Salário para o cargo de Comentarista de moda
CBO 2617-10 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Comentarista de moda - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Comentarista de moda

Um Comentarista de moda trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.224,55 e R$ 10.919,08, com a média salarial de R$ 3.596,86 e o salário mediana em R$ 1.483,36 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comentarista de moda

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.596,86 43.162,30 899,21 18,15
1º Quartil 1.224,55 14.694,57 306,14 6,18
Salário Mediana 1.483,36 17.800,32 370,84 7,49
3º Quartil 8.327,36 99.928,31 2.081,84 42,02
Teto Salarial 10.919,08 131.029,00 2.729,77 55,10


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.265 - 66.029 17.658,40 1.264,94 13.569,24 54.514,00 66.028,99
Porto Alegre - RS 1.420 - 5.841 2.429,76 1.420,00 1.922,29 4.822,48 5.841,13


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.093 - 46.055 12.148,58 1.093,40 1.500,00 38.023,50 46.055,20
Minas Gerais 1.086 - 2.762 1.416,45 1.086,00 1.187,00 2.280,15 2.761,79
Paraná 924 - 1.938 1.382,05 924,08 1.484,12 1.600,00 1.937,97
Santa Catarina 1.260 - 11.454 2.865,48 1.260,00 1.572,50 9.456,87 11.454,44
Rio Grande do Sul 1.136 - 5.841 2.214,14 1.136,00 1.671,15 4.822,48 5.841,13
São Paulo 1.497 - 5.286 2.397,24 1.497,30 2.294,00 4.364,00 5.285,81


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Comentarista de moda

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • comentar os fatos;
  • apresentar programas e noticiários;
  • anunciar produtos e serviços;
  • narrar transmissão de eventos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • entrevistar pessoas;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • apresentar eventos;
  • gravar voz para mídias;

  • Atividades

    • demonstrar cordialidade;
    • formular perguntas;
    • chamar reportagem;
    • instruir o entrevistado;
    • envolver o entrevistado;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • noticiar fatos;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • descrever o evento;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • chamar os comerciais;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • ler os comerciais no ar;
    • levantar informações e dados;
    • ajustar a narração ao evento;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • ler o texto no ar;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • apresentar programações diversas;
    • rebater o entrevistado;
    • organizar as informações;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • participar de debates e mesas redondas;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • demonstrar dinamismo;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • provocar o entrevistado;
    • locutar audiodescrição;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • selecionar material;
    • delimitar o conteúdo;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • construir a cena;
    • seguir o roteiro do evento;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • demonstrar flexibilidade;
    • ensaiar a apresentação;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • participar da definição da pauta;
    • demonstrar credibilidade;
    • editar material gravado;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • interromper o entrevistado;
    • posicionar os participantes do evento;
    • checar as informações;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • passar o texto;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • fazer enquete;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • apresentar os participantes do evento;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • administrar tempo para o evento;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • gravar reportagens;
    • redigir a notícia;
    • locutar documentários;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • anunciar programação;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • mediar debates;
    • ancorar programas;
    • animar o programa;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • anunciar chamadas;
    • editar textos;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • opinar a respeito do evento;


    Setores que mais contratam Comentarista de moda no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Facção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas
    • Aluguel de móveis, utensílios e aparelhos de uso doméstico e pessoal
    • Atividades associativas
    • Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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