Salário para o cargo de Analista de suporte computacional
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte computacional - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte computacional

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;

Atividades

  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • realizar revisões técnicas;
  • participar de fóruns de discussão;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • trabalhar em equipe;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • estabelecer padrões de software;
  • demonstrar flexibilidade;
  • divulgar solução;
  • divulgar documentação;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • apresentar alternativas de solução;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • emitir pareceres técnicos;
  • definir nomenclatura padrão;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • avaliar desempenho do produto;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • administrar recursos de rede;
  • documentar níveis de serviços;
  • administrar banco de dados;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • consultar documentação técnica;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • construir ambiente de teste;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • implantar sistemas;
  • acionar suporte de terceiros;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • identificar falhas nos sistemas;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • administrar ambiente operacional;
  • testar sistemas;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • documentar soluções disponíveis;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • evidenciar concentração;
  • demonstrar senso analítico;
  • documentar capacidade e performance;
  • instalar hardware;
  • inventariar software e hardware;
  • orientar áreas de apoio;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar iniciativa;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • registrar ocorrências;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • configurar software e hardware;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • instalar software;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • identificar necessidade do cliente;
  • avaliar novas tecnologias;
  • prestar consultoria técnica;
  • elaborar especificação técnica;


Setores que mais contratam Analista de suporte computacional no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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