Salário para o cargo de Comissário de vôo
CBO 5111-05 > Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Comissário de vôo - Descrição, atividades e funções do cargo

Checam equipamentos e instalações das aeronaves, trens e embarcações, prestam serviços aos usuários de transportes aéreos, ferroviários e fluviais, demonstram aos passageiros os procedimentos de segurança e emergência, servem refeições preparadas e bebidas, orientam usuários sobre procedimentos de segurança e promovem o entretenimento e o bem-estar dos usuários. Controlam a entrada e a saída de alimentos e materiais de limpeza, zelam pela manutenção da limpeza. Agem em situações de emergência. Cumprem rigorosamente normas e procedimentos técnicos e de segurança a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comissário de vôo

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:

  • agir em situações de emergência;
  • controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
  • preparar relatórios e ou documentação;
  • zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
  • checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • trabalhar com segurança;
  • atender aos passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • servir refeições preparadas e bebidas;
  • demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;

Atividades

  • relatar as condições de limpeza;
  • verificar a apresentação das refeições e bebidas;
  • agir com cortesia;
  • distribuir material de alfândega e de imigração;
  • checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
  • demonstrar empatia;
  • montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
  • retirar pedidos de refeições e bebidas;
  • identificar-se com a profissão;
  • demonstrar facilidade de comunicação verbal;
  • demonstrar organização;
  • preparar a mesa ou balcão de refeições;
  • monitorar atitudes dos passageiros;
  • preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
  • promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
  • conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
  • conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
  • participar de treinamentos sobre segurança;
  • orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
  • colocar bebidas no gelo;
  • adaptar-se a mudanças de fusos horários;
  • auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
  • orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
  • checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
  • entregar as bandejas com refeições;
  • repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
  • certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
  • orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
  • acomodar os passageiros especiais;
  • dar provas de desprendimento;
  • informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
  • emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
  • declarar os pertences pessoais;
  • emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
  • usar equipamentos de proteção;
  • recepcionar passageiros;
  • inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
  • trabalhar em equipe;
  • auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
  • checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
  • oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
  • informar os passageiros sobre as acomodações;
  • demonstrar boa apresentação pessoal;
  • retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
  • demonstrar iniciativa;
  • preparar a cabine para pouso de emergência;
  • auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
  • comunicar-se em outros idiomas;
  • realocar bagagens perigosas;
  • comandar a evacuação da aeronave;
  • combater fogo a bordo;
  • aquecer refeições;
  • fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
  • prestar primeiros socorros às pessoas;
  • checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
  • demonstrar liderança;
  • recolher as bandejas e utensílios de mesa;
  • emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
  • informar os passageiros sobre situações de emergência;
  • retirar anéis e alianças;
  • adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
  • registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
  • dar provas de agilidade;


Setores que mais contratam Comissário de vôo no mercado de trabalho

  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
  • Transporte aéreo de carga




Profissões em Destaque: