Salário para o cargo de Analista de telecomunicação
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-10

Analista de telecomunicação - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de telecomunicação

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;

Atividades

  • propor mudanças de processos e funções;
  • demonstrar criatividade;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • documentar capacidade e performance;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • avaliar novas tecnologias;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • evidenciar concentração;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • documentar níveis de serviços;
  • testar sistemas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • construir ambiente de teste;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • demonstrar senso analítico;
  • emitir pareceres técnicos;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • documentar soluções disponíveis;
  • participar de fóruns de discussão;
  • orientar áreas de apoio;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • registrar ocorrências;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • apresentar alternativas de solução;
  • administrar recursos de rede;
  • divulgar solução;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • avaliar desempenho do produto;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • implantar sistemas;
  • configurar software e hardware;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • divulgar documentação;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • trabalhar em equipe;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • elaborar especificação técnica;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • documentar estrutura da rede;
  • demonstrar iniciativa;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • realizar revisões técnicas;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • administrar ambiente operacional;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • definir nomenclatura padrão;
  • acionar suporte de terceiros;
  • prestar consultoria técnica;
  • consultar documentação técnica;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • demonstrar flexibilidade;
  • estabelecer padrões de software;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • inventariar software e hardware;
  • identificar necessidade do cliente;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • instalar software;


Setores que mais contratam Analista de telecomunicação no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de teleatendimento
  • Agências de publicidade
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços de engenharia
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




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