Salário para o cargo de Analista de telecomunicação
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-10

Analista de telecomunicação - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de telecomunicação

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;

Atividades

  • apresentar alternativas de solução;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • administrar recursos de rede;
  • estabelecer padrões de software;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • avaliar novas tecnologias;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • realizar revisões técnicas;
  • prestar consultoria técnica;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • demonstrar iniciativa;
  • administrar ambiente operacional;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • demonstrar flexibilidade;
  • construir ambiente de teste;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • inventariar software e hardware;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • testar sistemas;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • analisar funcionalidade do produto;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • participar de fóruns de discussão;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • orientar áreas de apoio;
  • elaborar especificação técnica;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • documentar estrutura da rede;
  • registrar ocorrências;
  • definir nomenclatura padrão;
  • divulgar solução;
  • demonstrar senso analítico;
  • identificar necessidade do cliente;
  • evidenciar concentração;
  • documentar capacidade e performance;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • emitir pareceres técnicos;
  • demonstrar criatividade;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • divulgar documentação;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • acionar suporte de terceiros;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • configurar software e hardware;
  • instalar software;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • avaliar desempenho do produto;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • documentar soluções disponíveis;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • documentar níveis de serviços;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • consultar documentação técnica;
  • implantar sistemas;


Setores que mais contratam Analista de telecomunicação no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de teleatendimento
  • Agências de publicidade
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços de engenharia
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




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Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

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