Salário para o cargo de Cerimonialista
CBO 3548-25 > Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos

Cerimonialista - Descrição, atividades e funções do cargo

Montam e vendem pacotes de produtos e serviços turísticos e organizam eventos sociais, culturais e técnico científicos, dentre outros. Contratam serviços, planejam eventos, promovem e reservam produtos e serviços turísticos e coordenam a realização de eventos. Participam de eventos, cerimônias e solenidades diversos promovidos por órgãos públicos(prefeituras, governos, autarquias e órgãos públicos),organizações privadas e empresas. Preparam, elaboram roteiros dos eventos, acompanham as autoridades e/ou personalidades.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos atuam em empresas de turismo, agências de viagens, serviços de hospedagem, serviços culturais, organizadoras de eventos, dentre outras, como assalariados, com carteira assinada ou como trabalhadores autônomos e até mesmo como empregadores. Organizam-se em equipe de trabalho, trabalham sob supervisão, em ambiente fechado.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos

O exercício desse cargo requer no mínimo ensino médio completo acrescido de cursos de qualificação profissional de curta duração. Atualmente no mercado de trabalho há um grande número de profissionais de nível superior, com graduação tecnológica, no exercício desse cargo. É desejável fluência em idiomas estrangeiros. O pleno desempenho das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Cerimonialista

Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos devem:

  • vender serviços turísticos;
  • planejar eventos;
  • organizar eventos;
  • organizar atos e sessões solenes, solenidade e cerimônias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • contratar fornecedores de serviços;
  • coordenar realização de eventos;
  • comunicar-se;

Atividades

  • zelar pelo cumprimento das normas protocolares;
  • coordenar desmontagem do evento;
  • elaborar material promocional;
  • contratar serviços de apoio de eventos;
  • preparar cerimonial e/ou roteiro;
  • prestar assistência no embarque ou desembarque;
  • divulgar produtos e serviços;
  • redigir documentos;
  • transmitir segurança e confiança;
  • supervisionar cumprimento do roteiro;
  • selecionar prestadores de serviços de apoio a eventos;
  • organizar atividades sociais para os participantes do evento e seus acompanhantes;
  • preparar roteiro do evento;
  • elaborar relatórios;
  • prestar assessoria;
  • preparar documentos para formalização de contratos;
  • auxiliar na preparação do cerimonial e /ou roteiros;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • verificar qualidade do serviço prestado;
  • analisar características do evento;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • administrar correspondências;
  • selecionar empresas prestadoras de serviços de apoio a eventos;
  • orientar sobre vestimenta adequadas;
  • prestar consultoria;
  • elaborar lista de convidados;
  • realizar pesquisas;
  • elaborar o plano de mesas;
  • controlar orçamento;
  • validar aspectos protocolares de comunicação;
  • realizar prestação de contas;
  • contratar mestre de cerimônias;
  • contratar hospedagem;
  • coordenar equipes executivas (equipes de recepção);
  • recepcionar autoridades;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar fluência verbal;
  • elaborar nominatas;
  • elaborar roteiro de viagens para autoridade e comitiva;
  • atender participantes, convidados, imprensa, autoridades e expositores;
  • intermediar interesses;
  • elaborar convites;
  • demonstrar persuasão;
  • elaborar cronograma;
  • identificar necessidades do cliente/autoridade;
  • encaminhar relação de autoridades e membros da comitiva aos serviços contratados;
  • definir mestre de cerimônia;
  • coordenar fornecedores;
  • dimensionar lay-out do evento;
  • registrar participante;
  • alugar carros;
  • captar cadastro de público alvo;
  • elaborar orçamento;
  • demonstrar capacidade de atuação ( physique de role);
  • coordenar montagem da infraestrutura do evento;
  • levantar necessidades de recursos humanos, materiais e financeiros;
  • contratar serviços de transporte;
  • prestar orientação técnica;
  • contratar atrações artísticas e culturais;
  • demonstrar capacidade de resolver situações imprevistas;
  • prospectar agenda de autoridade;
  • aplicar leis, normas e princípios protocolares;
  • contratar fornecedores de serviços receptivos;
  • orientar cliente e/ou autoridade sobre documentação de viagem;
  • contratar guias de turismo;
  • definir local, data e horário do evento;
  • realizar visita técnica;
  • participar de missão precursora;


Setores que mais contratam Cerimonialista no mercado de trabalho

  • Gestão e manutenção de cemitérios
  • Serviços de funerárias
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de organizações religiosas




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