Salário para o cargo de Especialista em organização de arquivos
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Especialista em organização de arquivos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em organização de arquivos

Um Especialista em organização de arquivos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.680,18 e R$ 4.549,07, com a média salarial de R$ 2.306,76 e o salário mediana em R$ 1.837,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em organização de arquivos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.306,76 27.681,17 576,69 10,72
1º Quartil 1.680,18 20.162,17 420,05 7,80
Salário Mediana 1.837,00 22.044,00 459,25 8,53
3º Quartil 3.469,32 41.631,80 867,33 16,12
Teto Salarial 4.549,07 54.588,87 1.137,27 21,13


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.747 - 4.740 2.335,28 1.747,34 1.837,00 3.913,05 4.739,60
Barueri - SP 1.822 - 2.343 1.857,60 1.821,84 1.837,00 1.934,74 2.343,41
Fortaleza - CE 1.646 - 3.554 2.296,83 1.645,99 2.341,00 2.934,49 3.554,34
Brasília - DF 1.551 - 6.208 3.111,03 1.551,36 2.834,00 5.125,30 6.207,92
Rio de Janeiro - RJ 1.581 - 8.974 3.511,84 1.580,64 2.062,00 7.409,09 8.974,11
Jundiaí - SP 1.837 - 2.247 1.841,54 1.837,00 1.837,00 1.855,50 2.247,44
Belo Horizonte - MG 1.573 - 6.392 3.010,12 1.572,93 2.506,88 5.277,22 6.391,92
Curitiba - PR 1.764 - 4.148 2.186,90 1.764,27 1.816,00 3.425,03 4.148,50
Mesquita - RJ 2.000 - 2.717 2.076,80 2.000,00 2.000,00 2.243,27 2.717,12
Salvador - BA 1.468 - 5.951 2.732,58 1.467,60 2.094,00 4.912,85 5.950,59
Vitoria - ES 2.218 - 6.511 3.627,14 2.217,75 3.300,48 5.375,25 6.510,66
Osasco - SP 1.452 - 4.285 2.064,46 1.451,50 1.614,00 3.538,08 4.285,42
Florianópolis - SC 1.598 - 7.604 3.142,47 1.598,29 2.178,00 6.277,71 7.603,76
Goiânia - GO 1.418 - 2.896 1.686,05 1.418,33 1.500,00 2.390,88 2.895,91
Cuiabá - MT 1.412 - 2.589 1.593,42 1.412,00 1.412,00 2.137,67 2.589,21
Campinas - SP 1.454 - 8.973 2.970,15 1.454,00 1.837,00 7.407,80 8.972,55
São Gonçalo - RJ 1.556 - 2.350 1.721,09 1.556,00 1.696,00 1.940,00 2.349,79
Mairiporã - SP 1.590 - 1.926 1.590,00 1.590,00 1.590,00 1.590,00 1.925,86
Serra - ES 1.467 - 2.998 1.736,59 1.467,00 1.502,00 2.475,09 2.997,90
Porto Alegre - RS 1.514 - 5.875 2.868,78 1.514,25 2.560,50 4.850,50 5.875,07


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.697 - 3.694 2.105,22 1.696,83 1.837,00 3.050,06 3.694,33
Ceará 1.623 - 3.545 2.288,23 1.623,43 2.341,00 2.927,16 3.545,46
Rio de Janeiro 1.582 - 7.471 3.014,10 1.581,59 2.000,00 6.167,89 7.470,74
Minas Gerais 1.440 - 6.902 2.759,35 1.440,17 1.838,00 5.698,44 6.902,12
Distrito Federal 1.551 - 6.208 3.111,03 1.551,36 2.834,00 5.125,30 6.207,92
Paraná 1.454 - 3.409 1.933,54 1.453,64 1.816,00 2.814,56 3.409,08
Santa Catarina 1.644 - 5.114 2.415,63 1.643,81 1.930,50 4.222,24 5.114,11
Espírito Santo 1.471 - 5.556 2.664,18 1.471,05 2.200,00 4.587,41 5.556,41
Bahia 1.447 - 5.853 2.546,34 1.446,77 1.796,00 4.831,97 5.852,63
Goiás 1.427 - 2.775 1.689,45 1.426,62 1.514,50 2.291,10 2.775,05
Mato Grosso 1.412 - 3.270 1.759,29 1.412,00 1.426,00 2.699,97 3.270,28
Rio Grande do Sul 1.591 - 5.148 2.515,00 1.591,25 2.013,00 4.250,00 5.147,73
Mato Grosso do Sul 1.461 - 2.924 1.743,30 1.461,17 1.594,00 2.413,83 2.923,71
Pernambuco 1.412 - 5.119 2.229,30 1.412,00 1.577,00 4.226,65 5.119,44
Pará 1.449 - 5.743 2.447,16 1.448,83 1.777,00 4.741,67 5.743,25
Tocantins 1.412 - 2.350 1.579,61 1.412,00 1.514,00 1.940,16 2.349,98
Maranhão 1.432 - 4.243 2.040,13 1.431,67 1.668,00 3.503,33 4.243,34
Paraíba 1.430 - 3.945 1.978,42 1.429,67 1.520,00 3.257,00 3.944,98
Rio Grande do Norte 1.520 - 4.204 2.116,83 1.520,00 1.691,50 3.470,67 4.203,78
Piauí 1.498 - 3.252 1.953,32 1.498,00 1.791,00 2.684,77 3.251,87
Amazonas 1.498 - 4.103 2.171,38 1.498,00 1.900,00 3.387,50 4.103,04
Sergipe 1.506 - 6.092 4.075,00 1.506,00 5.030,00 5.030,00 6.092,49


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em organização de arquivos

Arquivistas e museólogos devem:

  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • comunicar-se;
  • conservar acervos;
  • dar acesso À informação;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;

  • Atividades

    • identificar fundos de arquivos;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • ordenar documentos;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • ministrar cursos e palestras;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • avaliar documentação;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • descrever as características dos acervos;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • definir a tipologia do documento;
    • preparar visitas técnicas;
    • organizar monitorias;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • identificar documentos e acervos;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • ser meticuloso;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • atender usuários;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • inventariar acervo;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • representar oficialmente a instituição;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • proceder com flexibilidade;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • orientar estagiários;
    • participar de conselhos profissionais;
    • catalogar documentos/acervos;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • descartar documentos de arquivo;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • evidenciar senso de organização;
    • classificar documentos de arquivo;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • monitorar as condições ambientais;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • proceder com criatividade;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • planejar a exposição;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • administrar prazos;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • coordenar exposições;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • armazenar documentos/acervos;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • atualizar-se;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • redigir a correspondência oficial;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • negociar parcerias e produtos;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • selecionar documentos para exposição;
    • registrar documentos de arquivo;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • organizar museus;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • higienizar documentos/acervos;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • codificar documentos de arquivo;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • divulgar o acervo;
    • orientar as políticas do acervo;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • preparar material educativo;
    • determinar discurso expositivo;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • representar a informação;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • elaborar plano de classificação;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • definir o perfil do museu;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • trabalhar em equipe;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;


    Setores que mais contratam Especialista em organização de arquivos no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de contabilidade
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Serviços de microfilmagem
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Serviços de engenharia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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