Salário para o cargo de Registrador de contratos marítimos
CBO 2413-05 > Tabeliães e registradores

Registrador de contratos marítimos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.

Quanto ganha um Registrador de contratos marítimos

Um Registrador de contratos marítimos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.660,80 e R$ 4.913,62, com a média salarial de R$ 2.318,95 e o salário mediana em R$ 1.763,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Registrador de contratos marítimos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.318,95 27.827,40 579,74 10,54
1º Quartil 1.660,80 19.929,60 415,20 7,55
Salário Mediana 1.763,00 21.156,00 440,75 8,01
3º Quartil 3.747,33 44.968,00 936,83 17,03
Teto Salarial 4.913,62 58.963,39 1.228,40 22,33


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências jurídicas
      • Advogados, procuradores, tabeliães
        • Tabeliães e registradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brasília - DF 1.750 - 2.276 1.793,20 1.750,00 1.750,00 1.879,00 2.275,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Distrito Federal 1.750 - 2.276 1.793,20 1.750,00 1.750,00 1.879,00 2.275,90


Principais locais de trabalho

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).


O que é preciso para trabalhar na área dos Tabeliães e registradores

O exercício desse cargo requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.


Funções e atividades do Registrador de contratos marítimos

Tabeliães e registradores devem:

  • formalizar juridicamente a vontade das partes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir a serventia (tabelionato e registro);
  • registrar atos e fatos jurídicos;
  • autenticar documentos e fatos;
  • aconselhar o usuário do serviço;
  • prestar informações;
  • conservar acervo;

  • Atividades

    • registrar casamentos;
    • preparar condições ambientais para conservação do acervo;
    • registrar protesto de títulos;
    • suportar pressões externas;
    • arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
    • agir com imparcialidade;
    • agir com equilíbrio emocional;
    • cancelar registros;
    • registrar títulos e documentos;
    • pagar tributos;
    • adequar espaço físico;
    • averbar alterações de registros de títulos e documentos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • certificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • agir com urbanidade;
    • registrar chancelas mecânicas;
    • analisar a vontade do usuário;
    • desenvolver relacionamentos sociais positivos;
    • definir espaço físico de acomodação do acervo;
    • verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
    • recolher tributos dos usuários;
    • registrar sociedades civis, associações e fundações;
    • elaborar informações estatísticas;
    • decidir rapidamente;
    • matricular imóveis;
    • apontar soluções para problemas;
    • registrar capacidade civil e ausência;
    • registrar operações imobiliárias;
    • registrar escritos particulares;
    • participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil;
    • fazer uso da paciência;
    • expressar-se com clareza;
    • reconhecer firmas, letras e chancelas;
    • fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
    • verificar conformidade do ato à vontade do usuário;
    • prenotar títulos;
    • recomendar busca de certidões negativas complementares de bens e pessoas;
    • treinar pessoal;
    • examinar documentos;
    • protocolar títulos;
    • empreender inovações;
    • raciocinar logicamente;
    • fornecer informações verbais;
    • registrar a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos;
    • escriturar a contabilidade da serventia;
    • orientar sobre documentos obrigatórios;
    • expedir intimações;
    • agir eticamente;
    • lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros;
    • fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal;
    • registrar embarcações marítimas;
    • guardar sigilo;
    • empregar criatividade;
    • administrar acervo;
    • contratar funcionários e serviços de terceiros;
    • informar entidades e associações de crédito de informações sobre protestos lavrados e cancelado;
    • lavrar protestos de títulos;
    • colher assinaturas dos usuários;
    • certificar a veracidade das cópias conforme original;
    • comunicar cumprimento de determinação judicial;
    • esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos;
    • escrever corretamente;
    • selecionar funcionários;
    • ouvir o usuário;
    • coordenar os serviços;
    • redigir atas notariais;
    • fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras;
    • fornecer certidões;
    • autenticar livros;
    • arquivar certidões e guias de impostos;
    • ler o ato ao usuário;
    • fiscalizar o pagamento de tributos;
    • adquirir equipamentos;
    • responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
    • registrar contratos marítimos;
    • registrar óbitos;
    • averbar alterações de contratos sociais e atas;
    • emitir notificações;
    • manter-se atualizado;
    • averbar alterações nos registros de distribuições;
    • promover atualização dos funcionários;
    • receber pagamentos de títulos;
    • aprovar testamento cerrado;
    • verificar capacidade e identificação dos usuários;
    • averbar alterações de estado civil;
    • averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos;
    • compor acervo segundo critérios práticos;
    • sensibilizar-se com aspectos sociais;
    • registrar nascimentos;
    • matricular empresas de radiodifusão, jornais, revistas e outros periódicos;
    • atuar com eficiência;
    • acatar sustações judiciais e desistências de protesto;


    Setores que mais contratam Registrador de contratos marítimos no mercado de trabalho

    • Serviços de engenharia
    • Agências de viagens
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de medicamentos veterinários
    • Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente
    • Preparação e fiação de fibras de algodão
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Obras de montagem industrial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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