Salário para o cargo de Comissário de vôo
CBO 5111-05 > Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Comissário de vôo - Descrição, atividades e funções do cargo

Checam equipamentos e instalações das aeronaves, trens e embarcações, prestam serviços aos usuários de transportes aéreos, ferroviários e fluviais, demonstram aos passageiros os procedimentos de segurança e emergência, servem refeições preparadas e bebidas, orientam usuários sobre procedimentos de segurança e promovem o entretenimento e o bem-estar dos usuários. Controlam a entrada e a saída de alimentos e materiais de limpeza, zelam pela manutenção da limpeza. Agem em situações de emergência. Cumprem rigorosamente normas e procedimentos técnicos e de segurança a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comissário de vôo

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:

  • controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
  • atender aos passageiros;
  • checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • trabalhar com segurança;
  • servir refeições preparadas e bebidas;
  • agir em situações de emergência;
  • demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
  • demonstrar competências pessoais;
  • zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
  • preparar relatórios e ou documentação;

Atividades

  • informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • adaptar-se a mudanças de fusos horários;
  • auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
  • retirar anéis e alianças;
  • certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
  • demonstrar empatia;
  • preparar a cabine para pouso de emergência;
  • retirar pedidos de refeições e bebidas;
  • fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
  • emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
  • checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
  • conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
  • relatar as condições de limpeza;
  • dar provas de agilidade;
  • registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
  • comandar a evacuação da aeronave;
  • realocar bagagens perigosas;
  • verificar a apresentação das refeições e bebidas;
  • comunicar-se em outros idiomas;
  • repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
  • acomodar os passageiros especiais;
  • entregar as bandejas com refeições;
  • orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
  • demonstrar iniciativa;
  • conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
  • demonstrar organização;
  • demonstrar boa apresentação pessoal;
  • aquecer refeições;
  • auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • preparar a mesa ou balcão de refeições;
  • checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
  • participar de treinamentos sobre segurança;
  • comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
  • auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
  • inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
  • orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
  • recolher as bandejas e utensílios de mesa;
  • checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
  • emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
  • retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
  • colocar bebidas no gelo;
  • montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
  • promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
  • informar os passageiros sobre situações de emergência;
  • agir com cortesia;
  • monitorar atitudes dos passageiros;
  • checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
  • identificar-se com a profissão;
  • orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
  • prestar primeiros socorros às pessoas;
  • preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
  • distribuir material de alfândega e de imigração;
  • declarar os pertences pessoais;
  • emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
  • adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
  • oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
  • trabalhar em equipe;
  • informar os passageiros sobre as acomodações;
  • combater fogo a bordo;
  • checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
  • recepcionar passageiros;
  • demonstrar liderança;
  • dar provas de desprendimento;
  • usar equipamentos de proteção;
  • demonstrar facilidade de comunicação verbal;


Setores que mais contratam Comissário de vôo no mercado de trabalho

  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
  • Transporte aéreo de carga




Profissões em Destaque: