Salário para o cargo de Diretor cinematográfico
CBO 2622-05 > Diretores de espetáculos

Diretor cinematográfico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Os diretores de cinema, teatro, de programas de televisão e rádio, artísticos, de produção e de programação dirigem, criando, coordenando, supervisionando e avaliando aspectos artísticos, técnicos e financeiros referentes a realização de filmes, peças de teatro, espetáculos de dança, ópera e musicais, programas e conteúdo para televisão e rádio, vídeos, multimídia e peças publicitárias.

Quanto ganha um Diretor cinematográfico

Um Diretor cinematográfico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.628,41 e R$ 9.576,19, com a média salarial de R$ 4.327,71 e o salário mediana em R$ 3.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor cinematográfico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.327,71 51.932,56 1.081,93 20,71
1º Quartil 2.628,41 31.540,96 657,10 12,58
Salário Mediana 3.500,00 42.000,00 875,00 16,75
3º Quartil 7.303,21 87.638,57 1.825,80 34,95
Teto Salarial 9.576,19 114.914,32 2.394,05 45,83


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Diretores de espetáculos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.402 - 9.864 4.583,46 2.402,00 3.500,00 8.143,50 9.863,65
Rio de Janeiro - RJ 1.650 - 21.493 5.572,00 1.650,00 3.500,00 17.745,00 21.493,28


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.185 - 9.864 4.480,12 2.185,33 3.500,00 8.143,50 9.863,65
Rio de Janeiro 1.650 - 21.493 5.572,00 1.650,00 3.500,00 17.745,00 21.493,28


Principais locais de trabalho

Diretores de espetáculos trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de espetáculos

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.


Funções e atividades do Diretor cinematográfico

Diretores de espetáculos devem:

  • dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia;
  • desenvolver ideias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar os resultados;
  • planejar produção;
  • criar projetos;
  • comunicar-se;
  • formar equipe;
  • decupar conteúdo;
  • executar grades de programação;
  • planejar grades de programação em múltiplas janelas;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • interagir com as equipes;
    • divulgar a realização na mídia;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • administrar conflitos;
    • dirigir talentos artísticos (atores, apresentadores, cantores, etc.);
    • ministrar cursos, palestras, oficinas, etc;
    • elaborar roteiros;
    • estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização (luz, som, etc);
    • indicar equipe artística;
    • definir desenho narrativo da obra;
    • realizar testes técnicos;
    • planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos;
    • estabelecer ações estratégicas de programação;
    • pesquisar as características do público-alvo;
    • aprovar equipes;
    • demarcar a utilização de equipamentos;
    • avaliar os resultados finais do processo de produção;
    • demonstrar sintonia com as transformações comportamentais;
    • demonstrar capacidade de criatividade;
    • dirigir ensaios;
    • adequar o produto de acordo com a grade e/ou plataforma;
    • elaborar orçamento;
    • analisar as demandas do mercado;
    • controlar falhas de exibição;
    • interagir com o público;
    • aprovar o conteúdo dos programas;
    • criar o formato da obra;
    • construir desenho de produção do projeto;
    • considerar o projeto do ponto de vista financeiro;
    • gerir curadoria de conteúdo do acervo;
    • adequar a realização às circunstâncias (artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.);
    • mapear os recursos necessários;
    • supervisionar a pré-produção;
    • prestar assessorias;
    • supervisionar a pós-produção e finalização;
    • planejar mídia;
    • conceituar projetos;
    • compartilhar as ideias com a equipe;
    • gerir exibição do roteiro comercial;
    • considerar o projeto do ponto de vista técnico;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • reformatar produto;
    • indicar equipe de produção;
    • gerir exibição da grade de programação em múltiplas janelas;
    • analisar audiência, conteúdo e comportamento;
    • selecionar material para a elaboração do programa;
    • aplicar determinações da legislação pertinente;
    • acompanhar audiência;
    • administrar o tempo da realização;
    • redigir textos para periódicos;
    • adquirir conteúdo e formatos;
    • registrar a ideia ou argumento;
    • coletar informações, dados;
    • indicar equipe técnica;
    • promover reuniões com as equipes;
    • pesquisar temas;
    • disponibilizar informações para a equipe;
    • demonstrar capacidade de flexibilidade;
    • planejar ciclos de vida dos produtos;
    • encomendar conteúdo;
    • realizar testes com talentos artísticos;
    • identificar público alvo;
    • demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas;
    • supervisionar a criação;
    • realizar interface com setores afins;
    • estabelecer acordos com produtor e patrocinador;
    • supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • definir a produção das peças promocionais;
    • realizar leitura técnica e estética do roteiro;
    • demonstrar capacidade de percepção estética;
    • considerar o projeto do ponto de vista mercadológico;
    • analisar os resultados das avaliações externas;
    • avaliar os resultados parciais do processo de produção;
    • selecionar os temas a serem trabalhados;
    • conduzir o ritmo interno da obra;
    • definir cenários e locações;
    • supervisionar a organização da produção;
    • delegar atribuições aos diferentes setores;
    • desenvolver parcerias;
    • realizar estudo de viabilidade do projeto;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • considerar o projeto do ponto de vista operacional;
    • considerar o projeto do ponto de vista artístico;
    • aprovar o cronograma de produção;
    • dirigir as equipes durante o processo de realização;
    • indicar equipe de programação;


    Setores que mais contratam Diretor cinematográfico no mercado de trabalho

    • Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Atividades de televisão aberta
    • Estúdios cinematográficos
    • Atividades de condicionamento físico
    • Agências de publicidade
    • Edição de revistas
    • Outras atividades de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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