Salário para o cargo de Comedor de fogo (pirofagista)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Comedor de fogo (pirofagista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comedor de fogo (pirofagista)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • transmitir ética circense;
  • pesquisar truques;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • desmontar o aparelho;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • desenvolver disciplina;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • fazer aquecimento;
  • pesquisar materiais;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • estabelecer comunicação com o público;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • conquistar empatia do público;
  • definir coreografia;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • selecionar música;
  • preparar a entrada do artista;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • misturar os números criando outros;
  • frequentar cursos de atualização;
  • dar entrevistas;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • adquirir técnicas para cair;
  • criar guarda roupa;
  • trabalhar em equipe;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • respeitar ética profissional;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • montar o aparelho;
  • definir equipamentos de segurança;
  • fazer alongamento;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • pesquisar tecnologias;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • pesquisar aparelhos;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • respeitar relações de trabalho;
  • fazer concentração;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • criar maquiagem;
  • confeccionar o aparelho;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • motivar os alunos;


Setores que mais contratam Comedor de fogo (pirofagista) no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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