Salário para o cargo de Analista de suporte computacional
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte computacional - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte computacional

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;

Atividades

  • elaborar especificação técnica;
  • demonstrar flexibilidade;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • documentar soluções disponíveis;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • documentar capacidade e performance;
  • divulgar solução;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • evidenciar concentração;
  • emitir pareceres técnicos;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • divulgar documentação;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • instalar hardware;
  • administrar banco de dados;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • demonstrar criatividade;
  • inventariar software e hardware;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • definir nomenclatura padrão;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • prestar consultoria técnica;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • realizar revisões técnicas;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • estabelecer padrões de software;
  • avaliar desempenho do produto;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • identificar necessidade do cliente;
  • instalar software;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • implantar sistemas;
  • testar sistemas;
  • orientar áreas de apoio;
  • construir ambiente de teste;
  • acionar suporte de terceiros;
  • consultar documentação técnica;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • avaliar novas tecnologias;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • administrar ambiente operacional;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • registrar ocorrências;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • demonstrar senso analítico;
  • participar de fóruns de discussão;
  • apresentar alternativas de solução;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • configurar software e hardware;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • documentar níveis de serviços;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • administrar recursos de rede;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • demonstrar iniciativa;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;


Setores que mais contratam Analista de suporte computacional no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




Profissões em Destaque: