Salário para o cargo de Operador de gravação (trilha sonora para filmes)
CBO 3741-05 > Técnicos em áudio

Operador de gravação (trilha sonora para filmes) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Operador de gravação (trilha sonora para filmes)

Um Operador de gravação (trilha sonora para filmes) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.169,64 e R$ 4.219,09, com a média salarial de R$ 1.913,55 e o salário mediana em R$ 1.582,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de gravação (trilha sonora para filmes)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.913,55 22.962,57 478,39 9,46
1º Quartil 1.169,64 14.035,67 292,41 5,78
Salário Mediana 1.582,02 18.984,24 395,51 7,82
3º Quartil 3.217,66 38.611,93 804,42 15,90
Teto Salarial 4.219,09 50.629,12 1.054,77 20,85


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.288 - 4.655 2.150,87 1.287,77 1.650,00 3.842,83 4.654,55
Brasília - DF 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro - RJ 1.366 - 4.423 2.199,58 1.366,32 1.760,00 3.651,43 4.422,72
Florianópolis - SC 1.824 - 5.384 3.332,78 1.824,43 3.894,63 4.444,83 5.383,71
Serra - ES 1.144 - 1.451 1.159,28 1.143,93 1.143,93 1.198,07 1.451,14
Curitiba - PR 1.370 - 2.763 1.703,10 1.370,25 1.469,43 2.281,35 2.763,23
Belo Horizonte - MG 1.142 - 3.632 2.031,41 1.141,62 1.821,81 2.998,84 3.632,28
Birigui - SP 1.119 - 1.496 1.148,55 1.118,51 1.120,34 1.235,01 1.495,88
Jundiaí - SP 1.474 - 1.983 1.579,62 1.473,72 1.637,00 1.637,00 1.982,78
Manaus - AM 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Fortaleza - CE 1.194 - 2.543 1.704,65 1.194,00 1.942,44 2.099,38 2.542,83
Ribeirão Preto - SP 1.350 - 2.919 1.706,62 1.350,00 1.500,16 2.409,65 2.918,64
Cotia - SP 1.328 - 4.239 2.440,54 1.327,69 2.550,00 3.500,00 4.239,31
Porto Alegre - RS 1.589 - 3.654 2.086,22 1.588,74 1.650,00 3.016,68 3.653,89
Campinas - SP 1.289 - 3.830 1.973,08 1.288,93 1.508,89 3.162,00 3.829,91
Mauá - SP 1.623 - 2.632 1.918,84 1.623,38 1.939,40 2.173,16 2.632,20
Vitoria - ES 1.188 - 3.035 1.463,51 1.188,31 1.227,34 2.505,66 3.034,93
Campo Grande - MS 1.045 - 3.061 1.310,35 1.045,00 1.045,00 2.527,46 3.061,34
Uberlândia - MG 1.530 - 4.239 1.968,84 1.530,00 1.580,19 3.500,00 4.239,31
Maringá - PR 1.469 - 2.645 1.769,16 1.469,42 1.658,10 2.183,66 2.644,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.221 - 3.998 1.941,85 1.220,70 1.590,00 3.301,03 3.998,30
Santa Catarina 1.295 - 5.127 2.719,04 1.295,16 2.300,00 4.233,22 5.127,40
Distrito Federal 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro 1.348 - 4.296 2.159,64 1.347,85 1.701,00 3.546,75 4.295,93
Paraná 1.333 - 2.913 1.745,51 1.333,06 1.619,77 2.405,34 2.913,42
Minas Gerais 1.105 - 3.569 1.865,06 1.104,80 1.684,97 2.946,42 3.568,79
Espírito Santo 1.144 - 2.112 1.297,55 1.143,93 1.188,31 1.743,37 2.111,62
Rio Grande do Sul 1.097 - 3.160 1.596,48 1.097,25 1.343,00 2.608,86 3.159,93
Rondônia 1.045 - 2.160 1.259,90 1.045,00 1.135,00 1.783,54 2.160,28
Ceará 1.194 - 2.509 1.730,56 1.194,00 1.971,22 2.071,45 2.509,00
Amazonas 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Mato Grosso 1.045 - 2.962 1.522,31 1.045,00 1.435,29 2.445,50 2.962,06
Mato Grosso do Sul 1.045 - 2.439 1.301,94 1.045,00 1.045,03 2.013,73 2.439,09
Bahia 1.108 - 2.224 1.389,67 1.107,77 1.188,16 1.836,38 2.224,28
Roraima 1.085 - 1.659 1.322,50 1.085,00 1.370,00 1.370,00 1.659,39
Pará 1.100 - 1.670 1.172,35 1.100,00 1.141,65 1.378,41 1.669,57
Goiás 1.200 - 3.164 1.868,31 1.200,00 1.800,00 2.612,50 3.164,34
Pernambuco 2.467 - 3.314 2.541,35 2.467,19 2.467,20 2.735,72 3.313,59


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de gravação (trilha sonora para filmes)

Técnicos em áudio devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • compilar registros sonoros;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • operar sistemas de gravação;
  • operar sistemas de sonorização;
  • tratar registros sonoros;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • limpar equipamentos;
    • selecionar repertório;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • mixar músicas;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • definir mapa de palco e input list;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • mixar banda musical;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • analisar ambiente de gravação;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • conduzir a pista;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • operar equipamentos específicos;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • demonstrar iniciativa;
    • equalizar registros sonoros;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • selecionar registros sonoros;
    • trabalhar com precisão;
    • organizar repertório;
    • lidar com imprevistos;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • cumprir roteiro do evento;
    • divulgar trabalho;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • demonstrar concentração;
    • demonstrar criatividade;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • interagir com áreas afins;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • trabalhar sob pressão;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • mapear pistas de gravação;
    • embalar equipamentos;
    • editar registros sonoros;
    • adequar repertório ao público;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • configurar sistemas de gravação;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • identificar público alvo;
    • selecionar estilos musicais;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • definir padrões de sincronismo;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • gerenciar repertório;
    • inserir áudio descrição;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • orçar evento;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • trabalhar em equipe;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • analisar sinais de áudio;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • gerar master;
    • orientar microfonista e assistente;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • demonstrar paciência;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • participar de reunião com área de produção;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • passar o som (sound check);
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • monitorar sinais gravados;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • discutir briefing do evento;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • demonstrar flexibilidade;
    • interagir com o público;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • sugerir fornecedores;


    Setores que mais contratam Operador de gravação (trilha sonora para filmes) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Edição de livros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social