Salário para o cargo de Modelo publicitário
CBO 3764-15 > Modelos

Modelo publicitário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Posam para fotógrafos e artistas plásticos imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte e locações internas ou externas, mostram produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos) mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida e que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto, desfilam em passarelas ou em espaços determinados, onde sincronizam movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal pré- estabelecida, para expor coleções de moda, detalhes do produto e acessórios, em show e show room de moda, cuidam da aparência e concentram-se na linguagem corporal.

Quanto ganha um Modelo publicitário

Um Modelo publicitário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.167,95 e R$ 4.359,80, com a média salarial de R$ 1.923,85 e o salário mediana em R$ 1.388,35 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Modelo publicitário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.923,85 23.086,19 480,96 9,05
1º Quartil 1.167,95 14.015,35 291,99 5,49
Salário Mediana 1.388,35 16.660,20 347,09 6,53
3º Quartil 3.324,97 39.899,66 831,24 15,63
Teto Salarial 4.359,80 52.317,63 1.089,95 20,50


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Modelos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.500 - 6.056 3.565,27 1.500,00 5.000,00 5.000,00 6.056,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.495 - 6.056 3.157,29 1.494,67 2.359,00 5.000,00 6.056,15
Minas Gerais 1.104 - 2.486 1.455,72 1.103,50 1.300,00 2.052,05 2.485,50
Pernambuco 1.112 - 1.575 1.175,43 1.112,00 1.112,00 1.300,00 1.574,60
Santa Catarina 1.375 - 1.682 1.385,65 1.374,86 1.388,35 1.388,35 1.681,61


Principais locais de trabalho

Modelos atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.


O que é preciso para trabalhar na área dos Modelos

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Modelo publicitário

Modelos devem:

  • preparar-se para o trabalho;
  • desfilar coleções de moda;
  • mostrar produto em fotos, filmes e eventos;
  • posar para fotógrafos e artistas plásticos;
  • ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;
  • comunicar-se;
  • administrar aspectos comerciais da profissão;
  • prestar seleção (testes) para trabalhos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • demonstrar disciplina;
    • testar produtos;
    • negociar preços de trabalho;
    • expressar-se verbalmente com clareza;
    • representar o tipo sugerido pelo produto;
    • disponibilizar-se para o trabalho;
    • participar de ´show room´ de modas;
    • interpretar a expressão facial sugerida;
    • modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo);
    • aquecer o corpo para a sessão;
    • interpretar estátua viva em eventos;
    • contratar assessoria de marketing;
    • entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
    • provocar empatia;
    • provar as roupas e acessórios para o trabalho;
    • posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´;
    • contabilizar custos e remunerações;
    • representar comportamentos e estilo de vida;
    • manter contato com agência, agente ou contratante;
    • analisar contratos de trabalho;
    • imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
    • criar posições conforme cenários diferenciados;
    • divulgar material autopromocional e curriculum;
    • divulgar trabalho em página da internet;
    • compreender o objetivo do trabalho;
    • permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
    • cultivar a paciência;
    • prestar-se como referência para modelagem de roupas;
    • realizar o teste;
    • permanecer disponível para o teste;
    • avaliar propostas recebidas;
    • montar curriculum vitae;
    • gerenciar o tempo;
    • exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
    • demonstrar charme (ter charme);
    • selecionar dieta para manter o peso desejado;
    • demonstrar desinibição;
    • executar a ação proposta;
    • testar maquiagem e penteado;
    • acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
    • seguir a ordem de entrada na passarela;
    • transmitir imagem idônea;
    • demonstrar fotogenia;
    • dar entrevistas em revistas e programas de tv;
    • ensaiar marcações e coreografias;
    • condicionar forma física;
    • demonstrar carisma;
    • cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
    • caracterizar-se conforme perfil do teste;
    • participar de editoriais de moda e capas de revistas;
    • providenciar habilitação profissional junto ao drt;
    • adotar a expressão facial e corporal pré estabelecida;
    • cultivar ética profissional;
    • andar na passarela ou espaço pré determinado;
    • parar em pose estudada;
    • interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
    • utilizar telefone celular para contatos;
    • testar iluminação;
    • providenciar maquiagem e penteados;
    • providenciar book, composite e vídeo-book;
    • atualizar material de apresentação;
    • posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
    • apresentar o produto em feiras e eventos;
    • agir com naturalidade;
    • sincronizar movimentos conforme coreografia e música;
    • sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
    • definir um plano de carreira;
    • expor detalhes do produto e acessórios;
    • improvisar quando necessário;
    • controlar movimentos e uso do espaço;
    • manter-se atualizado;
    • demonstrar originalidade de estilo;
    • buscar vínculo com uma agência;
    • mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
    • desenvolver resistência muscular;
    • atuar como dublê de corpo;
    • estabelecer limites de segurança e bem estar;
    • participar de ´show de moda´;


    Setores que mais contratam Modelo publicitário no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios, exceto profissionais e de segurança
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio varejista de tecidos
    • Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
    • Comércio varejista de calçados
    • Fabricação de artigos do vestuário, produzidos em malharias e tricotagens, exceto meias
    • Condomínios prediais
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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