Salário para o cargo de Cerimonialista
CBO 3548-25 > Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos

Cerimonialista - Descrição, atividades e funções do cargo

Montam e vendem pacotes de produtos e serviços turísticos e organizam eventos sociais, culturais e técnico científicos, dentre outros. Contratam serviços, planejam eventos, promovem e reservam produtos e serviços turísticos e coordenam a realização de eventos. Participam de eventos, cerimônias e solenidades diversos promovidos por órgãos públicos(prefeituras, governos, autarquias e órgãos públicos),organizações privadas e empresas. Preparam, elaboram roteiros dos eventos, acompanham as autoridades e/ou personalidades.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos atuam em empresas de turismo, agências de viagens, serviços de hospedagem, serviços culturais, organizadoras de eventos, dentre outras, como assalariados, com carteira assinada ou como trabalhadores autônomos e até mesmo como empregadores. Organizam-se em equipe de trabalho, trabalham sob supervisão, em ambiente fechado.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos

O exercício desse cargo requer no mínimo ensino médio completo acrescido de cursos de qualificação profissional de curta duração. Atualmente no mercado de trabalho há um grande número de profissionais de nível superior, com graduação tecnológica, no exercício desse cargo. É desejável fluência em idiomas estrangeiros. O pleno desempenho das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Cerimonialista

Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos devem:

  • contratar fornecedores de serviços;
  • comunicar-se;
  • organizar atos e sessões solenes, solenidade e cerimônias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar eventos;
  • vender serviços turísticos;
  • planejar eventos;
  • coordenar realização de eventos;

Atividades

  • contratar serviços de apoio de eventos;
  • elaborar material promocional;
  • atender participantes, convidados, imprensa, autoridades e expositores;
  • prestar assistência no embarque ou desembarque;
  • realizar visita técnica;
  • elaborar nominatas;
  • contratar fornecedores de serviços receptivos;
  • realizar pesquisas;
  • definir mestre de cerimônia;
  • dimensionar lay-out do evento;
  • intermediar interesses;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • elaborar orçamento;
  • levantar necessidades de recursos humanos, materiais e financeiros;
  • demonstrar persuasão;
  • elaborar lista de convidados;
  • alugar carros;
  • contratar hospedagem;
  • elaborar o plano de mesas;
  • preparar roteiro do evento;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar capacidade de resolver situações imprevistas;
  • coordenar montagem da infraestrutura do evento;
  • controlar orçamento;
  • demonstrar fluência verbal;
  • divulgar produtos e serviços;
  • demonstrar iniciativa;
  • prestar orientação técnica;
  • elaborar cronograma;
  • prospectar agenda de autoridade;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • orientar sobre vestimenta adequadas;
  • demonstrar capacidade de atuação ( physique de role);
  • contratar atrações artísticas e culturais;
  • coordenar equipes executivas (equipes de recepção);
  • contratar guias de turismo;
  • definir local, data e horário do evento;
  • registrar participante;
  • selecionar prestadores de serviços de apoio a eventos;
  • preparar cerimonial e/ou roteiro;
  • validar aspectos protocolares de comunicação;
  • verificar qualidade do serviço prestado;
  • coordenar desmontagem do evento;
  • selecionar empresas prestadoras de serviços de apoio a eventos;
  • transmitir segurança e confiança;
  • administrar correspondências;
  • analisar características do evento;
  • zelar pelo cumprimento das normas protocolares;
  • auxiliar na preparação do cerimonial e /ou roteiros;
  • encaminhar relação de autoridades e membros da comitiva aos serviços contratados;
  • elaborar convites;
  • participar de missão precursora;
  • supervisionar cumprimento do roteiro;
  • preparar documentos para formalização de contratos;
  • captar cadastro de público alvo;
  • contratar mestre de cerimônias;
  • recepcionar autoridades;
  • aplicar leis, normas e princípios protocolares;
  • identificar necessidades do cliente/autoridade;
  • redigir documentos;
  • organizar atividades sociais para os participantes do evento e seus acompanhantes;
  • elaborar roteiro de viagens para autoridade e comitiva;
  • prestar consultoria;
  • contratar serviços de transporte;
  • realizar prestação de contas;
  • prestar assessoria;
  • orientar cliente e/ou autoridade sobre documentação de viagem;
  • coordenar fornecedores;


Setores que mais contratam Cerimonialista no mercado de trabalho

  • Gestão e manutenção de cemitérios
  • Serviços de funerárias
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de organizações religiosas




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