Salário para o cargo de Analista de suporte computacional
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte computacional - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte computacional

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;

Atividades

  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • elaborar especificação técnica;
  • instalar hardware;
  • demonstrar criatividade;
  • registrar ocorrências;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • apresentar alternativas de solução;
  • configurar software e hardware;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • administrar banco de dados;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • identificar necessidade do cliente;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • implantar sistemas;
  • definir nomenclatura padrão;
  • avaliar desempenho do produto;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • propor mudanças de processos e funções;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • orientar áreas de apoio;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • instalar software;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • inventariar software e hardware;
  • avaliar novas tecnologias;
  • emitir pareceres técnicos;
  • administrar ambiente operacional;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • demonstrar flexibilidade;
  • realizar revisões técnicas;
  • divulgar solução;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • consultar documentação técnica;
  • demonstrar senso analítico;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • divulgar documentação;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • administrar recursos de rede;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • documentar capacidade e performance;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • construir ambiente de teste;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • documentar níveis de serviços;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar iniciativa;
  • documentar soluções disponíveis;
  • testar sistemas;
  • estabelecer padrões de software;
  • evidenciar concentração;
  • prestar consultoria técnica;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • acionar suporte de terceiros;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • participar de fóruns de discussão;


Setores que mais contratam Analista de suporte computacional no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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