Salário para o cargo de Auxiliar de instalação (equipamentos de rádio)
CBO 3741-10 > Técnicos em áudio

Auxiliar de instalação (equipamentos de rádio) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Auxiliar de instalação (equipamentos de rádio)

Um Auxiliar de instalação (equipamentos de rádio) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.542,11 e R$ 3.758,67, com a média salarial de R$ 2.037,26 e o salário mediana em R$ 1.777,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de instalação (equipamentos de rádio)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.037,26 24.447,18 509,32 9,39
1º Quartil 1.542,11 18.505,35 385,53 7,10
Salário Mediana 1.777,50 21.330,00 444,38 8,19
3º Quartil 2.866,52 34.398,29 716,63 13,21
Teto Salarial 3.758,67 45.104,07 939,67 17,32


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.594 - 3.925 2.213,81 1.594,46 2.000,00 3.240,48 3.924,97
Rio de Janeiro - RJ 1.489 - 15.305 4.499,04 1.489,09 1.902,00 12.635,54 15.304,54
Brasília - DF 1.422 - 2.461 1.634,76 1.422,08 1.510,00 2.031,53 2.460,65
Belo Horizonte - MG 1.433 - 4.017 2.136,53 1.433,40 1.995,00 3.316,19 4.016,67
Goiânia - GO 1.480 - 5.596 2.821,72 1.480,32 2.630,00 4.619,92 5.595,79
Recife - PE 1.491 - 3.388 1.901,10 1.490,79 1.576,00 2.796,88 3.387,66
Ribeirão Preto - SP 1.413 - 2.644 1.777,13 1.413,04 1.719,00 2.182,61 2.643,64
Sorocaba - SP 1.412 - 2.326 1.608,86 1.412,00 1.412,00 1.920,57 2.326,25
Fortaleza - CE 1.434 - 3.911 1.972,55 1.434,31 1.576,00 3.229,14 3.911,23
Porto Alegre - RS 1.420 - 3.061 1.794,30 1.420,14 1.670,00 2.527,02 3.060,81
Curitiba - PR 1.676 - 3.363 2.073,53 1.676,43 1.902,00 2.776,11 3.362,50
Parauapebas - PA 1.846 - 3.676 2.364,00 1.846,22 2.425,00 3.034,78 3.675,81
Natal - RN 1.412 - 2.013 1.473,46 1.412,00 1.412,00 1.661,69 2.012,69
Londrina - PR 1.501 - 2.996 1.921,32 1.501,13 1.800,00 2.473,80 2.996,34
Campinas - SP 1.634 - 3.932 2.201,12 1.634,07 1.900,00 3.246,40 3.932,14
Diadema - SP 1.507 - 3.187 1.846,06 1.506,69 1.659,00 2.631,08 3.186,84
Barueri - SP 1.606 - 4.670 2.555,37 1.606,31 2.261,00 3.855,77 4.670,22
Uberlândia - MG 1.418 - 2.949 1.774,99 1.417,75 1.522,13 2.434,50 2.948,74
Palhoça - SC 1.768 - 2.994 1.997,08 1.768,00 1.846,00 2.471,83 2.993,96
Guarulhos - SP 1.778 - 3.389 2.162,73 1.777,82 1.977,00 2.797,64 3.388,58


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.533 - 3.589 2.076,73 1.533,14 1.904,00 2.963,18 3.589,09
Minas Gerais 1.414 - 3.307 1.841,97 1.414,25 1.571,00 2.730,34 3.307,07
Paraná 1.569 - 3.345 2.018,20 1.569,20 1.825,00 2.762,02 3.345,44
Santa Catarina 1.585 - 3.482 2.064,80 1.584,59 1.853,00 2.875,05 3.482,34
Rio Grande do Sul 1.465 - 2.990 1.831,26 1.464,59 1.700,00 2.468,56 2.989,99
Rio de Janeiro 1.481 - 11.218 3.557,42 1.481,23 1.709,00 9.261,48 11.217,78
Goiás 1.413 - 4.653 2.217,12 1.413,47 1.720,00 3.841,26 4.652,65
Pernambuco 1.442 - 3.303 1.864,22 1.442,00 1.576,00 2.727,38 3.303,49
Distrito Federal 1.422 - 2.461 1.634,76 1.422,08 1.510,00 2.031,53 2.460,65
Mato Grosso 1.412 - 3.251 1.852,37 1.412,42 1.567,00 2.683,89 3.250,81
Ceará 1.412 - 3.593 1.873,62 1.412,00 1.550,00 2.966,48 3.593,09
Pará 1.463 - 3.520 2.072,11 1.462,84 1.908,00 2.906,23 3.520,11
Bahia 1.412 - 3.746 1.892,37 1.412,00 1.486,00 3.093,00 3.746,33
Espírito Santo 1.443 - 3.043 1.785,22 1.443,25 1.572,00 2.512,70 3.043,46
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.101 1.490,81 1.412,00 1.412,00 1.734,61 2.101,01
Paraíba 1.412 - 2.030 1.509,89 1.412,00 1.510,00 1.675,95 2.029,96
Mato Grosso do Sul 1.482 - 2.922 1.822,43 1.481,54 1.689,00 2.412,38 2.921,95
Amazonas 1.413 - 2.729 1.688,63 1.412,80 1.558,00 2.253,20 2.729,14
Sergipe 1.412 - 2.961 1.743,95 1.412,00 1.570,00 2.444,44 2.960,78
Rondônia 1.423 - 2.698 1.696,58 1.422,67 1.600,00 2.227,56 2.698,08
Maranhão 1.425 - 2.618 1.656,59 1.424,50 1.482,00 2.161,13 2.617,62
Tocantins 1.423 - 3.027 1.753,80 1.423,20 1.460,00 2.498,90 3.026,75
Piauí 1.412 - 2.595 1.687,18 1.412,00 1.600,00 2.142,50 2.595,06
Acre 1.412 - 4.530 1.943,27 1.412,00 1.412,00 3.740,00 4.530,00
Alagoas 1.412 - 3.596 1.739,40 1.412,00 1.412,00 2.968,50 3.595,54
Amapá 1.412 - 2.216 1.547,38 1.412,00 1.447,00 1.829,50 2.215,95
Roraima 1.427 - 1.728 1.427,00 1.427,00 1.427,00 1.427,00 1.728,43


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de instalação (equipamentos de rádio)

Técnicos em áudio devem:

  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • tratar registros sonoros;
  • operar sistemas de sonorização;
  • comunicar-se;
  • operar sistemas de gravação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • compilar registros sonoros;
  • executar músicas e arquivos sonoros;

  • Atividades

    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • selecionar estilos musicais;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • editar registros sonoros;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • monitorar sinais gravados;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • equalizar registros sonoros;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • lidar com imprevistos;
    • passar o som (sound check);
    • discutir briefing do evento;
    • inserir áudio descrição;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • configurar sistemas de gravação;
    • trabalhar com precisão;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • gerenciar repertório;
    • demonstrar criatividade;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • selecionar registros sonoros;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • adequar repertório ao público;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • demonstrar concentração;
    • analisar sinais de áudio;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • divulgar trabalho;
    • sugerir fornecedores;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • organizar repertório;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • demonstrar flexibilidade;
    • mixar músicas;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • limpar equipamentos;
    • mixar banda musical;
    • selecionar repertório;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • gerar master;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • demonstrar paciência;
    • conduzir a pista;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • interagir com o público;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • trabalhar em equipe;
    • participar de reunião com área de produção;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • mapear pistas de gravação;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • orçar evento;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • minimizar ruídos e distorções;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • operar equipamentos específicos;
    • interagir com áreas afins;
    • embalar equipamentos;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • identificar público alvo;
    • orientar microfonista e assistente;
    • demonstrar iniciativa;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • definir mapa de palco e input list;
    • trabalhar sob pressão;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • analisar ambiente de gravação;
    • cumprir roteiro do evento;
    • definir padrões de sincronismo;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);


    Setores que mais contratam Auxiliar de instalação (equipamentos de rádio) no mercado de trabalho

    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Instalação e manutenção elétrica
    • Produção musical
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Aluguel de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário, exceto andaimes
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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