Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Fonoaudiólogos
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Fonoaudiólogos
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Funções e atividades do Audiologista (fonoaudiólogo)
Fonoaudiólogos devem:
- atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
- realizar diagnóstico fonoaudiológico;
- realizar tratamento fonoaudiológico;
- avaliar pacientes e clientes;
- aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
Atividades
- avaliar órteses, próteses e adaptações;
- realizar exames complementares;
- avaliar sistema auditivo;
- demonstrar dinamismo;
- supervisionar profissionais;
- esclarecer prognóstico de tratamento;
- analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
- demonstrar objetividade;
- auditorar programas e serviços;
- avaliar postura corporal;
- capacitar profissionais;
- participar de diagnóstico interdisciplinar;
- demonstrar organização;
- dar alta;
- emitir atestados;
- solicitar exames complementares;
- indicar tecnologia assistiva;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- prestar consultoria ou assessoria;
- aplicar procedimentos em ambientes específicos (uti, ps, etc);
- estabelecer plano terapêutico;
- organizar eventos técnico-científicos;
- orientar condutas terapêuticas;
- contornar situações adversas;
- detectar expectativas de pacientes e clientes;
- analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
- adaptar tecnologia assistiva;
- realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios;
- solicitar laudos, relatórios, pareceres;
- eleger procedimentos terapêuticos;
- elaborar relatórios;
- avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
- demonstrar iniciativa;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
- tomar decisões;
- habilitar sistema auditivo;
- avaliar resultados do tratamento;
- aplicar testes e provas;
- ministrar cursos e palestras;
- analisar exames;
- trabalhar com biossegurança;
- discutir casos com outros profissionais;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
- acompanhar evolução clínica;
- prescrever terapêutica;
- divulgar trabalhos;
- registrar dados em prontuário;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
- realizar anamnese;
- avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
- elaborar manuais técnico-administrativos;
- desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
- analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo;
- esclarecer dúvidas;
- mediar reuniões clínicas;
- orientar hábitos de saúde;
- eleger instrumentos para avaliação;
- explicar procedimentos e rotinas;
- participar de programas institucionais;
- avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações;
- trabalhar em equipe;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- introduzir formas alternativas de comunicação;
- orientar procedimentos ergonômicos;
- transmitir segurança;
- avaliar habilidades cognitivas;
- encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
- levantar hipóteses diagnósticas;
- dar devolutiva da avaliação;
- orientar pesquisas;
- visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
- apreciar trabalhos técnico-científicos;
- demonstrar capacidade de observação;
- realizar perícia;
- caracterizar população-alvo;
- reabilitar sistema vestibular;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- prescrever órteses, próteses e adaptações;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- estabelecer parâmetros de alta;
- participar de comissões técnico-científicas;
- avaliar processamento auditivo;
- redigir artigos, capítulos e livros;
- avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
- realizar pesquisas;
- estabelecer prognóstico;
- demonstrar criatividade;
- informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- preparar material terapêutico;
- adaptar órteses e próteses;
- elaborar material educativo e informativo;
- verificar a compreensão da orientação;
- supervisionar estágios;
- avaliar sistema vestibular;
- desenvolver habilidades auditivas;
- organizar publicações;
- capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações;
- elaborar laudos;
Setores que mais contratam Audiologista (fonoaudiólogo) no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de fonoaudiologia