Salário para o cargo de Registrador imobiliário
CBO 2413-25 > Tabeliães e registradores

Registrador imobiliário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.

Quanto ganha um Registrador imobiliário

Um Registrador imobiliário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.359,82 e R$ 16.056,08, com a média salarial de R$ 6.154,38 e o salário mediana em R$ 4.050,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Registrador imobiliário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.154,38 73.852,59 1.538,60 28,88
1º Quartil 2.359,82 28.317,86 589,96 11,07
Salário Mediana 4.050,00 48.600,00 1.012,50 19,01
3º Quartil 12.245,05 146.940,65 3.061,26 57,46
Teto Salarial 16.056,08 192.672,99 4.014,02 75,35


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências jurídicas
      • Advogados, procuradores, tabeliães
        • Tabeliães e registradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Goianésia - GO 1.606 - 3.204 2.268,20 1.606,00 2.645,00 2.645,00 3.203,70
Cafelândia - SP 1.626 - 7.034 2.992,00 1.626,00 2.021,00 5.807,50 7.034,22
Palmeira das Missões - RS 2.344 - 16.352 5.407,33 2.344,00 3.850,00 13.500,00 16.351,61
Pitanga - PR 2.862 - 9.084 5.181,00 2.862,00 5.181,00 7.500,00 9.084,23


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.820 - 25.981 8.760,32 1.820,40 5.403,50 21.450,20 25.981,13
São Paulo 1.835 - 13.090 4.995,25 1.835,00 3.920,00 10.807,60 13.090,49
Goiás 1.671 - 10.655 3.721,67 1.670,67 2.645,00 8.797,00 10.655,19
Rio Grande do Sul 2.285 - 24.400 6.902,09 2.285,00 4.800,00 20.145,00 24.400,23
Santa Catarina 5.262 - 17.457 10.262,44 5.262,00 10.775,00 14.413,00 17.457,46
Bahia 1.412 - 6.750 2.746,63 1.412,00 1.725,00 5.572,50 6.749,58
Paraná 2.862 - 9.084 5.181,00 2.862,00 5.181,00 7.500,00 9.084,23
Tocantins 7.812 - 15.414 11.743,20 7.812,00 12.726,00 12.726,00 15.414,11


Principais locais de trabalho

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).


O que é preciso para trabalhar na área dos Tabeliães e registradores

O exercício desse cargo requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.


Funções e atividades do Registrador imobiliário

Tabeliães e registradores devem:

  • formalizar juridicamente a vontade das partes;
  • prestar informações;
  • aconselhar o usuário do serviço;
  • autenticar documentos e fatos;
  • gerir a serventia (tabelionato e registro);
  • registrar atos e fatos jurídicos;
  • conservar acervo;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • compor acervo segundo critérios práticos;
    • fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras;
    • autenticar livros;
    • registrar títulos e documentos;
    • adquirir equipamentos;
    • cancelar registros;
    • registrar capacidade civil e ausência;
    • averbar alterações de contratos sociais e atas;
    • comunicar cumprimento de determinação judicial;
    • elaborar informações estatísticas;
    • recolher tributos dos usuários;
    • treinar pessoal;
    • escriturar a contabilidade da serventia;
    • verificar capacidade e identificação dos usuários;
    • fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
    • registrar chancelas mecânicas;
    • agir com equilíbrio emocional;
    • averbar alterações nos registros de distribuições;
    • agir eticamente;
    • recomendar busca de certidões negativas complementares de bens e pessoas;
    • selecionar funcionários;
    • empreender inovações;
    • acatar sustações judiciais e desistências de protesto;
    • aprovar testamento cerrado;
    • fiscalizar o pagamento de tributos;
    • pagar tributos;
    • atuar com eficiência;
    • registrar embarcações marítimas;
    • manter-se atualizado;
    • decidir rapidamente;
    • registrar a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos;
    • certificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • averbar alterações de registros de títulos e documentos;
    • registrar contratos marítimos;
    • verificar conformidade do ato à vontade do usuário;
    • promover atualização dos funcionários;
    • orientar sobre documentos obrigatórios;
    • matricular imóveis;
    • verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • registrar óbitos;
    • guardar sigilo;
    • raciocinar logicamente;
    • empregar criatividade;
    • arquivar certidões e guias de impostos;
    • expressar-se com clareza;
    • expedir intimações;
    • sensibilizar-se com aspectos sociais;
    • receber pagamentos de títulos;
    • registrar casamentos;
    • participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil;
    • analisar a vontade do usuário;
    • suportar pressões externas;
    • averbar alterações de estado civil;
    • arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
    • registrar escritos particulares;
    • fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal;
    • desenvolver relacionamentos sociais positivos;
    • escrever corretamente;
    • esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos;
    • fornecer certidões;
    • ler o ato ao usuário;
    • colher assinaturas dos usuários;
    • coordenar os serviços;
    • registrar operações imobiliárias;
    • prenotar títulos;
    • informar entidades e associações de crédito de informações sobre protestos lavrados e cancelado;
    • selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
    • preparar condições ambientais para conservação do acervo;
    • contratar funcionários e serviços de terceiros;
    • agir com imparcialidade;
    • ouvir o usuário;
    • reconhecer firmas, letras e chancelas;
    • certificar a veracidade das cópias conforme original;
    • administrar acervo;
    • registrar sociedades civis, associações e fundações;
    • registrar nascimentos;
    • fornecer informações verbais;
    • agir com urbanidade;
    • responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
    • matricular empresas de radiodifusão, jornais, revistas e outros periódicos;
    • redigir atas notariais;
    • lavrar protestos de títulos;
    • adequar espaço físico;
    • protocolar títulos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • emitir notificações;
    • definir espaço físico de acomodação do acervo;
    • registrar protesto de títulos;
    • fazer uso da paciência;
    • averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos;
    • apontar soluções para problemas;
    • lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros;
    • examinar documentos;


    Setores que mais contratam Registrador imobiliário no mercado de trabalho

    • Cartórios
    • Atividades auxiliares da justiça
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Corretagem no aluguel de imóveis
    • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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