária

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal devem:

  • traçar estratégias comerciais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho da produção;
  • definir políticas de gestão da empresa;
  • estabelecer planejamento estratégico;
  • participar de negociações;
  • promover pesquisa e desenvolvimento;
  • administrar os recursos da empresa;

Atividades

  • participar da decisão da implementação do orçamento;
  • evidenciar ética profissional;
  • promover melhoria contínua do processo produtivo;
  • demonstrar senso político;
  • definir estratégias operacionais;
  • demonstrar persistência;
  • analisar a execução orçamentária da empresa;
  • definir objetivos de produtividade e rentabilidade;
  • decidir estratégias de suprimentos e vendas;
  • cultivar visão holística;
  • acompanhar alocação dos recursos;
  • dimensionar a relação custo - benefício das compras;
  • aumentar rentabilidade;
  • decidir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • avaliar os resultados contábeis da empresa;
  • desenvolver flexibilidade;
  • controlar investimentos;
  • evidenciar comprometimento profissional;
  • desenvolver senso de empreendedorismo;
  • participar da elaboração da política financeira;
  • controlar execução dos investimentos;
  • promover políticas internas de novas ideias e sugestões;
  • definir programas de integração, internos e externos;
  • buscar certificação de produtos e processos produtivos;
  • participar de órgãos de classe;
  • evidenciar liderança;
  • atender à legislação vigente;
  • administrar informações meteorológicas;
  • autorizar necessidade de compras;
  • desenvolver capacidade de delegar;
  • elaborar critérios de otimização da produção;
  • controlar a evolução da produção;
  • estudar o comportamento do mercado consumidor;
  • definir auditorias;
  • demonstrar disciplina;
  • pesquisar novos produtos e mercados;
  • demonstrar objetividade;
  • raciocinar estrategicamente;
  • participar das políticas de definição de horários de trabalho;
  • definir a estrutura organizacional da empresa;
  • promover parcerias;
  • avaliar qualidade da produção;
  • definir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • demonstrar autoridade;
  • avaliar novas tecnologias;
  • promover a imagem do produto e da marca;
  • pesquisar metodologias de gestão;
  • definir indicadores de mercado;
  • definir metas e alternativas de produção;
  • definir programas de investimento;
  • demonstrar iniciativa;
  • definir consultorias;
  • representar legalmente a empresa;
  • acompanhar políticas econômicas, nacionais e internacionais;
  • analisar informações da empresa e do mercado;
  • demonstrar criatividade;
  • planejar políticas fiscais e tributárias;
  • estabelecer cronograma de execução das metas e objetivos;
  • demonstrar responsabilidade;
  • participar da elaboração de programas de pós-venda;
  • definir critérios de investimento;
  • participar da elaboração de campanhas publicitárias;
  • resolver problemas emergenciais;
  • promover o cumprimento das normas ambientais;
  • avaliar concorrência;
  • participar da elaboração de programas de recursos humanos;
  • aprovar recursos;
  • analisar viabilidade econômica dos produtos;
  • buscar alternativas de produção e investimento;
  • avaliar relatórios gerenciais da situação financeira da empresa;
  • avaliar cronogramas de produção;
  • negociar compras e vendas;
  • desenvolver canais de comercialização;
  • evidenciar organização;
  • participar da gestão de políticas salariais, fiscais e tributárias;
  • estabelecer programas de relacionamento com a comunidade;
  • participar da elaboração de contratos;
  • participar de eventos técnicos;
  • promover negociações com as hierarquias da empresa;
  • participar da discussão de normas técnicas, legais e ambientais;
  • negociar junto às entidades de classe;


Setores que mais contratam Diretor de produção e operações em empresa agropecuária no mercado de trabalho

  • Restaurantes e similares




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