Salário para o cargo de Diretor de produção e operações em empresa agropecuária
CBO 1221-05 > Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Diretor de produção e operações em empresa agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Dirigem as atividades de produção e operação em empresas como representantes dos proprietários ou acionistas ou por conta própria e, para tanto, definem políticas de gestão da empresa, estabelecem planejamento estratégico, avaliam desempenho da produção, traçam estratégias comerciais, administram os recursos da empresa, participam de negociações e promovem pesquisa e desenvolvimento.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

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Principais locais de trabalho

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal desenvolvem suas atividades nos ramos da agropecuária, silvicultura e exploração florestal, pesca e aqüicultura em empresas e entidades de caráter público ou privado. Parte importante de seu trabalho se desenvolve junto a equipes de subordinados, o vínculo de trabalho mais comum é como empregado registrado em carteira. Atuam com supervisão ocasional e em ambientes fechados, podendo exercer o trabalho de forma presencial e a distância.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Essas ocupações requerem, no mínimo, o curso superior completo, predominantemente nas áreas de conhecimento da agronomia, zootecnia, veterinária, biologia, oceanografia ou engenharia de pesca. É desejável que os titulares das ocupações tenham experiência anterior por período superior a cinco anos, quando recrutados externamente o acesso a essas ocupações pode se dar, também, por intermédio de progressão na hierarquia, internamente à empresa. As ocupações podem, ainda, ser exercidas por proprietários de empresas, com experiência no ramo de atividade, sem requerimentos específicos de escolaridade.


Funções e atividades do Diretor de produção e operações em empresa agropecuária

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal devem:

  • definir políticas de gestão da empresa;
  • promover pesquisa e desenvolvimento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estabelecer planejamento estratégico;
  • administrar os recursos da empresa;
  • participar de negociações;
  • avaliar desempenho da produção;
  • traçar estratégias comerciais;

Atividades

  • elaborar critérios de otimização da produção;
  • demonstrar autoridade;
  • desenvolver capacidade de delegar;
  • aprovar recursos;
  • definir estratégias operacionais;
  • acompanhar políticas econômicas, nacionais e internacionais;
  • avaliar cronogramas de produção;
  • demonstrar responsabilidade;
  • avaliar os resultados contábeis da empresa;
  • cultivar visão holística;
  • participar da elaboração de campanhas publicitárias;
  • buscar certificação de produtos e processos produtivos;
  • analisar a execução orçamentária da empresa;
  • definir indicadores de mercado;
  • demonstrar iniciativa;
  • estabelecer cronograma de execução das metas e objetivos;
  • planejar políticas fiscais e tributárias;
  • participar da elaboração de programas de recursos humanos;
  • participar da elaboração da política financeira;
  • definir metas e alternativas de produção;
  • promover políticas internas de novas ideias e sugestões;
  • negociar compras e vendas;
  • estudar o comportamento do mercado consumidor;
  • definir objetivos de produtividade e rentabilidade;
  • analisar informações da empresa e do mercado;
  • resolver problemas emergenciais;
  • evidenciar organização;
  • demonstrar persistência;
  • representar legalmente a empresa;
  • definir programas de integração, internos e externos;
  • promover negociações com as hierarquias da empresa;
  • buscar alternativas de produção e investimento;
  • controlar investimentos;
  • promover a imagem do produto e da marca;
  • atender à legislação vigente;
  • demonstrar objetividade;
  • desenvolver senso de empreendedorismo;
  • avaliar qualidade da produção;
  • autorizar necessidade de compras;
  • demonstrar senso político;
  • participar da gestão de políticas salariais, fiscais e tributárias;
  • raciocinar estrategicamente;
  • dimensionar a relação custo - benefício das compras;
  • definir a estrutura organizacional da empresa;
  • evidenciar comprometimento profissional;
  • definir programas de investimento;
  • promover parcerias;
  • demonstrar criatividade;
  • participar da elaboração de programas de pós-venda;
  • evidenciar ética profissional;
  • aumentar rentabilidade;
  • participar de órgãos de classe;
  • participar da decisão da implementação do orçamento;
  • avaliar concorrência;
  • demonstrar disciplina;
  • administrar informações meteorológicas;
  • participar da elaboração de contratos;
  • participar das políticas de definição de horários de trabalho;
  • definir critérios de investimento;
  • negociar junto às entidades de classe;
  • definir auditorias;
  • participar da discussão de normas técnicas, legais e ambientais;
  • avaliar relatórios gerenciais da situação financeira da empresa;
  • pesquisar metodologias de gestão;
  • controlar execução dos investimentos;
  • definir consultorias;
  • pesquisar novos produtos e mercados;
  • desenvolver canais de comercialização;
  • estabelecer programas de relacionamento com a comunidade;
  • promover o cumprimento das normas ambientais;
  • avaliar novas tecnologias;
  • analisar viabilidade econômica dos produtos;
  • participar de eventos técnicos;
  • controlar a evolução da produção;
  • decidir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • promover melhoria contínua do processo produtivo;
  • decidir estratégias de suprimentos e vendas;
  • evidenciar liderança;
  • acompanhar alocação dos recursos;
  • definir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • desenvolver flexibilidade;


Setores que mais contratam Diretor de produção e operações em empresa agropecuária no mercado de trabalho

  • Restaurantes e similares




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