Salário para o cargo de Entrevistador de preços
CBO 4241-20 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de preços - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de preços

Um Entrevistador de preços trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.622,90 e R$ 5.765,26, com a média salarial de R$ 2.610,58 e o salário mediana em R$ 1.888,85 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de preços

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.610,58 31.326,95 652,64 12,04
1º Quartil 1.622,90 19.474,84 405,73 7,49
Salário Mediana 1.888,85 22.666,20 472,21 8,71
3º Quartil 4.396,84 52.762,03 1.099,21 20,28
Teto Salarial 5.765,26 69.183,16 1.441,32 26,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.786 - 12.686 4.922,65 1.786,09 3.756,94 10.473,41 12.685,70
Rio de Janeiro - RJ 1.506 - 4.068 2.027,92 1.506,00 1.684,00 3.358,67 4.068,12
Recife - PE 1.543 - 3.951 1.996,35 1.543,00 1.577,09 3.261,60 3.950,55
Goiânia - GO 1.532 - 2.757 1.793,85 1.532,20 1.688,50 2.276,60 2.757,49
Fortaleza - CE 1.525 - 6.450 3.386,18 1.524,96 3.371,00 5.325,25 6.450,10
Barueri - SP 1.448 - 13.465 4.882,67 1.447,50 3.250,00 11.116,50 13.464,64
Brasília - DF 1.467 - 2.318 1.627,50 1.466,50 1.555,50 1.913,75 2.317,99
Londrina - PR 2.104 - 4.062 2.601,50 2.103,50 2.428,50 3.353,50 4.061,86
Indiapora - SP 1.584 - 1.919 1.584,00 1.584,00 1.584,00 1.584,00 1.918,59
Palhoça - SC 2.117 - 3.557 2.340,66 2.117,33 2.181,00 2.936,55 3.556,83
Indaiatuba - SP 1.828 - 7.411 2.855,46 1.828,33 1.858,00 6.118,67 7.411,11
Nova Iguaçu - RJ 3.989 - 4.832 3.989,00 3.989,00 3.989,00 3.989,00 4.831,60
Arapongas - PR 1.723 - 2.668 2.017,42 1.723,00 2.016,50 2.202,33 2.667,53
Guarapuava - PR 1.813 - 2.500 1.881,87 1.813,00 1.813,00 2.063,89 2.499,85
Pato Branco - PR 1.700 - 2.663 1.918,99 1.700,00 1.888,00 2.198,50 2.662,89
Belo Horizonte - MG 1.500 - 12.112 4.680,64 1.500,00 2.200,00 10.000,00 12.112,30
Campinas - SP 1.891 - 5.672 2.638,60 1.891,00 2.133,00 4.683,00 5.672,19
Criciúma - SC 1.700 - 2.180 1.722,22 1.700,00 1.700,00 1.800,00 2.180,21
Blumenau - SC 1.878 - 2.646 1.991,75 1.878,00 1.880,00 2.184,50 2.645,93
Contagem - MG 1.612 - 2.370 1.810,50 1.612,00 1.850,00 1.957,00 2.370,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.711 - 10.152 3.845,06 1.710,66 2.320,00 8.381,78 10.152,26
Santa Catarina 1.773 - 3.086 2.110,42 1.773,39 2.048,20 2.548,07 3.086,30
Paraná 1.772 - 3.082 2.056,94 1.772,49 1.893,00 2.544,21 3.081,63
Minas Gerais 1.441 - 4.644 2.110,41 1.441,35 1.596,00 3.834,24 4.644,14
Rio de Janeiro 1.507 - 5.323 2.542,34 1.506,64 1.733,00 4.394,45 5.322,70
Goiás 1.417 - 2.581 1.706,46 1.416,89 1.672,00 2.131,22 2.581,40
Pernambuco 1.521 - 3.393 1.842,62 1.521,18 1.543,09 2.801,11 3.392,79
Ceará 1.474 - 5.595 2.623,75 1.473,63 1.600,00 4.619,57 5.595,36
Bahia 1.412 - 1.851 1.458,71 1.412,00 1.439,00 1.527,80 1.850,52
Rio Grande do Sul 1.705 - 6.450 2.664,43 1.704,60 1.880,00 5.324,80 6.449,56
Maranhão 1.412 - 1.860 1.448,52 1.412,00 1.414,00 1.535,60 1.859,96
Distrito Federal 1.467 - 2.318 1.627,50 1.466,50 1.555,50 1.913,75 2.317,99
Sergipe 1.428 - 2.492 1.807,60 1.428,00 1.935,00 2.057,00 2.491,50
Pará 1.560 - 2.221 1.682,22 1.560,00 1.652,00 1.833,50 2.220,79
Paraíba 1.425 - 1.857 1.492,43 1.425,00 1.533,00 1.533,00 1.856,82
Mato Grosso 1.417 - 3.148 2.007,83 1.417,00 1.955,00 2.599,00 3.147,99
Piauí 1.445 - 3.916 2.069,80 1.445,00 1.566,00 3.233,00 3.915,91
Alagoas 1.445 - 1.817 1.477,60 1.445,00 1.487,00 1.500,00 1.816,85


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de preços

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • verificar consistência da informação;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar triagem;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • preparar dados para análise;
  • participar do planejamento da atividade de campo;

  • Atividades

    • elaborar gráficos;
    • codificar informações;
    • identificar a composição familiar;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • agir com perseverança;
    • identificar a situação da família;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • sugerir alterações em questionários;
    • verificar coerência da resposta;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • apresentar boa dicção;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • atender as famílias;
    • manter pontualidade;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • elaborar tabelas;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • identificar a demanda da família;
    • aplicar questionário de opinião;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • registrar com fidedignidade;
    • verificar dados;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • selecionar o formulário adequado;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • recuperar informação não preenchida;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • demonstrar discernimento;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • organizar base de dados;
    • demonstrar paciência;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • coletar preços no comércio;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • aplicar programas estatísticos;
    • conferir cálculos;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • esclarecer dúvidas;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • cadastrar famílias;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • controlar a especificação do produto;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • estimar tendências;
    • cadastrar domicílios;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • corrigir informação levantada;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • demonstrar imparcialidade;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • demonstrar credibilidade;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • evidenciar senso de organização;
    • quantificar consumo de produtos;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • atualizar cadastro da família;
    • verificar cadastro;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • agendar entrevistas;


    Setores que mais contratam Entrevistador de preços no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Administração pública em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: