Salário para o cargo de Ventríloquo
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Ventríloquo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Ventríloquo

Um Ventríloquo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,76 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ventríloquo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.089,76 13.077,09 272,44 5,58
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ventríloquo

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;

  • Atividades

    • preparar a entrada do artista;
    • respeitar ética profissional;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • motivar os alunos;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • pesquisar tecnologias;
    • pesquisar materiais;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • frequentar cursos de atualização;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • montar o aparelho;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • fazer concentração;
    • selecionar música;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • transmitir ética circense;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • misturar os números criando outros;
    • definir coreografia;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • dar entrevistas;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • trabalhar em equipe;
    • conquistar empatia do público;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • desmontar o aparelho;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • adquirir técnicas para cair;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • confeccionar o aparelho;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • respeitar relações de trabalho;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • definir equipamentos de segurança;
    • fazer aquecimento;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • fazer alongamento;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • pesquisar aparelhos;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • criar maquiagem;
    • desenvolver disciplina;
    • pesquisar truques;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • criar guarda roupa;


    Setores que mais contratam Ventríloquo no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista