Salário para o cargo de Registrador civil de pessoas naturais
CBO 2413-15 > Tabeliães e registradores

Registrador civil de pessoas naturais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.

Quanto ganha um Registrador civil de pessoas naturais

Um Registrador civil de pessoas naturais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.482,23 e R$ 9.964,30, com a média salarial de R$ 3.610,18 e o salário mediana em R$ 1.850,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Registrador civil de pessoas naturais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.610,18 43.322,15 902,54 17,46
1º Quartil 1.482,23 17.786,71 370,56 7,17
Salário Mediana 1.850,00 22.200,00 462,50 8,95
3º Quartil 7.599,20 91.190,43 1.899,80 36,76
Teto Salarial 9.964,30 119.571,63 2.491,08 48,20


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências jurídicas
      • Advogados, procuradores, tabeliães
        • Tabeliães e registradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Itaboraí - RJ 1.503 - 1.820 1.503,00 1.503,00 1.503,00 1.503,00 1.820,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.412 - 32.323 7.258,53 1.412,00 2.062,00 26.686,00 32.322,88
Bahia 1.412 - 6.696 2.457,59 1.412,00 1.412,00 5.528,00 6.695,68
Rio de Janeiro 1.503 - 1.940 1.524,21 1.503,00 1.503,00 1.602,00 1.940,39
São Paulo 1.875 - 7.461 2.899,00 1.875,00 2.080,00 6.160,00 7.461,18


Principais locais de trabalho

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).


O que é preciso para trabalhar na área dos Tabeliães e registradores

O exercício desse cargo requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.


Funções e atividades do Registrador civil de pessoas naturais

Tabeliães e registradores devem:

  • formalizar juridicamente a vontade das partes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • conservar acervo;
  • prestar informações;
  • autenticar documentos e fatos;
  • gerir a serventia (tabelionato e registro);
  • aconselhar o usuário do serviço;
  • registrar atos e fatos jurídicos;

  • Atividades

    • analisar a vontade do usuário;
    • ouvir o usuário;
    • pagar tributos;
    • orientar sobre documentos obrigatórios;
    • matricular imóveis;
    • receber pagamentos de títulos;
    • promover atualização dos funcionários;
    • matricular empresas de radiodifusão, jornais, revistas e outros periódicos;
    • fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
    • participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil;
    • compor acervo segundo critérios práticos;
    • manter-se atualizado;
    • suportar pressões externas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • lavrar protestos de títulos;
    • comunicar cumprimento de determinação judicial;
    • registrar títulos e documentos;
    • verificar conformidade do ato à vontade do usuário;
    • apontar soluções para problemas;
    • emitir notificações;
    • elaborar informações estatísticas;
    • registrar nascimentos;
    • guardar sigilo;
    • agir com urbanidade;
    • examinar documentos;
    • redigir atas notariais;
    • registrar embarcações marítimas;
    • decidir rapidamente;
    • verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • registrar chancelas mecânicas;
    • empreender inovações;
    • contratar funcionários e serviços de terceiros;
    • agir eticamente;
    • registrar capacidade civil e ausência;
    • sensibilizar-se com aspectos sociais;
    • adequar espaço físico;
    • recomendar busca de certidões negativas complementares de bens e pessoas;
    • lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros;
    • prenotar títulos;
    • registrar contratos marítimos;
    • responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
    • escriturar a contabilidade da serventia;
    • protocolar títulos;
    • certificar a veracidade das cópias conforme original;
    • fornecer informações verbais;
    • colher assinaturas dos usuários;
    • averbar alterações nos registros de distribuições;
    • ler o ato ao usuário;
    • averbar alterações de registros de títulos e documentos;
    • fiscalizar o pagamento de tributos;
    • desenvolver relacionamentos sociais positivos;
    • fornecer certidões;
    • registrar operações imobiliárias;
    • adquirir equipamentos;
    • informar entidades e associações de crédito de informações sobre protestos lavrados e cancelado;
    • selecionar funcionários;
    • registrar óbitos;
    • escrever corretamente;
    • aprovar testamento cerrado;
    • treinar pessoal;
    • registrar casamentos;
    • averbar alterações de contratos sociais e atas;
    • reconhecer firmas, letras e chancelas;
    • preparar condições ambientais para conservação do acervo;
    • fazer uso da paciência;
    • averbar alterações de estado civil;
    • expedir intimações;
    • recolher tributos dos usuários;
    • administrar acervo;
    • coordenar os serviços;
    • agir com equilíbrio emocional;
    • arquivar certidões e guias de impostos;
    • registrar escritos particulares;
    • certificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • registrar sociedades civis, associações e fundações;
    • cancelar registros;
    • verificar capacidade e identificação dos usuários;
    • arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
    • definir espaço físico de acomodação do acervo;
    • selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
    • averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos;
    • autenticar livros;
    • fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras;
    • atuar com eficiência;
    • raciocinar logicamente;
    • agir com imparcialidade;
    • registrar protesto de títulos;
    • esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos;
    • empregar criatividade;
    • expressar-se com clareza;
    • acatar sustações judiciais e desistências de protesto;
    • registrar a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos;
    • fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal;


    Setores que mais contratam Registrador civil de pessoas naturais no mercado de trabalho

    • Cartórios
    • Fabricação de produtos de papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado para uso comercial e de escritório, exceto formulário contínuo
    • Atividades auxiliares da justiça
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Cabeleireiros
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Confecção de roupas profissionais, exceto sob medida




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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