Salário para o cargo de Comentarista de moda
CBO 2617-10 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Comentarista de moda - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Comentarista de moda

Um Comentarista de moda trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.794,10 e R$ 16.903,83, com a média salarial de R$ 5.614,45 e o salário mediana em R$ 2.503,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comentarista de moda

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.614,45 67.373,38 1.403,61 29,07
1º Quartil 1.794,10 21.529,24 448,53 9,29
Salário Mediana 2.503,50 30.042,00 625,88 12,96
3º Quartil 12.891,58 154.698,95 3.222,89 66,76
Teto Salarial 16.903,83 202.845,90 4.225,96 87,54


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 2.694 - 28.288 6.566,67 2.694,00 3.498,00 23.355,00 28.288,28
Rio de Janeiro - RJ 2.507 - 75.980 19.288,80 2.507,00 6.707,00 62.730,00 75.980,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.448 - 48.891 10.450,50 1.447,50 2.332,50 40.365,00 48.891,30
Minas Gerais 1.412 - 16.264 4.947,11 1.412,00 2.855,00 13.427,50 16.263,79
São Paulo 1.748 - 34.556 11.625,89 1.747,50 11.025,00 28.530,00 34.556,39
Santa Catarina 1.900 - 4.977 2.955,50 1.900,00 2.963,00 4.109,00 4.976,94
Paraná 1.723 - 3.331 2.212,43 1.723,00 2.226,00 2.750,00 3.330,88


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Comentarista de moda

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • apresentar programas e noticiários;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gravar voz para mídias;
  • anunciar produtos e serviços;
  • comentar os fatos;
  • apresentar eventos;
  • entrevistar pessoas;
  • narrar transmissão de eventos;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • chamar reportagem;
    • provocar o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • ler os comerciais no ar;
    • chamar os comerciais;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • passar o texto;
    • redigir a notícia;
    • gravar reportagens;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • opinar a respeito do evento;
    • ensaiar a apresentação;
    • fazer enquete;
    • ancorar programas;
    • organizar as informações;
    • instruir o entrevistado;
    • demonstrar credibilidade;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • apresentar programações diversas;
    • administrar tempo para o evento;
    • locutar documentários;
    • levantar informações e dados;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • mediar debates;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • interromper o entrevistado;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • editar material gravado;
    • demonstrar flexibilidade;
    • formular perguntas;
    • selecionar material;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • rebater o entrevistado;
    • anunciar chamadas;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • delimitar o conteúdo;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • participar da definição da pauta;
    • construir a cena;
    • seguir o roteiro do evento;
    • anunciar programação;
    • noticiar fatos;
    • ajustar a narração ao evento;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • demonstrar cordialidade;
    • demonstrar dinamismo;
    • envolver o entrevistado;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • animar o programa;
    • editar textos;
    • posicionar os participantes do evento;
    • ler o texto no ar;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • checar as informações;
    • apresentar os participantes do evento;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • locutar audiodescrição;
    • descrever o evento;


    Setores que mais contratam Comentarista de moda no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Programadoras
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: