Salário para o cargo de Comissário de vôo
CBO 5111-05 > Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Comissário de vôo - Descrição, atividades e funções do cargo

Checam equipamentos e instalações das aeronaves, trens e embarcações, prestam serviços aos usuários de transportes aéreos, ferroviários e fluviais, demonstram aos passageiros os procedimentos de segurança e emergência, servem refeições preparadas e bebidas, orientam usuários sobre procedimentos de segurança e promovem o entretenimento e o bem-estar dos usuários. Controlam a entrada e a saída de alimentos e materiais de limpeza, zelam pela manutenção da limpeza. Agem em situações de emergência. Cumprem rigorosamente normas e procedimentos técnicos e de segurança a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comissário de vôo

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:

  • agir em situações de emergência;
  • trabalhar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • servir refeições preparadas e bebidas;
  • atender aos passageiros;
  • demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
  • zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
  • controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
  • preparar relatórios e ou documentação;
  • checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;

Atividades

  • informar os passageiros sobre situações de emergência;
  • repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
  • conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • agir com cortesia;
  • orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
  • comandar a evacuação da aeronave;
  • identificar-se com a profissão;
  • demonstrar facilidade de comunicação verbal;
  • preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
  • entregar as bandejas com refeições;
  • auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
  • conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
  • checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
  • verificar a apresentação das refeições e bebidas;
  • montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
  • dar provas de desprendimento;
  • monitorar atitudes dos passageiros;
  • orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
  • emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
  • retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
  • adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar iniciativa;
  • relatar as condições de limpeza;
  • demonstrar empatia;
  • realocar bagagens perigosas;
  • recepcionar passageiros;
  • prestar primeiros socorros às pessoas;
  • fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
  • registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
  • informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • retirar pedidos de refeições e bebidas;
  • certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
  • preparar a mesa ou balcão de refeições;
  • auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
  • checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
  • checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
  • informar os passageiros sobre as acomodações;
  • emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
  • promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
  • demonstrar organização;
  • checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
  • distribuir material de alfândega e de imigração;
  • aquecer refeições;
  • auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
  • acomodar os passageiros especiais;
  • inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
  • dar provas de agilidade;
  • orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
  • trabalhar em equipe;
  • adaptar-se a mudanças de fusos horários;
  • declarar os pertences pessoais;
  • checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
  • oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
  • recolher as bandejas e utensílios de mesa;
  • combater fogo a bordo;
  • participar de treinamentos sobre segurança;
  • checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
  • emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
  • demonstrar boa apresentação pessoal;
  • colocar bebidas no gelo;
  • retirar anéis e alianças;
  • preparar a cabine para pouso de emergência;
  • comunicar-se em outros idiomas;
  • usar equipamentos de proteção;


Setores que mais contratam Comissário de vôo no mercado de trabalho

  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
  • Transporte aéreo de carga




Profissões em Destaque: