Salário para o cargo de Comissário de vôo
CBO 5111-05 > Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Comissário de vôo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Checam equipamentos e instalações das aeronaves, trens e embarcações, prestam serviços aos usuários de transportes aéreos, ferroviários e fluviais, demonstram aos passageiros os procedimentos de segurança e emergência, servem refeições preparadas e bebidas, orientam usuários sobre procedimentos de segurança e promovem o entretenimento e o bem-estar dos usuários. Controlam a entrada e a saída de alimentos e materiais de limpeza, zelam pela manutenção da limpeza. Agem em situações de emergência. Cumprem rigorosamente normas e procedimentos técnicos e de segurança a bordo.

Quanto ganha um Comissário de vôo

Um Comissário de vôo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.548,88 e R$ 4.663,40, com a média salarial de R$ 2.939,37 e o salário mediana em R$ 2.847,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comissário de vôo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.939,37 35.272,43 734,84 15,94
1º Quartil 2.548,88 30.586,57 637,22 13,82
Salário Mediana 2.847,00 34.164,00 711,75 15,44
3º Quartil 3.556,51 42.678,14 889,13 19,29
Teto Salarial 4.663,40 55.960,86 1.165,85 25,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Guarulhos - SP 2.529 - 3.582 2.675,93 2.529,03 2.570,00 2.957,26 3.581,92
São Paulo - SP 2.484 - 4.568 2.923,74 2.483,53 2.806,00 3.771,51 4.568,17
Campinas - SP 3.119 - 3.834 3.153,57 3.119,01 3.165,00 3.165,00 3.833,54
Confins - MG 3.158 - 3.834 3.163,40 3.158,41 3.165,00 3.165,00 3.833,54
Brasília - DF 2.644 - 4.074 2.903,19 2.644,49 2.806,00 3.363,71 4.074,22
Macaé - RJ 1.679 - 5.314 3.214,54 1.678,75 4.100,00 4.387,50 5.314,27
Rio de Janeiro - RJ 2.272 - 4.157 2.839,67 2.272,49 2.813,00 3.432,02 4.156,97
Ribeirão Preto - SP 2.911 - 3.546 2.923,89 2.911,11 2.928,00 2.928,00 3.546,48
Recife - PE 3.144 - 3.834 3.160,29 3.144,41 3.165,00 3.165,00 3.833,54
Porto Alegre - RS 2.782 - 4.664 3.149,50 2.782,00 3.000,27 3.850,71 4.664,10
Manaus - AM 2.222 - 2.835 2.301,29 2.222,25 2.319,00 2.340,50 2.834,88
São José dos Pinhais - PR 2.709 - 3.368 2.767,86 2.708,71 2.781,00 2.781,00 3.368,43
Fortaleza - CE 2.733 - 4.996 3.282,35 2.732,92 2.806,00 4.125,00 4.996,32
Curitiba - PR 2.570 - 3.113 2.570,00 2.570,00 2.570,00 2.570,00 3.112,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.511 - 4.230 2.864,29 2.510,85 2.806,00 3.492,73 4.230,50
Rio de Janeiro 1.780 - 5.297 3.068,47 1.779,61 2.874,00 4.373,50 5.297,31
Minas Gerais 3.033 - 4.627 3.293,45 3.033,31 3.165,00 3.820,00 4.626,90
Distrito Federal 2.644 - 4.074 2.903,19 2.644,49 2.806,00 3.363,71 4.074,22
Pernambuco 3.144 - 3.834 3.160,29 3.144,41 3.165,00 3.165,00 3.833,54
Rio Grande do Sul 2.785 - 4.560 3.144,83 2.785,00 3.000,14 3.765,00 4.560,28
Amazonas 1.996 - 2.835 2.251,89 1.995,50 2.319,00 2.340,50 2.834,88
Paraná 2.570 - 3.368 2.706,03 2.570,00 2.781,00 2.781,00 3.368,43
Ceará 2.733 - 4.996 3.282,35 2.732,92 2.806,00 4.125,00 4.996,32


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comissário de vôo

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:

  • atender aos passageiros;
  • zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
  • trabalhar com segurança;
  • preparar relatórios e ou documentação;
  • demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
  • checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • servir refeições preparadas e bebidas;
  • agir em situações de emergência;
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;

  • Atividades

    • demonstrar liderança;
    • registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
    • inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
    • auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
    • lavar as câmaras frigoríficas;
    • informar os passageiros sobre situações de emergência;
    • relatar as condições de limpeza;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • agir com cortesia;
    • informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
    • retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
    • abandonar a embarcação;
    • checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
    • lavar utensílios de mesa;
    • preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
    • separar lixo reciclável;
    • emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
    • repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
    • abastecer o depósito ou paiól de alimentos, bebidas e materiais de limpeza;
    • adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
    • dar provas de desprendimento;
    • preparar a mesa ou balcão de refeições;
    • aquecer refeições;
    • combater fogo a bordo;
    • entregar as bandejas com refeições;
    • comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
    • auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
    • auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
    • descrever pontos turísticos, fatos históricos e lendas;
    • ajudar na contenção, remoção e limpeza no caso de derramamento de óleo;
    • adaptar-se a mudanças de fusos horários;
    • vender alimentos e bebidas;
    • retirar pedidos de refeições e bebidas;
    • recolher as bandejas e utensílios de mesa;
    • sinalizar ao maquinista nas manobras em passagem de nível;
    • orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
    • demonstrar boa apresentação pessoal;
    • declarar os pertences pessoais;
    • checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
    • providenciar a lavagem das roupas de cama, mesa e banho;
    • informar os passageiros sobre as acomodações;
    • receber gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
    • orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
    • retransmitir mensagens ao maquinista;
    • checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
    • ajudar na desobstrução da via férrea;
    • emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
    • promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
    • limpar as dependências internas da embarcação (setor de câmara);
    • emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
    • organizar os paióis (depósitos);
    • atualizar-se profissionalmente;
    • trocar roupas de cama, mesa e banho;
    • monitorar atitudes dos passageiros;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
    • trabalhar em equipe;
    • dar provas de agilidade;
    • acomodar os passageiros especiais;
    • fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
    • certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
    • participar da organização do cardápio;
    • descartar alimentos com validade vencida;
    • comandar a evacuação da aeronave;
    • montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
    • preparar a cabine para pouso de emergência;
    • auxiliar o maquinista na operação de chaves;
    • fazer pedidos de gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
    • oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
    • participar de treinamentos sobre segurança;
    • demonstrar iniciativa;
    • identificar-se com a profissão;
    • emitir relatório de prestação de contas de produtos vendidos;
    • retirar anéis e alianças;
    • checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
    • distribuir material de alfândega e de imigração;
    • distribuir sacos para materiais descartáveis;
    • realocar bagagens perigosas;
    • verificar a quantidade e validade dos produtos estocados;
    • verificar a apresentação das refeições e bebidas;
    • checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar facilidade de comunicação verbal;
    • checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
    • conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
    • arrumar camarotes para passageiros;
    • conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
    • demonstrar organização;
    • recepcionar passageiros;
    • prestar primeiros socorros às pessoas;
    • usar equipamentos de proteção;
    • limpar os paióis da seção de câmara;
    • colocar bebidas no gelo;


    Setores que mais contratam Comissário de vôo no mercado de trabalho

    • Transporte aéreo de passageiros regular
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
    • Transporte aéreo de carga
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral, com atividade de fracionamento e acondicionamento associada
    • Produção musical
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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