Salário para o cargo de Inspetor de bordo
CBO 5111-05 > Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Inspetor de bordo - Descrição, atividades e funções do cargo

Checam equipamentos e instalações das aeronaves, trens e embarcações, prestam serviços aos usuários de transportes aéreos, ferroviários e fluviais, demonstram aos passageiros os procedimentos de segurança e emergência, servem refeições preparadas e bebidas, orientam usuários sobre procedimentos de segurança e promovem o entretenimento e o bem-estar dos usuários. Controlam a entrada e a saída de alimentos e materiais de limpeza, zelam pela manutenção da limpeza. Agem em situações de emergência. Cumprem rigorosamente normas e procedimentos técnicos e de segurança a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Inspetor de bordo

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:

  • agir em situações de emergência;
  • controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
  • checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • preparar relatórios e ou documentação;
  • trabalhar com segurança;
  • servir refeições preparadas e bebidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos passageiros;
  • demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
  • zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;

Atividades

  • conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • demonstrar empatia;
  • usar equipamentos de proteção;
  • checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
  • comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
  • adaptar-se a mudanças de fusos horários;
  • emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
  • preparar a mesa ou balcão de refeições;
  • adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
  • auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
  • dar provas de agilidade;
  • acomodar os passageiros especiais;
  • agir com cortesia;
  • aquecer refeições;
  • retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
  • inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
  • demonstrar facilidade de comunicação verbal;
  • orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
  • preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
  • demonstrar organização;
  • monitorar atitudes dos passageiros;
  • informar os passageiros sobre situações de emergência;
  • checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
  • checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
  • colocar bebidas no gelo;
  • emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
  • distribuir material de alfândega e de imigração;
  • oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
  • repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
  • identificar-se com a profissão;
  • demonstrar liderança;
  • relatar as condições de limpeza;
  • promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
  • checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
  • emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
  • fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
  • conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
  • prestar primeiros socorros às pessoas;
  • recolher as bandejas e utensílios de mesa;
  • preparar a cabine para pouso de emergência;
  • orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
  • entregar as bandejas com refeições;
  • demonstrar boa apresentação pessoal;
  • auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
  • trabalhar em equipe;
  • realocar bagagens perigosas;
  • combater fogo a bordo;
  • comandar a evacuação da aeronave;
  • certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
  • checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
  • registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • participar de treinamentos sobre segurança;
  • retirar anéis e alianças;
  • orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
  • verificar a apresentação das refeições e bebidas;
  • informar os passageiros sobre as acomodações;
  • demonstrar iniciativa;
  • auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
  • comunicar-se em outros idiomas;
  • dar provas de desprendimento;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • recepcionar passageiros;
  • retirar pedidos de refeições e bebidas;
  • declarar os pertences pessoais;
  • informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
  • checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
  • montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;


Setores que mais contratam Inspetor de bordo no mercado de trabalho

  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
  • Transporte aéreo de carga




Profissões em Destaque: