Salário para o cargo de Oficial do registro civil de pessoas naturais
CBO 2413-15 > Tabeliães e registradores

Oficial do registro civil de pessoas naturais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.

Quanto ganha um Oficial do registro civil de pessoas naturais

Um Oficial do registro civil de pessoas naturais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.482,23 e R$ 9.964,30, com a média salarial de R$ 3.610,18 e o salário mediana em R$ 1.850,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Oficial do registro civil de pessoas naturais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.610,18 43.322,15 902,54 17,46
1º Quartil 1.482,23 17.786,71 370,56 7,17
Salário Mediana 1.850,00 22.200,00 462,50 8,95
3º Quartil 7.599,20 91.190,43 1.899,80 36,76
Teto Salarial 9.964,30 119.571,63 2.491,08 48,20


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências jurídicas
      • Advogados, procuradores, tabeliães
        • Tabeliães e registradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Itaboraí - RJ 1.503 - 1.820 1.503,00 1.503,00 1.503,00 1.503,00 1.820,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.412 - 32.323 7.258,53 1.412,00 2.062,00 26.686,00 32.322,88
Bahia 1.412 - 6.696 2.457,59 1.412,00 1.412,00 5.528,00 6.695,68
Rio de Janeiro 1.503 - 1.940 1.524,21 1.503,00 1.503,00 1.602,00 1.940,39
São Paulo 1.875 - 7.461 2.899,00 1.875,00 2.080,00 6.160,00 7.461,18


Principais locais de trabalho

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).


O que é preciso para trabalhar na área dos Tabeliães e registradores

O exercício desse cargo requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.


Funções e atividades do Oficial do registro civil de pessoas naturais

Tabeliães e registradores devem:

  • conservar acervo;
  • prestar informações;
  • formalizar juridicamente a vontade das partes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • registrar atos e fatos jurídicos;
  • aconselhar o usuário do serviço;
  • autenticar documentos e fatos;
  • gerir a serventia (tabelionato e registro);

  • Atividades

    • decidir rapidamente;
    • ouvir o usuário;
    • fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal;
    • informar entidades e associações de crédito de informações sobre protestos lavrados e cancelado;
    • empregar criatividade;
    • examinar documentos;
    • averbar alterações de contratos sociais e atas;
    • verificar capacidade e identificação dos usuários;
    • registrar a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos;
    • contratar funcionários e serviços de terceiros;
    • orientar sobre documentos obrigatórios;
    • registrar embarcações marítimas;
    • manter-se atualizado;
    • sensibilizar-se com aspectos sociais;
    • agir eticamente;
    • cancelar registros;
    • receber pagamentos de títulos;
    • matricular imóveis;
    • compor acervo segundo critérios práticos;
    • treinar pessoal;
    • certificar a veracidade das cópias conforme original;
    • registrar contratos marítimos;
    • registrar títulos e documentos;
    • analisar a vontade do usuário;
    • ler o ato ao usuário;
    • lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros;
    • registrar óbitos;
    • registrar operações imobiliárias;
    • participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil;
    • registrar chancelas mecânicas;
    • fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
    • preparar condições ambientais para conservação do acervo;
    • escriturar a contabilidade da serventia;
    • protocolar títulos;
    • esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos;
    • empreender inovações;
    • contratar serviços de terceiros;
    • guardar sigilo;
    • atuar com eficiência;
    • registrar casamentos;
    • fiscalizar o pagamento de tributos;
    • coordenar os serviços;
    • arquivar certidões e guias de impostos;
    • certificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • aprovar testamento cerrado;
    • escrever corretamente;
    • selecionar funcionários;
    • desenvolver relacionamentos sociais positivos;
    • registrar protesto de títulos;
    • averbar alterações de registros de títulos e documentos;
    • averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos;
    • acatar sustações judiciais e desistências de protesto;
    • registrar capacidade civil e ausência;
    • expressar-se com clareza;
    • administrar acervo;
    • averbar alterações de estado civil;
    • expedir intimações;
    • prenotar títulos;
    • raciocinar logicamente;
    • apontar soluções para problemas;
    • adequar espaço físico;
    • verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • promover atualização dos funcionários;
    • autenticar livros;
    • registrar nascimentos;
    • elaborar informações estatísticas;
    • colher assinaturas dos usuários;
    • comunicar cumprimento de determinação judicial;
    • arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
    • agir com equilíbrio emocional;
    • registrar sociedades civis, associações e fundações;
    • fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras;
    • averbar alterações nos registros de distribuições;
    • responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
    • agir com urbanidade;
    • emitir notificações;
    • recolher tributos dos usuários;
    • pagar tributos;
    • adquirir equipamentos;
    • fornecer certidões;
    • matricular empresas de radiodifusão, jornais, revistas e outros periódicos;
    • fornecer informações verbais;
    • recomendar busca de certidões negativas complementares de bens e pessoas;
    • selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
    • suportar pressões externas;
    • definir espaço físico de acomodação do acervo;
    • reconhecer firmas, letras e chancelas;
    • lavrar protestos de títulos;
    • verificar conformidade do ato à vontade do usuário;
    • redigir atas notariais;
    • registrar escritos particulares;
    • fazer uso da paciência;
    • agir com imparcialidade;


    Setores que mais contratam Oficial do registro civil de pessoas naturais no mercado de trabalho

    • Cartórios
    • Fabricação de produtos de papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado para uso comercial e de escritório, exceto formulário contínuo
    • Atividades auxiliares da justiça
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Cabeleireiros
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Confecção de roupas profissionais, exceto sob medida




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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