Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Fonoaudiólogos
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Fonoaudiólogos
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Funções e atividades do Audiologista (fonoaudiólogo)
Fonoaudiólogos devem:
- aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar diagnóstico fonoaudiológico;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- avaliar pacientes e clientes;
- exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
- atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
- realizar tratamento fonoaudiológico;
Atividades
- participar de comissões técnico-científicas;
- caracterizar população-alvo;
- avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- solicitar laudos, relatórios, pareceres;
- informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
- avaliar resultados do tratamento;
- reabilitar sistema vestibular;
- elaborar relatórios;
- trabalhar com biossegurança;
- registrar dados em prontuário;
- verificar a compreensão da orientação;
- dar devolutiva da avaliação;
- visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
- elaborar material educativo e informativo;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- tomar decisões;
- demonstrar capacidade de observação;
- participar de programas institucionais;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- realizar exames complementares;
- indicar tecnologia assistiva;
- prestar consultoria ou assessoria;
- acompanhar evolução clínica;
- avaliar órteses, próteses e adaptações;
- avaliar sistema vestibular;
- realizar pesquisas;
- avaliar processamento auditivo;
- realizar anamnese;
- elaborar laudos;
- redigir artigos, capítulos e livros;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- demonstrar organização;
- elaborar manuais técnico-administrativos;
- encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
- realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios;
- esclarecer prognóstico de tratamento;
- esclarecer dúvidas;
- emitir atestados;
- analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
- avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
- definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
- avaliar habilidades cognitivas;
- contornar situações adversas;
- apreciar trabalhos técnico-científicos;
- eleger procedimentos terapêuticos;
- adaptar tecnologia assistiva;
- orientar condutas terapêuticas;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- habilitar sistema auditivo;
- explicar procedimentos e rotinas;
- orientar pesquisas;
- desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
- aplicar testes e provas;
- demonstrar criatividade;
- adaptar órteses e próteses;
- ministrar cursos e palestras;
- avaliar sistema auditivo;
- supervisionar profissionais;
- gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
- estabelecer parâmetros de alta;
- avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
- orientar hábitos de saúde;
- eleger instrumentos para avaliação;
- capacitar profissionais;
- participar de diagnóstico interdisciplinar;
- introduzir formas alternativas de comunicação;
- organizar eventos técnico-científicos;
- orientar procedimentos ergonômicos;
- mediar reuniões clínicas;
- supervisionar estágios;
- realizar perícia;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
- demonstrar objetividade;
- levantar hipóteses diagnósticas;
- discutir casos com outros profissionais;
- dar alta;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- trabalhar em equipe;
- preparar material terapêutico;
- demonstrar iniciativa;
- estabelecer plano terapêutico;
- avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
- analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
- aplicar procedimentos em ambientes específicos (uti, ps, etc);
- transmitir segurança;
- detectar expectativas de pacientes e clientes;
- prescrever órteses, próteses e adaptações;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- estabelecer prognóstico;
- desenvolver habilidades auditivas;
- analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo;
- solicitar exames complementares;
- capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações;
- divulgar trabalhos;
- prescrever terapêutica;
- auditorar programas e serviços;
- analisar exames;
- demonstrar dinamismo;
- avaliar postura corporal;
- organizar publicações;
Setores que mais contratam Audiologista (fonoaudiólogo) no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de fonoaudiologia