Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Comissário de trem
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:
- demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
- atender aos passageiros;
- servir refeições preparadas e bebidas;
- checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- demonstrar competências pessoais;
- trabalhar com segurança;
- controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
- preparar relatórios e ou documentação;
- zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
- agir em situações de emergência;
Atividades
- demonstrar organização;
- conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
- verificar a apresentação das refeições e bebidas;
- montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
- sinalizar ao maquinista nas manobras em passagem de nível;
- retransmitir mensagens ao maquinista;
- auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
- fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
- comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
- dar provas de desprendimento;
- emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
- conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- combater fogo a bordo;
- emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
- informar os passageiros sobre situações de emergência;
- adaptar-se a mudanças de fusos horários;
- ajudar na desobstrução da via férrea;
- informar os passageiros sobre as acomodações;
- colocar bebidas no gelo;
- comunicar-se em outros idiomas;
- checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
- informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
- demonstrar liderança;
- prestar primeiros socorros às pessoas;
- identificar-se com a profissão;
- realocar bagagens perigosas;
- vender alimentos e bebidas;
- registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
- auxiliar o maquinista na operação de chaves;
- relatar as condições de limpeza;
- abastecer o depósito ou paiól de alimentos, bebidas e materiais de limpeza;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- demonstrar empatia;
- repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
- demonstrar iniciativa;
- recepcionar passageiros;
- dar provas de agilidade;
- adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal;
- monitorar atitudes dos passageiros;
- distribuir sacos para materiais descartáveis;
- demonstrar boa apresentação pessoal;
- atualizar-se profissionalmente;
- retirar anéis e alianças;
- receber gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
- checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
- descrever pontos turísticos, fatos históricos e lendas;
- trabalhar em equipe;
- agir com cortesia;
- emitir relatório de prestação de contas de produtos vendidos;
- oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
- auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
- checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
- usar equipamentos de proteção;
- acomodar os passageiros especiais;
Setores que mais contratam Comissário de trem no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Atividades de limpeza
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Hotéis
- Comércio varejista de medicamentos veterinários