Salário para o cargo de Produtor de som (televisão)
CBO 2621-25 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de som (televisão) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de som (televisão)

Um Produtor de som (televisão) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.766,70 e R$ 7.935,07, com a média salarial de R$ 3.361,27 e o salário mediana em R$ 2.479,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de som (televisão)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.361,27 40.335,20 840,32 17,87
1º Quartil 1.766,70 21.200,42 441,68 9,39
Salário Mediana 2.479,16 29.749,92 619,79 13,18
3º Quartil 6.051,62 72.619,48 1.512,91 32,17
Teto Salarial 7.935,07 95.220,84 1.983,77 42,18


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.807 - 11.018 4.578,54 1.806,89 3.635,72 9.096,91 11.018,45
Rio de Janeiro - RJ 1.741 - 11.167 4.485,90 1.741,09 3.683,64 9.219,16 11.166,52
Osasco - SP 2.131 - 9.223 4.211,89 2.131,32 3.371,48 7.614,93 9.223,43
Porto Alegre - RS 1.346 - 3.700 1.919,22 1.345,81 1.556,42 3.054,77 3.700,03
Florianópolis - SC 1.389 - 6.331 2.605,81 1.389,12 1.886,04 5.227,19 6.331,32
Curitiba - PR 1.620 - 4.891 2.616,75 1.620,41 2.367,80 4.038,36 4.891,39
Salvador - BA 1.637 - 4.458 2.451,35 1.636,87 2.261,25 3.680,27 4.457,66
Recife - PE 1.356 - 5.150 2.377,51 1.356,05 1.743,41 4.251,49 5.149,53
Fortaleza - CE 1.579 - 4.441 2.546,43 1.579,15 2.596,06 3.666,64 4.441,14
Manaus - AM 1.416 - 2.663 1.649,49 1.416,10 1.490,61 2.198,30 2.662,64
Goiânia - GO 1.989 - 4.783 2.710,81 1.988,94 2.600,00 3.949,16 4.783,35
Brasília - DF 1.793 - 8.817 4.897,05 1.792,83 5.389,38 7.279,47 8.817,11
Belo Horizonte - MG 2.763 - 6.290 3.962,19 2.762,61 3.596,66 5.193,05 6.289,98
Belém - PA 1.235 - 2.757 1.603,82 1.235,00 1.449,98 2.276,47 2.757,33
Uberlândia - MG 1.508 - 2.988 1.894,30 1.507,56 1.658,71 2.466,56 2.987,58
Aparecida - SP 1.275 - 5.362 2.157,25 1.275,00 1.441,00 4.427,15 5.362,30
João Pessoa - PB 2.028 - 3.682 2.346,50 2.028,25 2.278,50 3.039,57 3.681,62
Jacareí - SP 1.428 - 2.579 1.702,23 1.427,78 1.537,72 2.129,40 2.579,19
Pindamonhangaba - SP 1.428 - 2.520 1.779,51 1.427,78 1.754,37 2.080,44 2.519,89
Teresina - PI 2.020 - 2.557 2.076,75 2.020,00 2.110,80 2.110,80 2.556,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.612 - 9.682 3.932,29 1.612,26 2.992,85 7.993,31 9.681,74
Rio de Janeiro 1.692 - 11.040 4.405,21 1.691,69 3.600,00 9.114,72 11.040,03
Santa Catarina 1.366 - 5.215 2.532,37 1.366,23 2.523,39 4.305,46 5.214,91
Minas Gerais 1.436 - 5.416 2.597,77 1.435,99 2.111,22 4.471,37 5.415,86
Rio Grande do Sul 1.311 - 3.828 1.908,72 1.310,72 1.538,04 3.160,72 3.828,36
Paraná 1.471 - 4.692 2.462,83 1.470,80 2.297,12 3.873,75 4.692,00
Pernambuco 1.296 - 4.551 2.155,48 1.296,21 1.576,95 3.756,94 4.550,52
Bahia 1.358 - 4.190 2.235,21 1.358,17 2.160,36 3.458,88 4.189,50
Pará 1.155 - 2.472 1.496,68 1.154,77 1.300,00 2.041,18 2.472,34
Ceará 1.579 - 4.441 2.546,43 1.579,15 2.596,06 3.666,64 4.441,14
Amazonas 1.416 - 2.663 1.649,49 1.416,10 1.490,61 2.198,30 2.662,64
Goiás 1.989 - 4.783 2.710,81 1.988,94 2.600,00 3.949,16 4.783,35
Paraíba 1.934 - 3.446 2.258,10 1.933,96 2.039,76 2.845,05 3.446,01
Distrito Federal 1.793 - 8.817 4.897,05 1.792,83 5.389,38 7.279,47 8.817,11
Piauí 2.020 - 2.557 2.076,75 2.020,00 2.110,80 2.110,80 2.556,66
Mato Grosso do Sul 1.680 - 2.631 1.922,98 1.680,00 1.993,87 2.172,31 2.631,17
Mato Grosso 1.222 - 3.270 1.724,00 1.222,00 1.600,00 2.700,00 3.270,32


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de som (televisão)

Produtores artísticos e culturais devem:

  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • finalizar produção;

  • Atividades

    • dialogar com equipes artísticas;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • definir cronogramas;
    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • criar roteiro;
    • mixar áudio;
    • orçar projeto;
    • adequar propostas aos recursos;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • pesquisar temáticas;
    • distribuir tarefas;
    • organizar ensaios;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • contratar equipamentos;
    • elaborar relatórios;
    • estudar roteiro;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • analisar qualidade do produto final;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • demonstrar paciência;
    • construir mapa de produção;
    • contratar elenco;
    • editar vídeo;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • gerenciar cronograma;
    • editar áudio;
    • definir temática;
    • gerar animações;
    • contratar locações;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • demonstrar flexibilidade;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • adequar conteúdo;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • identificar público-alvo;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • contratar equipe técnica;
    • administrar conflitos;
    • acompanhar ensaios;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • pesquisar tendências;
    • controlar execução financeira;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • selecionar repertório;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • socializar as informações referentes à produção;
    • definir fluxograma financeiro;
    • criar repertório;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • montar produto final em mídias;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • definir identidade visual do projeto;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • saldar débitos;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • masterizar áudio;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • demonstrar criatividade;
    • definir equipe técnica;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • demonstrar proatividade;
    • contratar equipe e serviços de finalização;


    Setores que mais contratam Produtor de som (televisão) no mercado de trabalho

    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de rádio
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Estúdios cinematográficos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Agências de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: