Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Comissário de trem
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:
- zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
- agir em situações de emergência;
- controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
- trabalhar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar relatórios e ou documentação;
- checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- servir refeições preparadas e bebidas;
- atender aos passageiros;
- demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
Atividades
- usar equipamentos de proteção;
- realocar bagagens perigosas;
- demonstrar organização;
- demonstrar boa apresentação pessoal;
- prestar primeiros socorros às pessoas;
- emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
- adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
- auxiliar o maquinista na operação de chaves;
- checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
- conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
- colocar bebidas no gelo;
- combater fogo a bordo;
- registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
- emitir relatório de prestação de contas de produtos vendidos;
- oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
- retransmitir mensagens ao maquinista;
- agir com cortesia;
- distribuir sacos para materiais descartáveis;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- atualizar-se profissionalmente;
- checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
- demonstrar iniciativa;
- fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
- recepcionar passageiros;
- verificar a apresentação das refeições e bebidas;
- comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
- sinalizar ao maquinista nas manobras em passagem de nível;
- conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
- relatar as condições de limpeza;
- descrever pontos turísticos, fatos históricos e lendas;
- dar provas de agilidade;
- identificar-se com a profissão;
- informar os passageiros sobre situações de emergência;
- trabalhar em equipe;
- monitorar atitudes dos passageiros;
- auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
- vender alimentos e bebidas;
- informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
- informar os passageiros sobre as acomodações;
- receber gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal;
- comunicar-se em outros idiomas;
- demonstrar empatia;
- auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
- dar provas de desprendimento;
- abastecer o depósito ou paiól de alimentos, bebidas e materiais de limpeza;
- emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
- montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
- ajudar na desobstrução da via férrea;
- retirar anéis e alianças;
- adaptar-se a mudanças de fusos horários;
- demonstrar liderança;
- repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
- acomodar os passageiros especiais;
Setores que mais contratam Comissário de trem no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Atividades de limpeza
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Hotéis
- Comércio varejista de medicamentos veterinários