Salário para o cargo de Crecheira
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Crecheira - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Crecheira

Um Crecheira trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.150,09 e R$ 2.955,86, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Crecheira

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.150,09 13.801,04 287,52 5,66
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.254,26 27.051,16 563,57 11,09
Teto Salarial 2.955,86 35.470,30 738,96 14,54


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Crecheira

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • avaliar desempenho dos alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • preparar material pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • comunicar-se;
  • organizar o trabalho;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • planejar ações didáticas;

  • Atividades

    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • apresentar projeto aos alunos;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • definir objetivos da ação didática;
    • demonstrar sensibilidade;
    • mostrar filmes;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • demonstrar senso de organização;
    • servir alimentação aos alunos;
    • discutir resultados dos projetos;
    • demonstrar paciência;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • utilizar sucata;
    • desenvolver atividades com informática;
    • modelar massas e argila;
    • solicitar material pedagógico;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • elaborar relatórios;
    • trocar roupa dos alunos;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • demonstrar versatilidade;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • demonstrar autocontrole;
    • organizar material pedagógico;
    • recortar materiais;
    • cantar músicas;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • demonstrar afetividade;
    • trocar roupa de cama;
    • construir regras com os alunos;
    • limpar material;
    • corrigir atividades;
    • atualizar-se;
    • dar banho nos alunos;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • confeccionar material pedagógico;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • explicar atividades propostas;
    • apresentar regras da escola;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • registrar observações;
    • trocar fralda dos alunos;
    • auto avaliar-se;
    • estabelecer vínculos;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • higienizar brinquedos;
    • pintar;
    • planejar o roteiro de aula;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • brincar com os alunos;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • contar estórias;
    • ensinar culinária;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • orientar atividades de desenho;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • investigar interesse do aluno;
    • participar de conselhos;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • desenhar;
    • supervisionar refeições;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • preencher diário de classe;
    • alimentar os alunos;
    • contornar situações adversas;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • elaborar estórias com alunos;
    • definir atividades pedagógicas;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • reciclar material;
    • colar materiais;
    • organizar sala de aula;
    • convocar pais e responsáveis;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • administrar biblioteca circulante;
    • elaborar cronograma;
    • preencher fichas de avaliação;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • comprar material pedagógico;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • comentar filmes;
    • preencher agenda;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • trabalhar em equipe;
    • observar o raciocínio lógico;
    • demonstrar criatividade;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • organizar espaços em geral;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • supervisionar recreio;
    • orientar higiene pessoal;
    • observar a socialização;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • organizar eventos na escola;
    • selecionar material didático;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • servir como referencial de conduta;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • interagir com a comunidade;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • participar da definição do horário;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • escrever letras e números;
    • ler textos;
    • reestruturar estratégias;
    • orientar atividades artísticas;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • observar a linguagem;
    • identificar material pedagógico;
    • definir métodos de avaliação;


    Setores que mais contratam Crecheira no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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