Salário para o cargo de Analista de suporte computacional
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte computacional - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte computacional

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;

Atividades

  • prestar consultoria técnica;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • avaliar desempenho do produto;
  • definir nomenclatura padrão;
  • instalar software;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • inventariar software e hardware;
  • orientar áreas de apoio;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • acionar suporte de terceiros;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • apresentar alternativas de solução;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • testar sistemas;
  • consultar documentação técnica;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • divulgar documentação;
  • evidenciar concentração;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • implantar sistemas;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • realizar revisões técnicas;
  • demonstrar senso analítico;
  • registrar ocorrências;
  • emitir pareceres técnicos;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • administrar recursos de rede;
  • demonstrar iniciativa;
  • instalar hardware;
  • construir ambiente de teste;
  • demonstrar criatividade;
  • estabelecer padrões de software;
  • identificar necessidade do cliente;
  • administrar ambiente operacional;
  • participar de fóruns de discussão;
  • demonstrar flexibilidade;
  • administrar banco de dados;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • documentar capacidade e performance;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • avaliar novas tecnologias;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • divulgar solução;
  • documentar níveis de serviços;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • configurar software e hardware;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • elaborar especificação técnica;
  • documentar soluções disponíveis;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • definir metodologias a serem adotadas;


Setores que mais contratam Analista de suporte computacional no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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