Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Fonoaudiólogos
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Fonoaudiólogos
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Funções e atividades do Audiologista (fonoaudiólogo)
Fonoaudiólogos devem:
- realizar diagnóstico fonoaudiológico;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- realizar tratamento fonoaudiológico;
- aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
- comunicar-se;
- avaliar pacientes e clientes;
- atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
- demonstrar competências pessoais;
- exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
Atividades
- encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
- participar de diagnóstico interdisciplinar;
- demonstrar capacidade de observação;
- elaborar laudos;
- orientar condutas terapêuticas;
- visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
- orientar procedimentos ergonômicos;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- registrar dados em prontuário;
- demonstrar organização;
- analisar exames;
- informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
- prestar consultoria ou assessoria;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
- demonstrar objetividade;
- dar alta;
- avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
- prescrever órteses, próteses e adaptações;
- discutir casos com outros profissionais;
- realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios;
- estabelecer prognóstico;
- reabilitar sistema vestibular;
- eleger instrumentos para avaliação;
- desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
- esclarecer dúvidas;
- realizar anamnese;
- solicitar laudos, relatórios, pareceres;
- desenvolver habilidades auditivas;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- verificar a compreensão da orientação;
- mediar reuniões clínicas;
- elaborar material educativo e informativo;
- auditorar programas e serviços;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- realizar exames complementares;
- aplicar procedimentos em ambientes específicos (uti, ps, etc);
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- avaliar órteses, próteses e adaptações;
- emitir atestados;
- indicar tecnologia assistiva;
- estabelecer parâmetros de alta;
- supervisionar profissionais;
- realizar pesquisas;
- avaliar processamento auditivo;
- participar de comissões técnico-científicas;
- esclarecer prognóstico de tratamento;
- divulgar trabalhos;
- capacitar profissionais;
- redigir artigos, capítulos e livros;
- orientar hábitos de saúde;
- avaliar resultados do tratamento;
- acompanhar evolução clínica;
- avaliar sistema vestibular;
- trabalhar com biossegurança;
- avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações;
- explicar procedimentos e rotinas;
- elaborar manuais técnico-administrativos;
- apreciar trabalhos técnico-científicos;
- demonstrar iniciativa;
- adaptar órteses e próteses;
- demonstrar criatividade;
- analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo;
- supervisionar estágios;
- levantar hipóteses diagnósticas;
- avaliar sistema auditivo;
- capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações;
- ministrar cursos e palestras;
- habilitar sistema auditivo;
- definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
- eleger procedimentos terapêuticos;
- gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- elaborar relatórios;
- orientar pesquisas;
- participar de programas institucionais;
- avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
- avaliar postura corporal;
- realizar perícia;
- dar devolutiva da avaliação;
- solicitar exames complementares;
- avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
- demonstrar dinamismo;
- prescrever terapêutica;
- detectar expectativas de pacientes e clientes;
- avaliar habilidades cognitivas;
- transmitir segurança;
- estabelecer plano terapêutico;
- organizar eventos técnico-científicos;
- introduzir formas alternativas de comunicação;
- analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
- trabalhar em equipe;
- tomar decisões;
- aplicar testes e provas;
- contornar situações adversas;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
- caracterizar população-alvo;
- organizar publicações;
- preparar material terapêutico;
- adaptar tecnologia assistiva;
Setores que mais contratam Audiologista (fonoaudiólogo) no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de fonoaudiologia