Professor de jornalismo · CBO 2347-50

Professor de jornalismo · CBO 2347-50

CBO 234750 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Planeja e executa processo de ensino de jornalismo em curso de nível superior. elabora plano de ensino. ministra aulas sobre a teoria da comunicação e sobre a história do jornalismo. orienta aluno a contextualizar e interpretar informações relevantes da atualidade.

O ofício do Professor de jornalismo em uma frase CBO 234750

Síntese

O Professor de jornalismo (CBO 2347-50) planeja e executa processo de ensino de jornalismo em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre a teoria da comunicação e sobre a história do jornalismo. Orienta aluno a contextualizar e interpretar informações relevantes da atualidade. Coordena a produção de conteúdos para jornalismo e mídias. Promove atividades para articulação de texto e imagem em notícia. Presta informações sobre inovações tecnológicas aplicadas ao jornalismo. Supervisiona projetos de prática jornalística executados em laboratórios. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Supervisiona estágios. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais de alunos. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 2347-50 se traduz na rotina

Realiza planejamento de ensino de jornalismo, estabelecendo objetivos, metodologias de ensino e sequência dos conteúdos formativos a serem ministrados. Elabora plano de ensino e cria planos de aulas. Prepara infraestrutura, incluindo laboratório de fotojornalismo, laboratório de redação informatizada, entre outras instalações. Define bibliografia para indicar aos alunos. Seleciona materiais didáticos e paradidáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e estabelece critérios, instrumentos e procedimentos de avaliação. Elabora cronograma de atividades.

Ministra aulas sobre a teoria da comunicação - apresentando as principais correntes do pensamento surgidas ao longo do tempo - e sobre a história e os fundamentos do jornalismo.

Orienta aluno a contextualizar e interpretar informações relevantes da atualidade. Transmite ao aluno conceitos fundamentais da economia. Apresenta a evolução histórica das principais doutrinas políticas, com ênfase nas reflexões sobre cidadania e opinião pública. Aborda legislação, detalhando normas que estruturam o funcionamento do Estado brasileiro. Descreve as principais correntes do pensamento filosófico, com ênfase nas reflexões sobre o conhecimento e a percepção.

Promove reflexão conceitual sobre o jornalismo em geral e o jornalismo praticado na sociedade brasileira.

Conduz o aluno para conhecimento das ciências da linguagem e das práticas midiáticas. Coordena a produção de conteúdos - incluindo uso de narrativas e discursos - no jornalismo e em mídias.

Promove atividades de ensino para a capacitação do aluno na articulação entre texto e imagem, durante a estruturação de notícias.

Proporciona aos alunos conhecimentos sobre inovações tecnológicas aplicadas ao jornalismo. Apresenta os recursos de edição e de veiculação de notícias por meios eletrônicos e a disseminação de informações em tempo real. Detalha formas de inserção do jornalismo em “sites” e portais da rede mundial de computadores.

Supervisiona o planejamento e a execução de projetos em diferentes laboratórios.

Acompanha as atividades relacionadas ao projeto de jornal comunitário, em que o aluno inicia a aplicação de técnicas e conceitos do jornalismo. Orienta a produção fotográfica. Estimula o desenvolvimento de criatividade, senso de responsabilidade, respeito às fontes e aos leitores, rigor ético nas decisões, e rigor técnico nos procedimentos, durante a execução do projeto.

Coordena projeto de uso de linguagem e produção jornalística no rádio e na televisão. Promove o estudo do telejornalismo, para o aluno elaborar pauta, redigir, gravar (em externas e estúdio) e editar matérias.

Acompanha concepção de projeto de criação visual, redação e edição de revista, para demonstrar atendimento a exigências técnicas e estéticas.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo em jornalismo.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.

Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Faz avaliações periódicas do progresso dos alunos e ajusta as estratégias de ensino para melhoria do processo de aprendizagem.

Supervisiona estágios curriculares. Pode atuar em programa de cooperação internacional.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos no processo educacional.

