Salário para o cargo de Cerimonialista
CBO 3548-25 > Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos

Cerimonialista - Descrição, atividades e funções do cargo

Montam e vendem pacotes de produtos e serviços turísticos e organizam eventos sociais, culturais e técnico científicos, dentre outros. Contratam serviços, planejam eventos, promovem e reservam produtos e serviços turísticos e coordenam a realização de eventos. Participam de eventos, cerimônias e solenidades diversos promovidos por órgãos públicos(prefeituras, governos, autarquias e órgãos públicos),organizações privadas e empresas. Preparam, elaboram roteiros dos eventos, acompanham as autoridades e/ou personalidades.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos atuam em empresas de turismo, agências de viagens, serviços de hospedagem, serviços culturais, organizadoras de eventos, dentre outras, como assalariados, com carteira assinada ou como trabalhadores autônomos e até mesmo como empregadores. Organizam-se em equipe de trabalho, trabalham sob supervisão, em ambiente fechado.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos

O exercício desse cargo requer no mínimo ensino médio completo acrescido de cursos de qualificação profissional de curta duração. Atualmente no mercado de trabalho há um grande número de profissionais de nível superior, com graduação tecnológica, no exercício desse cargo. É desejável fluência em idiomas estrangeiros. O pleno desempenho das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Cerimonialista

Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos devem:

  • organizar eventos;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar atos e sessões solenes, solenidade e cerimônias;
  • planejar eventos;
  • vender serviços turísticos;
  • coordenar realização de eventos;
  • contratar fornecedores de serviços;

Atividades

  • redigir documentos;
  • elaborar relatórios;
  • contratar mestre de cerimônias;
  • supervisionar cumprimento do roteiro;
  • encaminhar relação de autoridades e membros da comitiva aos serviços contratados;
  • elaborar orçamento;
  • levantar necessidades de recursos humanos, materiais e financeiros;
  • transmitir segurança e confiança;
  • captar cadastro de público alvo;
  • definir local, data e horário do evento;
  • contratar serviços de transporte;
  • intermediar interesses;
  • administrar correspondências;
  • atender participantes, convidados, imprensa, autoridades e expositores;
  • realizar pesquisas;
  • orientar sobre vestimenta adequadas;
  • preparar cerimonial e/ou roteiro;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • demonstrar iniciativa;
  • divulgar produtos e serviços;
  • organizar atividades sociais para os participantes do evento e seus acompanhantes;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • demonstrar capacidade de atuação ( physique de role);
  • elaborar nominatas;
  • coordenar montagem da infraestrutura do evento;
  • preparar roteiro do evento;
  • contratar atrações artísticas e culturais;
  • elaborar cronograma;
  • auxiliar na preparação do cerimonial e /ou roteiros;
  • prospectar agenda de autoridade;
  • coordenar desmontagem do evento;
  • definir mestre de cerimônia;
  • verificar qualidade do serviço prestado;
  • prestar consultoria;
  • registrar participante;
  • participar de missão precursora;
  • elaborar roteiro de viagens para autoridade e comitiva;
  • elaborar lista de convidados;
  • zelar pelo cumprimento das normas protocolares;
  • contratar serviços de apoio de eventos;
  • prestar assistência no embarque ou desembarque;
  • prestar orientação técnica;
  • analisar características do evento;
  • preparar documentos para formalização de contratos;
  • dimensionar lay-out do evento;
  • elaborar material promocional;
  • realizar prestação de contas;
  • demonstrar capacidade de resolver situações imprevistas;
  • demonstrar persuasão;
  • aplicar leis, normas e princípios protocolares;
  • alugar carros;
  • realizar visita técnica;
  • coordenar fornecedores;
  • controlar orçamento;
  • selecionar empresas prestadoras de serviços de apoio a eventos;
  • selecionar prestadores de serviços de apoio a eventos;
  • coordenar equipes executivas (equipes de recepção);
  • elaborar convites;
  • recepcionar autoridades;
  • elaborar o plano de mesas;
  • prestar assessoria;
  • contratar fornecedores de serviços receptivos;
  • contratar guias de turismo;
  • identificar necessidades do cliente/autoridade;
  • orientar cliente e/ou autoridade sobre documentação de viagem;
  • contratar hospedagem;
  • demonstrar fluência verbal;
  • validar aspectos protocolares de comunicação;


Setores que mais contratam Cerimonialista no mercado de trabalho

  • Gestão e manutenção de cemitérios
  • Serviços de funerárias
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de organizações religiosas




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