Salário para o cargo de Comissário de vôo
CBO 5111-05 > Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Comissário de vôo - Descrição, atividades e funções do cargo

Checam equipamentos e instalações das aeronaves, trens e embarcações, prestam serviços aos usuários de transportes aéreos, ferroviários e fluviais, demonstram aos passageiros os procedimentos de segurança e emergência, servem refeições preparadas e bebidas, orientam usuários sobre procedimentos de segurança e promovem o entretenimento e o bem-estar dos usuários. Controlam a entrada e a saída de alimentos e materiais de limpeza, zelam pela manutenção da limpeza. Agem em situações de emergência. Cumprem rigorosamente normas e procedimentos técnicos e de segurança a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comissário de vôo

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:

  • agir em situações de emergência;
  • controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
  • preparar relatórios e ou documentação;
  • trabalhar com segurança;
  • zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
  • demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
  • servir refeições preparadas e bebidas;
  • checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos passageiros;

Atividades

  • monitorar atitudes dos passageiros;
  • montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
  • demonstrar liderança;
  • fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
  • retirar pedidos de refeições e bebidas;
  • comandar a evacuação da aeronave;
  • auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
  • informar os passageiros sobre situações de emergência;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
  • aquecer refeições;
  • auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
  • emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
  • checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
  • colocar bebidas no gelo;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • demonstrar boa apresentação pessoal;
  • checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
  • recolher as bandejas e utensílios de mesa;
  • combater fogo a bordo;
  • repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
  • recepcionar passageiros;
  • promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
  • preparar a cabine para pouso de emergência;
  • demonstrar organização;
  • identificar-se com a profissão;
  • certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
  • prestar primeiros socorros às pessoas;
  • usar equipamentos de proteção;
  • emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
  • emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
  • verificar a apresentação das refeições e bebidas;
  • orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
  • relatar as condições de limpeza;
  • orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
  • preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
  • retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
  • demonstrar facilidade de comunicação verbal;
  • adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
  • oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
  • trabalhar em equipe;
  • conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
  • dar provas de agilidade;
  • comunicar-se em outros idiomas;
  • checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
  • adaptar-se a mudanças de fusos horários;
  • demonstrar empatia;
  • inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
  • acomodar os passageiros especiais;
  • demonstrar iniciativa;
  • entregar as bandejas com refeições;
  • registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
  • preparar a mesa ou balcão de refeições;
  • orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
  • informar os passageiros sobre as acomodações;
  • participar de treinamentos sobre segurança;
  • informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
  • agir com cortesia;
  • dar provas de desprendimento;
  • comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
  • realocar bagagens perigosas;
  • distribuir material de alfândega e de imigração;
  • auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
  • retirar anéis e alianças;
  • declarar os pertences pessoais;
  • conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
  • checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;


Setores que mais contratam Comissário de vôo no mercado de trabalho

  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
  • Transporte aéreo de carga




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Supervisor de trens
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de trens