Planeja e desenvolve projeto em área de pesquisa de jornalismo e publica resultados em revistas especializadas, livros e mídia eletrônica.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Saberes que sustentam o CBO 2347-50

Tabela CBO · posição 7 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Saberes avançados 202 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia Outros elementos do campo ecologia 3 3 3
Outros elementos (ecologia) educação, meio ambiente e sociedade 3 3 3
Ciências exatas e da terra Ciência da computação Metodologia e técnicas da computação 4 4 4
Outros elementos (metodologia e técnicas da computação) aplicações de inteligência artificial no jornalismo 4 4 4
Tecnologia da informação e comunicação Informática 4 4 5
Outros elementos (informática) informática aplicada ao ensino 4 4 5
Internet 4 4 5
Internet 4 4 5
Internet 3 3 4
Outros elementos (internet) cibercultura 3 3 4
Software específico 4 4 5
Outros elementos (software específico) utilização de software aplicado ao ensino de jornalismo 4 4 5
Ciências humanas Antropologia Outros elementos do campo antropologia 4 4 4
Outros elementos (antropologia) antropologia cultural 4 4 4
Ciência política Estado e governo 4 5 5
Outros elementos (estado e governo) estado, poder e cidadania 4 5 5
Outros elementos do campo ciência política 3 4 5
Outros elementos (ciência política) fundamentos de ciência política 3 4 5
Educação Fundamentos da educação 3 3 3
Filosofia da educação 3 3 3
Planejamento e avaliação educacional 5 5 5
Outros elementos (planejamento e avaliação educacional) elaboração de planos de ensino e planos de aula 5 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Avaliação da aprendizagem 5 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Métodos e técnicas de ensino 5 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) didática e metodologia do ensino superior 5 5 5
Ensino-aprendizagem 4 4 4
Outros elementos (ensino-aprendizagem) metodologias ativas de aprendizagem 4 4 4
Ensino-aprendizagem 4 4 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) tecnologias de informação e comunicação e educação a distância no ensino superior 4 4 5
Ensino-aprendizagem 3 3 4
Outros elementos (ensino-aprendizagem) teorias de aprendizagem 3 3 4
Currículo 4 3 4
Teoria geral de planejamento e desenvolvimento curricular 4 3 4
Currículo 5 4 5
Outros elementos (currículo) currículo no ensino superior de jornalismo 5 4 5
Tópicos específicos de educação 3 4 5
Outros elementos (tópicos específicos de educação) concepções de educação inclusiva no ensino 3 4 5
Outros elementos do campo educação 4 3 4
Outros elementos (educação) extensionismo em jornalismo 4 3 4
Outros elementos do campo educação 4 3 4
Outros elementos (educação) internacionalização do ensino superior 4 3 4
Filosofia Outros elementos do campo filosofia 3 3 3
Outros elementos (filosofia) fundamentos de filosofia 3 3 3
História História do brasil 4 4 5
Outros elementos (história do brasil) história do brasil 4 4 5
História das ciências 3 3 4
História das ciências 3 3 4
Outros elementos do campo história 4 4 5
Outros elementos (história) cultura brasileira 4 4 5
Outros elementos do campo história 4 4 4
Outros elementos (história) história do pensamento político 4 4 4
Outros elementos do campo história 4 4 4
Outros elementos (história) história geral 4 4 4
Psicologia Outros elementos do campo psicologia 4 4 4
Outros elementos (psicologia) psicologia aplicada 4 4 4
Sociologia Outros elementos do campo sociologia 4 4 5
Outros elementos (sociologia) sociologia da comunicação 4 4 5
Ciências sociais aplicadas Ciência da informação Teoria da informação 5 5 5
Teoria geral da informação 5 5 5
Teoria da informação 4 4 5
Outros elementos (teoria da informação) políticas e sistemas de informação 4 4 5
Comunicação Teoria da comunicação 5 5 5
Teoria da comunicação 5 5 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Jornalismo especializado (comunitário, rural, empresarial, científico) 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 5 5
Organização editorial de jornais 5 5 5
Jornalismo e editoração 5 5 5
Teoria e ética do jornalismo 5 5 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) jornalismo digital e mobilidade 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 5 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) conceitos e gêneros do jornalismo e suas produções textuais 5 5 5
Jornalismo e editoração 5 5 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) deontologia do jornalismo 5 5 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) design editorial 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) edição jornalística 5 4 5
Jornalismo e editoração 4 4 4
Outros elementos (jornalismo e editoração) empreendedorismo em jornalismo 4 4 4
Jornalismo e editoração 5 5 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) equipamentos, instrumentos e materiais para atividades de ensino e pesquisa de jornalismo 5 5 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) fluxos da informação e estrutura da produção jornalística 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) fotojornalismo 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 5 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) história e teorias do jornalismo 5 5 5
