Salário para o cargo de Artista de circo (outros)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Artista de circo (outros) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Artista de circo (outros)

Um Artista de circo (outros) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,76 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Artista de circo (outros)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.089,76 13.077,09 272,44 5,58
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Artista de circo (outros)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • confeccionar o aparelho;
    • criar guarda roupa;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • desenvolver disciplina;
    • respeitar ética profissional;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • selecionar música;
    • definir coreografia;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • criar maquiagem;
    • frequentar cursos de atualização;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • trabalhar em equipe;
    • transmitir ética circense;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • pesquisar aparelhos;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • motivar os alunos;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • respeitar relações de trabalho;
    • pesquisar materiais;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • desmontar o aparelho;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • pesquisar truques;
    • adquirir técnicas para cair;
    • misturar os números criando outros;
    • pesquisar tecnologias;
    • fazer concentração;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • fazer alongamento;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • montar o aparelho;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • conquistar empatia do público;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • definir equipamentos de segurança;
    • fazer aquecimento;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • dar entrevistas;
    • preparar a entrada do artista;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • perceber as habilidades dos alunos;


    Setores que mais contratam Artista de circo (outros) no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Ensino fundamental
    • Condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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