Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Fonoaudiólogos
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Fonoaudiólogos
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Funções e atividades do Audiologista (fonoaudiólogo)
Fonoaudiólogos devem:
- realizar tratamento fonoaudiológico;
- exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
- realizar diagnóstico fonoaudiológico;
- comunicar-se;
- atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
- demonstrar competências pessoais;
- aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- avaliar pacientes e clientes;
Atividades
- avaliar resultados do tratamento;
- apreciar trabalhos técnico-científicos;
- supervisionar profissionais;
- prescrever órteses, próteses e adaptações;
- realizar exames complementares;
- explicar procedimentos e rotinas;
- avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações;
- caracterizar população-alvo;
- emitir atestados;
- verificar a compreensão da orientação;
- orientar condutas terapêuticas;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
- trabalhar em equipe;
- eleger procedimentos terapêuticos;
- estabelecer parâmetros de alta;
- contornar situações adversas;
- participar de programas institucionais;
- solicitar laudos, relatórios, pareceres;
- definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
- adaptar órteses e próteses;
- capacitar profissionais;
- elaborar laudos;
- dar devolutiva da avaliação;
- orientar pesquisas;
- avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- ministrar cursos e palestras;
- discutir casos com outros profissionais;
- capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações;
- analisar exames;
- prestar consultoria ou assessoria;
- elaborar relatórios;
- avaliar sistema auditivo;
- estabelecer prognóstico;
- demonstrar criatividade;
- participar de comissões técnico-científicas;
- detectar expectativas de pacientes e clientes;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
- avaliar sistema vestibular;
- esclarecer dúvidas;
- aplicar testes e provas;
- realizar pesquisas;
- demonstrar capacidade de observação;
- avaliar órteses, próteses e adaptações;
- realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios;
- dar alta;
- acompanhar evolução clínica;
- reabilitar sistema vestibular;
- redigir artigos, capítulos e livros;
- habilitar sistema auditivo;
- analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
- registrar dados em prontuário;
- organizar publicações;
- orientar hábitos de saúde;
- divulgar trabalhos;
- orientar procedimentos ergonômicos;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- preparar material terapêutico;
- mediar reuniões clínicas;
- introduzir formas alternativas de comunicação;
- elaborar material educativo e informativo;
- desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- aplicar procedimentos em ambientes específicos (uti, ps, etc);
- avaliar postura corporal;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- avaliar processamento auditivo;
- demonstrar objetividade;
- supervisionar estágios;
- realizar perícia;
- indicar tecnologia assistiva;
- esclarecer prognóstico de tratamento;
- demonstrar iniciativa;
- analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo;
- demonstrar organização;
- adaptar tecnologia assistiva;
- transmitir segurança;
- estabelecer plano terapêutico;
- encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
- tomar decisões;
- visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
- prescrever terapêutica;
- demonstrar dinamismo;
- organizar eventos técnico-científicos;
- participar de diagnóstico interdisciplinar;
- trabalhar com biossegurança;
- eleger instrumentos para avaliação;
- avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
- gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
- elaborar manuais técnico-administrativos;
- informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
- levantar hipóteses diagnósticas;
- desenvolver habilidades auditivas;
- solicitar exames complementares;
- auditorar programas e serviços;
- realizar anamnese;
- avaliar habilidades cognitivas;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
Setores que mais contratam Audiologista (fonoaudiólogo) no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de fonoaudiologia