Salário para o cargo de Analista de telecomunicação
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-10

Analista de telecomunicação - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de telecomunicação

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;

Atividades

  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • implantar sistemas;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • propor mudanças de processos e funções;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • documentar capacidade e performance;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • acionar suporte de terceiros;
  • construir ambiente de teste;
  • consultar documentação técnica;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • instalar software;
  • demonstrar senso analítico;
  • inventariar software e hardware;
  • documentar estrutura da rede;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • realizar revisões técnicas;
  • estabelecer padrões de software;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • administrar recursos de rede;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • trabalhar em equipe;
  • testar sistemas;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • emitir pareceres técnicos;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • configurar software e hardware;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • documentar níveis de serviços;
  • demonstrar flexibilidade;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • definir nomenclatura padrão;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • avaliar novas tecnologias;
  • participar de fóruns de discussão;
  • orientar áreas de apoio;
  • registrar ocorrências;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • evidenciar concentração;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • administrar ambiente operacional;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • elaborar especificação técnica;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • prestar consultoria técnica;
  • documentar soluções disponíveis;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • demonstrar iniciativa;
  • divulgar solução;
  • identificar necessidade do cliente;
  • divulgar documentação;
  • avaliar desempenho do produto;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • apresentar alternativas de solução;


Setores que mais contratam Analista de telecomunicação no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de teleatendimento
  • Agências de publicidade
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços de engenharia
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




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