Salário para o cargo de Oficial de registro de contratos marítimos
CBO 2413-05 > Tabeliães e registradores

Oficial de registro de contratos marítimos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.

Quanto ganha um Oficial de registro de contratos marítimos

Um Oficial de registro de contratos marítimos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.655,54 e R$ 3.602,20, com a média salarial de R$ 2.096,12 e o salário mediana em R$ 1.837,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Oficial de registro de contratos marítimos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.096,12 25.153,44 524,03 9,53
1º Quartil 1.655,54 19.866,48 413,89 7,53
Salário Mediana 1.837,00 22.044,00 459,25 8,35
3º Quartil 2.974,00 35.688,00 743,50 13,52
Teto Salarial 3.602,20 43.226,40 900,55 16,37


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências jurídicas
      • Advogados, procuradores, tabeliães
        • Tabeliães e registradores

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Principais locais de trabalho

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).


O que é preciso para trabalhar na área dos Tabeliães e registradores

O exercício desse cargo requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.


Funções e atividades do Oficial de registro de contratos marítimos

Tabeliães e registradores devem:

  • prestar informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • autenticar documentos e fatos;
  • gerir a serventia (tabelionato e registro);
  • conservar acervo;
  • formalizar juridicamente a vontade das partes;
  • registrar atos e fatos jurídicos;
  • aconselhar o usuário do serviço;

Atividades

  • fornecer certidões;
  • desenvolver relacionamentos sociais positivos;
  • protocolar títulos;
  • escriturar a contabilidade da serventia;
  • selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
  • cancelar registros;
  • definir espaço físico de acomodação do acervo;
  • examinar documentos;
  • selecionar funcionários;
  • elaborar informações estatísticas;
  • registrar embarcações marítimas;
  • adquirir equipamentos;
  • ouvir o usuário;
  • manter-se atualizado;
  • administrar acervo;
  • responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
  • contratar funcionários e serviços de terceiros;
  • agir com urbanidade;
  • guardar sigilo;
  • agir eticamente;
  • arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
  • apontar soluções para problemas;
  • comunicar cumprimento de determinação judicial;
  • verificar capacidade e identificação dos usuários;
  • analisar a vontade do usuário;
  • decidir rapidamente;
  • escrever corretamente;
  • compor acervo segundo critérios práticos;
  • promover atualização dos funcionários;
  • pagar tributos;
  • fiscalizar o pagamento de tributos;
  • registrar contratos marítimos;
  • arquivar certidões e guias de impostos;
  • orientar sobre documentos obrigatórios;
  • empreender inovações;
  • treinar pessoal;
  • agir com equilíbrio emocional;
  • raciocinar logicamente;
  • contratar serviços de terceiros;
  • expressar-se com clareza;
  • fazer uso da paciência;
  • lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros;
  • fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
  • suportar pressões externas;
  • adequar espaço físico;
  • reconhecer firmas, letras e chancelas;
  • agir com imparcialidade;
  • empregar criatividade;
  • coordenar os serviços;
  • sensibilizar-se com aspectos sociais;
  • prenotar títulos;
  • fornecer informações verbais;
  • preparar condições ambientais para conservação do acervo;
  • atuar com eficiência;


Setores que mais contratam Oficial de registro de contratos marítimos no mercado de trabalho

  • Serviços de engenharia




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