Jornalismo e editoração 4 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) inovações tecnológicas aplicadas ao jornalismo 4 4 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) jornalismo científico 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) jornalismo digital 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) jornalismo e cultura 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) jornalismo e saúde 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) jornalismo esportivo 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) jornalismo impresso 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 5 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) jornalismo integrado 5 5 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) jornalismo investigativo 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) jornalismo organizacional 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) jornalismo político e econômico 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) jornalismo popular e comunitário 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 5 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) jornalismo visual – infografia, narrativas visuais, fotojornalismo e design da notícia 5 5 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) jornalismo, agronegócio e meio ambiente 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 5 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) laboratórios e outros cenários de atividades práticas de ensino e pesquisa de jornalismo 5 5 5
Jornalismo e editoração 4 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) legislação da indústria editorial e em jornalismo 4 4 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) planejamento gráfico-editorial em jornalismo 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 4 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) produção audiovisual em jornalismo 5 4 5
Jornalismo e editoração 5 5 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) produção jornalística - técnicas de reportagem e entrevista 5 5 5
Jornalismo e editoração 5 5 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) técnica redacional: radiojornal, impresso e telejornal 5 5 5
Jornalismo e editoração 5 5 5
Outros elementos (jornalismo e editoração) técnicas e gêneros jornalísticos 5 5 5
Rádio e televisão 5 5 5
Outros elementos (rádio e televisão) radiojornalismo 5 5 5
Rádio e televisão 5 5 5
Outros elementos (rádio e televisão) telejornalismo 5 5 5
Outros elementos do campo comunicação 5 5 5
Outros elementos (comunicação) ciências da linguagem e práticas midiáticas 5 5 5
Outros elementos do campo comunicação 5 4 5
Outros elementos (comunicação) documentários 5 4 5
Outros elementos do campo comunicação 5 4 5
Outros elementos (comunicação) edição de imagem e texto em revistas 5 4 5
Outros elementos do campo comunicação 5 5 5
Outros elementos (comunicação) estética, comunicação e mídia 5 5 5
Outros elementos do campo comunicação 4 4 4
Outros elementos (comunicação) história da comunicação 4 4 4
Outros elementos do campo comunicação 5 5 5
Outros elementos (comunicação) infografia 5 5 5
Outros elementos do campo comunicação 5 4 5
Outros elementos (comunicação) livro reportagem e jornalismo de revista 5 4 5
Outros elementos do campo comunicação 4 4 4
Outros elementos (comunicação) planejamento em comunicação 4 4 4
Outros elementos do campo comunicação 4 4 4
Outros elementos (comunicação) produção gráfica 4 4 4
Outros elementos do campo comunicação 5 4 5
Outros elementos (comunicação) roteiros para comunicação audiovisual 5 4 5
Outros elementos do campo comunicação 5 5 5
Outros elementos (comunicação) semiótica da comunicação 5 5 5
Outros elementos do campo comunicação 5 5 5
Outros elementos (comunicação) teorias e técnicas de comunicação 5 5 5
Direito Direito público 4 3 4
Outros elementos (direito público) legislação e políticas públicas educacionais para o ensino superior 4 3 4
Direitos especiais 3 3 5
Outros elementos (direitos especiais) direitos humanos 3 3 5
Economia Teoria econômica 4 4 5
Outros elementos (teoria econômica) fundamentos de economia 4 4 5
Engenharias Engenharia de produção Gerência de produção 3 3 3
Higiene e segurança do trabalho 3 3 3
Linguística, letras e artes Artes Fundamentos e crítica das artes 3 3 4
História da arte 3 3 4
Fotografia 4 4 5
Fotografia 4 4 5
Letras Língua portuguesa 5 5 5
Outros elementos (língua portuguesa) elaboração de textos didáticos, técnicos e científicos em língua portuguesa 5 5 5
Língua portuguesa 5 5 5
Outros elementos (língua portuguesa) língua portuguesa: língua e literatura, princípios de linguística e teorias do discurso 5 5 5
Línguas estrangeiras modernas 4 3 4
Línguas estrangeiras modernas 4 3 4
Línguas estrangeiras modernas 4 3 4
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) elaboração de textos didáticos, técnicos e científicos em língua estrangeira 4 3 4
Línguas estrangeiras modernas 4 4 5
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) língua inglesa 4 4 5
Outros elementos do campo letras 5 5 5
Outros elementos (letras) articulação de texto e imagem em notícia 5 5 5
Linguística Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) interpretação e produção de textos 5 5 5
Tecnologias estratégicas Métodos e procedimentos científicos Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 5 5 5
Metodologia científica 5 5 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 5 5 5
Metodologia de pesquisa 5 5 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 5 5 5
Técnicas de pesquisa 5 5 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 5 4 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) teorias e métodos da pesquisa em comunicação 5 4 5
Metodologia de projetos 4 4 4
Avaliação de projeto 4 4 4
Metodologia de projetos 5 4 4
Desenvolvimento de projetos 5 4 4
Metodologia de projetos 5 4 4
Elaboração de projeto 5 4 4

