Salário para o cargo de Comissário de vôo
CBO 5111-05 > Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Comissário de vôo - Descrição, atividades e funções do cargo

Checam equipamentos e instalações das aeronaves, trens e embarcações, prestam serviços aos usuários de transportes aéreos, ferroviários e fluviais, demonstram aos passageiros os procedimentos de segurança e emergência, servem refeições preparadas e bebidas, orientam usuários sobre procedimentos de segurança e promovem o entretenimento e o bem-estar dos usuários. Controlam a entrada e a saída de alimentos e materiais de limpeza, zelam pela manutenção da limpeza. Agem em situações de emergência. Cumprem rigorosamente normas e procedimentos técnicos e de segurança a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comissário de vôo

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:

  • preparar relatórios e ou documentação;
  • atender aos passageiros;
  • servir refeições preparadas e bebidas;
  • checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
  • agir em situações de emergência;
  • zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar com segurança;
  • controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;

Atividades

  • adaptar-se a mudanças de fusos horários;
  • auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
  • informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
  • declarar os pertences pessoais;
  • inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
  • comunicar-se em outros idiomas;
  • demonstrar liderança;
  • verificar a apresentação das refeições e bebidas;
  • adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
  • orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
  • checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
  • distribuir material de alfândega e de imigração;
  • dar provas de agilidade;
  • dar provas de desprendimento;
  • colocar bebidas no gelo;
  • montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
  • conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
  • checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
  • orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
  • demonstrar facilidade de comunicação verbal;
  • preparar a cabine para pouso de emergência;
  • certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
  • auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
  • informar os passageiros sobre situações de emergência;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • identificar-se com a profissão;
  • realocar bagagens perigosas;
  • demonstrar boa apresentação pessoal;
  • monitorar atitudes dos passageiros;
  • preparar a mesa ou balcão de refeições;
  • demonstrar empatia;
  • conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
  • promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
  • entregar as bandejas com refeições;
  • emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
  • auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
  • registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
  • preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
  • fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
  • oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
  • demonstrar organização;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • acomodar os passageiros especiais;
  • combater fogo a bordo;
  • informar os passageiros sobre as acomodações;
  • trabalhar em equipe;
  • checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
  • relatar as condições de limpeza;
  • emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
  • comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
  • participar de treinamentos sobre segurança;
  • aquecer refeições;
  • prestar primeiros socorros às pessoas;
  • retirar anéis e alianças;
  • agir com cortesia;
  • repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
  • retirar pedidos de refeições e bebidas;
  • retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
  • comandar a evacuação da aeronave;
  • recepcionar passageiros;
  • checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
  • checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
  • emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
  • demonstrar iniciativa;
  • orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
  • recolher as bandejas e utensílios de mesa;
  • usar equipamentos de proteção;


Setores que mais contratam Comissário de vôo no mercado de trabalho

  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
  • Transporte aéreo de carga




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Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de bilheteria