Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Comunicadores, artistas e religiosos
- Profissionais da comunicação e da informação
- Arquivistas e museólogos
Cargos relacionados:
- Gestor de documentos
- Museólogo
- Especialista em organização de arquivos
- Encarregado de serviço de arquivo médico e estatística
- Auxiliar de museus
- Especialista em documentação museológica
- Conservador de museu
- Administrador de arquivos
- Especialista em conservação de acervos
- Especialista em museografia de exposição
- Especialista em documentação arquivística
- Especialista em educação em museus
Principais locais de trabalho
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Funções e atividades do Arquivista
Arquivistas e museólogos devem:
- comunicar-se;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- preparar ações educativas e/ou culturais;
- planejar atividades técnico-administrativas;
- organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
- dar acesso À informação;
- conservar acervos;
- demonstrar competências pessoais;
- participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
- orientar a implantação de atividades técnicas;
- administrar atividades patrocinadas;
Atividades
- disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
- consultar normas internacionais de descrição arquivística;
- gerenciar atividades de consulta;
- assessorar a implantação de novas instituições;
- prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
- decidir o suporte do registro de informação;
- assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
- acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
- apresentar trabalhos técnicos e científicos;
- proceder com flexibilidade;
- controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
- higienizar documentos/acervos;
- planejar programas de conservação preventiva;
- planejar sistemas de documentação museológica;
- evidenciar senso de organização;
- planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
- descrever o do documento (forma e conteúdo);
- construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
- realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
- participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
- preparar material educativo;
- descartar documentos de arquivo;
- realizar empréstimos de documentos e acervos;
- planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
- pesquisar materiais de conservação;
- propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
- supervisionar trabalhos de restauração;
- realizar pesquisa histórica e administrativa;
- autorizar a eliminação de documentos públicos;
- executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
- emitir certidões sobre documentos de arquivo;
- desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
- planejar sistema de recuperação de informação;
- desenvolver acuidade espacial;
- planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
- tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
- atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
- capacitar pessoal técnico-administrativo;
- elaborar plano de classificação;
- produzir vocabulários controlados/thesaurus;
- transferir documentos para guarda intermediária;
- planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
- elaborar tabelas de temporalidade;
- trabalhar em equipe;
- participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
- planejar ações educativas e/ou culturais;
- diagnosticar o estado de conservação do acervo;
- registrar documentos de arquivo;
- conhecer a legislação da área de atuação;
- autenticar reprodução de documentos de arquivo;
- definir a tipologia do documento;
- atualizar-se;
- fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
- supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
- estabelecer plano de destinação de documentos;
- participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
- codificar documentos de arquivo;
- estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
- estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
- elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
- representar oficialmente a instituição;
- elaborar projeto para captar recursos;
- coordenar ações educativas e/ou culturais;
- redigir a correspondência oficial;
- participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
- apoiar as atividades de consulta;
- desenvolver percepção aguçada;
- definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
- preparar visitas técnicas;
- gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
- atender usuários;
- acondicionar documentos/acervos;
- classificar documentos por grau de sigilo;
- solicitar a contratação de serviços de terceiros;
- orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
- produzir normas e procedimentos técnicos;
- identificar a produção e o fluxo documental;
- formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
- monitorar programas de conservação preventiva;
- fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
- classificar documentos de arquivo;
- identificar fundos de arquivos;
- divulgar o acervo;
- solicitar manutenção de equipamentos;
- proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
- coordenar as políticas públicas de arquivos;
- definir migração para outro tipo de suporte;
- participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
- orientar a organização de arquivos correntes;
- planejar a alteração do suporte da informação;
- considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
- identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
- gerir depósitos de armazenamento;
- diagnosticar a situação dos arquivos;
- prestar contas dos financiamentos;
- preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
- estabelecer diálogo com usuário;
- planejar a ocupação das instalações físicas;
- escrever trabalhos técnicos e científicos;
- ordenar documentos;
- orientar estagiários;
- participar de conselhos profissionais;
- orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
- ministrar cursos e palestras;
- proceder com criatividade;
- negociar recursos e patrocinadores;
- sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
- gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
- ser meticuloso;
- construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
- implantar procedimentos de arquivo;
- armazenar documentos/acervos;
- levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
- orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
- acompanhar a eliminação do documento descartado;
- recolher documentos para guarda permanente;
- negociar parcerias e produtos;
- formular instrumentos de pesquisa;
- administrar prazos;
- preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
- trabalhar interdisciplinarmente;
- monitorar as condições ambientais;
- solicitar compras de materiais e equipamentos;
- desenvolver ações educativas e/ou culturais;
- avaliar documentação;
- fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
- manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
- desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
Setores que mais contratam Arquivista no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de contabilidade
- Atividades de atendimento hospitalar
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
- Atividades de bibliotecas e arquivos
- Serviços de engenharia
- Cartórios
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Consultoria em tecnologia da informação
- Comércio varejista de móveis
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
- Serviços de microfilmagem
- Administração de obras
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços advocatícios
- Marketing direto