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 7 de 8
Habilidades cognitivas 21 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 5 5
Escuta ativa 4 4
Expressão oral 5 5
Compreensão escrita 5 5
Expressão escrita 5 5
Estratégias de aprendizagem 5 5
Aprendizado ativo 5 5
Persuasão 4 4
Negociação 3 3
Habilidade de orientar serviços 3 3
Habilidade de ensinar 5 5
Outras habilidades de cognitivas (especificar...) Outras - atenção aos detalhes 5 5
Outras - originalidade 5 5
Raciocínio Raciocínio abstrato para resolução de problemas 5 5
Raciocínio analítico 5 5
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 5 5
Raciocínio crítico 5 5
Raciocíonio científico 2 4
Trabalho com números Comparação de dados 5 5
Classificação de dados 5 5
Análise de dados 5 5
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 14 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 3 3
Flexibilidade de extensão 3 3
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 4 4
Destreza dos dedos (ou digital) 3 3
Destreza manual 4 4
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Localização de som 4 4
Reconhecimento de fala 5 5
Clareza de fala 5 5
Sensibilidade ao brilho 5 5
Percepção de profundidade 4 5
Visão a distância 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 5 5
Discriminação de cor visual 4 4
Habilidades práticas 18 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 5 5
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... 4 4
Troca de informações 5 5
Fornecimento de informações 5 5
Cooperação 5 5
Persuasão de pessoas em favor de ideias, produtos e/ou serviços 4 4
Orientação de pessoas 5 5
Facilitação e mediação de aprendizagem 5 5
Supervisão 3 3
Percepção da realidade social 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 5 5
Aplicação de habilidades artísticas 3 4
Aplicação de princípios científicos ou tecnológicos para solução de problemas 5 5
Aplicação de conhecimento científico de alta complexidade 2 4
Habilidades organizacionais Análise sistêmica 5 5
Gerenciamento de recursos materiais 4 4
Gerenciamento de recursos financeiros 4 4
Gerenciamento de recursos humanos 4 4

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 7 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas. 5
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento 5
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores, gerenciando o desenvolvimento profissional deles 5
Supervisão do trabalho de outros Supervisão de profissionais em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas. 5

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Verbos do dia a dia do CBO 234750

O que se faz na prática
Propor minutas de editais, portarias e resoluções
Elaborar relatórios
Elaborar textos
Examinar relatórios de campo
Orientar construção de objeto de pesquisa
Coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas
Preparar orientando para exame de qualificação
Acompanhar atividades de estágio
Definir política de capacitação docente
Selecionar bibliografia
Responder perguntas
Elaborar plano de aula

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Professor de jornalismo (CBO 2347-50) pertence à família dos Professores de ciências humanas do ensino superior, dentro do grande grupo dos profissionais das ciências e das artes .

2 Profissionais das ciências e das artes
23 Profissionais do ensino
234 Professores do ensino superior
2347 Professores de ciências humanas do ensino superior
234750 Professor de jornalismo

Profissões irmãs na família CBO 2347

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Professor de jornalismo

CBO 234750

Qual é o CBO do Professor de jornalismo?

O código é CBO 2347-50 (ou CBO 234750 sem o hífen), dentro da família 2347 (Professores de ciências humanas do ensino superior), no grande grupo 2 (Profissionais das ciências e das artes ).

O que faz um Professor de jornalismo?

Planeja e executa processo de ensino de jornalismo em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre a teoria da comunicação e sobre a história do jornalismo. Orienta aluno a contextualizar e interpretar informações relevantes da atualidade. Coordena a produção de conteúdos para jornalismo e mídias. Promove atividades para articulação de texto e imagem em notícia. Presta in…

Que formação é necessária para o CBO 2347-50?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Cargos próximos ao CBO 2347-50

Mesmo subgrupo · CBO 234