Salário para o cargo de Inspetor de bordo
CBO 5111-05 > Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Inspetor de bordo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Checam equipamentos e instalações das aeronaves, trens e embarcações, prestam serviços aos usuários de transportes aéreos, ferroviários e fluviais, demonstram aos passageiros os procedimentos de segurança e emergência, servem refeições preparadas e bebidas, orientam usuários sobre procedimentos de segurança e promovem o entretenimento e o bem-estar dos usuários. Controlam a entrada e a saída de alimentos e materiais de limpeza, zelam pela manutenção da limpeza. Agem em situações de emergência. Cumprem rigorosamente normas e procedimentos técnicos e de segurança a bordo.

Quanto ganha um Inspetor de bordo

Um Inspetor de bordo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.963,03 e R$ 3.083,52, com a média salarial de R$ 2.131,83 e o salário mediana em R$ 2.198,45 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Inspetor de bordo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.131,83 25.581,96 532,96 11,63
1º Quartil 1.963,03 23.556,39 490,76 10,71
Salário Mediana 2.198,45 26.381,40 549,61 12,00
3º Quartil 2.351,63 28.219,53 587,91 12,83
Teto Salarial 3.083,52 37.002,29 770,88 16,83


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.079 - 2.773 1.918,12 1.078,73 2.198,45 2.289,71 2.773,37
Guarulhos - SP 2.193 - 2.797 2.225,14 2.192,59 2.198,45 2.308,84 2.796,53
Brasília - DF 2.197 - 2.716 2.209,34 2.196,93 2.198,45 2.242,04 2.715,63
Rio de Janeiro - RJ 2.089 - 2.863 2.212,31 2.088,78 2.198,45 2.364,06 2.863,43
Campinas - SP 2.421 - 2.987 2.432,38 2.421,06 2.421,06 2.466,33 2.987,30
Porto Alegre - RS 2.174 - 3.192 2.303,21 2.173,92 2.198,45 2.635,41 3.192,09
Macaé - RJ 2.401 - 4.076 3.111,74 2.400,92 3.365,09 3.365,09 4.075,90
Ribeirão Preto - SP 1.853 - 2.904 2.255,21 1.853,00 2.397,97 2.397,97 2.904,49
São Luís - MA 1.120 - 1.639 1.265,87 1.119,54 1.269,08 1.353,41 1.639,29
Confins - MG 2.421 - 2.985 2.431,83 2.421,06 2.421,06 2.464,16 2.984,66
Fortaleza - CE 1.274 - 2.874 1.984,89 1.273,75 2.146,33 2.373,17 2.874,45
Belo Horizonte - MG 4.304 - 5.213 4.304,00 4.304,00 4.304,00 4.304,00 5.213,13
Curitiba - PR 1.298 - 3.453 1.953,89 1.298,00 1.389,51 2.850,96 3.453,17


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.566 - 2.844 2.078,49 1.566,40 2.198,45 2.348,31 2.844,34
Distrito Federal 2.197 - 2.716 2.209,34 2.196,93 2.198,45 2.242,04 2.715,63
Rio de Janeiro 2.087 - 3.186 2.278,20 2.086,68 2.198,45 2.630,13 3.185,69
Rio Grande do Sul 2.174 - 3.192 2.303,21 2.173,92 2.198,45 2.635,41 3.192,09
Minas Gerais 1.261 - 5.213 2.730,61 1.261,25 2.421,06 4.304,00 5.213,13
Maranhão 1.120 - 1.654 1.277,10 1.119,54 1.294,46 1.365,79 1.654,28
Paraná 1.339 - 3.453 2.083,89 1.339,00 2.240,31 2.850,96 3.453,17
Ceará 1.274 - 2.874 1.984,89 1.273,75 2.146,33 2.373,17 2.874,45


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Inspetor de bordo

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:

  • demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
  • demonstrar competências pessoais;
  • servir refeições preparadas e bebidas;
  • trabalhar com segurança;
  • zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
  • checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
  • agir em situações de emergência;
  • atender aos passageiros;
  • preparar relatórios e ou documentação;

  • Atividades

    • demonstrar liderança;
    • repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
    • realocar bagagens perigosas;
    • monitorar atitudes dos passageiros;
    • adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
    • adaptar-se a mudanças de fusos horários;
    • conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
    • acomodar os passageiros especiais;
    • orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
    • limpar os paióis da seção de câmara;
    • checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
    • agir com cortesia;
    • emitir relatório de prestação de contas de produtos vendidos;
    • preparar a cabine para pouso de emergência;
    • receber gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
    • retransmitir mensagens ao maquinista;
    • fazer pedidos de gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
    • combater fogo a bordo;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
    • inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
    • retirar anéis e alianças;
    • identificar-se com a profissão;
    • descrever pontos turísticos, fatos históricos e lendas;
    • abandonar a embarcação;
    • trabalhar em equipe;
    • preparar a mesa ou balcão de refeições;
    • aquecer refeições;
    • emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
    • certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
    • atualizar-se profissionalmente;
    • ajudar na contenção, remoção e limpeza no caso de derramamento de óleo;
    • descartar alimentos com validade vencida;
    • auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
    • checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
    • distribuir sacos para materiais descartáveis;
    • fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
    • limpar as dependências internas da embarcação (setor de câmara);
    • sinalizar ao maquinista nas manobras em passagem de nível;
    • auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
    • verificar a apresentação das refeições e bebidas;
    • checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
    • auxiliar o maquinista na operação de chaves;
    • emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
    • checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
    • organizar os paióis (depósitos);
    • registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
    • demonstrar facilidade de comunicação verbal;
    • recepcionar passageiros;
    • participar da organização do cardápio;
    • orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
    • verificar a quantidade e validade dos produtos estocados;
    • declarar os pertences pessoais;
    • arrumar camarotes para passageiros;
    • informar os passageiros sobre situações de emergência;
    • informar os passageiros sobre as acomodações;
    • orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
    • demonstrar organização;
    • recolher as bandejas e utensílios de mesa;
    • vender alimentos e bebidas;
    • demonstrar boa apresentação pessoal;
    • informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
    • trocar roupas de cama, mesa e banho;
    • demonstrar iniciativa;
    • abastecer o depósito ou paiól de alimentos, bebidas e materiais de limpeza;
    • demonstrar empatia;
    • montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
    • oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
    • separar lixo reciclável;
    • participar de treinamentos sobre segurança;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
    • checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
    • lavar utensílios de mesa;
    • entregar as bandejas com refeições;
    • dar provas de desprendimento;
    • distribuir material de alfândega e de imigração;
    • dar provas de agilidade;
    • colocar bebidas no gelo;
    • checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
    • lavar as câmaras frigoríficas;
    • retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
    • comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
    • ajudar na desobstrução da via férrea;
    • comandar a evacuação da aeronave;
    • preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
    • emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
    • prestar primeiros socorros às pessoas;
    • relatar as condições de limpeza;
    • retirar pedidos de refeições e bebidas;
    • promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
    • providenciar a lavagem das roupas de cama, mesa e banho;
    • usar equipamentos de proteção;


    Setores que mais contratam Inspetor de bordo no mercado de trabalho

    • Transporte aéreo de passageiros regular
    • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Transporte aéreo de carga
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Manutenção de aeronaves na pista
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Frigorífico - abate de bovinos
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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