Salário para o cargo de Arquivista
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Arquivista - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Arquivista

Arquivistas e museólogos devem:

  • dar acesso À informação;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • conservar acervos;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • comunicar-se;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;

Atividades

  • transferir documentos para guarda intermediária;
  • atualizar-se;
  • acompanhar a eliminação do documento descartado;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • armazenar documentos/acervos;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • avaliar documentação;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • classificar documentos por grau de sigilo;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • realizar pesquisa histórica e administrativa;
  • preparar visitas técnicas;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
  • autorizar a eliminação de documentos públicos;
  • atender usuários;
  • orientar a organização de arquivos correntes;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • registrar documentos de arquivo;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • proceder com flexibilidade;
  • planejar sistemas de documentação museológica;
  • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
  • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
  • coordenar as políticas públicas de arquivos;
  • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • gerir depósitos de armazenamento;
  • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • trabalhar em equipe;
  • descrever o do documento (forma e conteúdo);
  • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • orientar estagiários;
  • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • elaborar plano de classificação;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • planejar a alteração do suporte da informação;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • representar oficialmente a instituição;
  • ordenar documentos;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • higienizar documentos/acervos;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • identificar a produção e o fluxo documental;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • preparar material educativo;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
  • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • recolher documentos para guarda permanente;
  • ministrar cursos e palestras;
  • negociar parcerias e produtos;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • ser meticuloso;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
  • participar de conselhos profissionais;
  • classificar documentos de arquivo;
  • definir migração para outro tipo de suporte;
  • implantar procedimentos de arquivo;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • diagnosticar a situação dos arquivos;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • realizar empréstimos de documentos e acervos;
  • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • identificar fundos de arquivos;
  • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • administrar prazos;
  • proceder com criatividade;
  • decidir o suporte do registro de informação;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • redigir a correspondência oficial;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • monitorar as condições ambientais;
  • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • estabelecer plano de destinação de documentos;
  • elaborar tabelas de temporalidade;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • evidenciar senso de organização;
  • divulgar o acervo;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • descartar documentos de arquivo;
  • definir a tipologia do documento;
  • codificar documentos de arquivo;


Setores que mais contratam Arquivista no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de contabilidade
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Atividades de bibliotecas e arquivos
  • Serviços de engenharia
  • Cartórios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Comércio varejista de móveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
  • Serviços de microfilmagem
  • Administração de obras
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços advocatícios
  • Marketing direto




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