Salário para o cargo de Analista de telecomunicação
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-10

Analista de telecomunicação - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de telecomunicação

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • comunicar-se;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;

Atividades

  • definir alternativas físicas de implantação;
  • identificar necessidade do cliente;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • implantar sistemas;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • prestar consultoria técnica;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • construir ambiente de teste;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • testar sistemas;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • divulgar solução;
  • divulgar documentação;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • inventariar software e hardware;
  • participar de fóruns de discussão;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • instalar software;
  • emitir pareceres técnicos;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • orientar áreas de apoio;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • definir nomenclatura padrão;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • estabelecer padrões de software;
  • elaborar especificação técnica;
  • realizar revisões técnicas;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • monitorar performance dos sistemas;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • documentar soluções disponíveis;
  • demonstrar criatividade;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • registrar ocorrências;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • demonstrar iniciativa;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • consultar documentação técnica;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • apresentar alternativas de solução;
  • configurar software e hardware;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • acionar suporte de terceiros;
  • documentar níveis de serviços;
  • trabalhar em equipe;
  • documentar estrutura da rede;
  • avaliar novas tecnologias;
  • documentar capacidade e performance;
  • administrar ambiente operacional;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • demonstrar senso analítico;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • administrar recursos de rede;
  • avaliar desempenho do produto;
  • evidenciar concentração;


Setores que mais contratam Analista de telecomunicação no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de teleatendimento
  • Agências de publicidade
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços de engenharia
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações




Profissões em Destaque: