Salário para o cargo de Analista de suporte computacional
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte computacional - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte computacional

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;

Atividades

  • administrar banco de dados;
  • divulgar documentação;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • administrar ambiente operacional;
  • prestar consultoria técnica;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • demonstrar iniciativa;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • implantar sistemas;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • inventariar software e hardware;
  • administrar recursos de rede;
  • realizar revisões técnicas;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • instalar software;
  • documentar capacidade e performance;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • estabelecer padrões de software;
  • trabalhar em equipe;
  • documentar soluções disponíveis;
  • consultar documentação técnica;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • demonstrar flexibilidade;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • testar sistemas;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • documentar níveis de serviços;
  • configurar software e hardware;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • construir ambiente de teste;
  • instalar hardware;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • acionar suporte de terceiros;
  • definir nomenclatura padrão;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • registrar ocorrências;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • demonstrar criatividade;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • identificar necessidade do cliente;
  • avaliar desempenho do produto;
  • demonstrar senso analítico;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • avaliar novas tecnologias;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • apresentar alternativas de solução;
  • emitir pareceres técnicos;
  • orientar áreas de apoio;
  • participar de fóruns de discussão;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • elaborar especificação técnica;
  • evidenciar concentração;
  • divulgar solução;
  • divulgar utilização de novos padrões;


Setores que mais contratam Analista de suporte computacional no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Estalageiro
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Estalageiro