Salário para o cargo de Professor de filosofia do ensino superior
CBO 2347-35 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de filosofia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de filosofia do ensino superior

Um Professor de filosofia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.027,27 e R$ 12.051,42, com a média salarial de R$ 4.725,95 e o salário mediana em R$ 3.293,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filosofia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.725,95 56.711,44 1.181,49 57,08
1º Quartil 2.027,27 24.327,20 506,82 24,48
Salário Mediana 3.293,00 39.516,00 823,25 39,77
3º Quartil 9.190,93 110.291,10 2.297,73 111,00
Teto Salarial 12.051,42 144.617,00 3.012,85 145,54


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.456 - 9.797 3.733,95 1.456,40 2.574,00 8.088,40 9.796,91
São Paulo - SP 1.454 - 9.974 4.626,62 1.454,00 3.860,00 8.234,33 9.973,67
Rio de Janeiro - RJ 1.911 - 23.181 7.609,55 1.911,00 3.823,00 19.138,50 23.181,13
São Leopoldo - RS 1.918 - 7.857 3.882,15 1.918,00 2.463,00 6.487,00 7.857,25
Caxias do Sul - RS 6.727 - 8.148 6.727,00 6.727,00 6.727,00 6.727,00 8.147,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.533 - 10.748 4.324,72 1.532,83 2.859,00 8.874,00 10.748,46
Minas Gerais 1.456 - 13.325 4.426,78 1.456,40 2.854,00 11.001,40 13.325,23
Rio de Janeiro 1.798 - 18.372 5.576,28 1.797,75 3.293,00 15.168,00 18.371,94
Rio Grande do Sul 2.080 - 9.693 5.021,13 2.080,33 6.362,88 8.003,00 9.693,47


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de filosofia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar aula;
  • supervisionar estágios;
  • elaborar plano de ensino;
  • preparar aulas;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;

  • Atividades

    • avaliar execução de pesquisa;
    • avaliar ementas e programas;
    • acompanhar execução do projeto;
    • identificar demandas da sociedade;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • analisar resultados de avaliações;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • manter-se atualizado;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • definir perfil profissional;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • construir política de estágio;
    • exercer papéis de cidadania;
    • pesquisar bibliografia;
    • realizar leituras;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • indicar bibliografia;
    • orientar formulação do projeto;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • demonstrar criatividade;
    • controlar frequência;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • examinar produto final;
    • definir política de capacitação docente;
    • elaborar material didático;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • organizar publicações;
    • prestar consultoria;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • rever prática docente;
    • orientar formação de acervos;
    • executar pesquisas;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • definir ementas e programas;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • dar entrevistas;
    • definir objetivos da disciplina;
    • comentar resultados de avaliações;
    • elaborar relatórios;
    • organizar atividades didáticas;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • realizar reuniões de orientação;
    • identificar campos de estágio;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • verificar frequência;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • selecionar recursos humanos;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • organizar seminários;
    • promover debates;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • integrar comissões;
    • avaliar produção do orientado;
    • responder perguntas;
    • definir atividades extra-sala;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • rever bibliografia;
    • orientar pesquisadores;
    • elaborar projetos de extensão;
    • definir metodologia;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • elaborar textos;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • discutir textos;
    • assessorar projetos de instituições;
    • prestar serviços à comunidade;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • divulgar resultados;
    • prever formas de avaliação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • arguir candidatos à titulação;
    • participar de órgãos colegiados;
    • selecionar bibliografia;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • avaliar provas;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • coordenar cursos;
    • definir perfil dos docentes;
    • examinar relatórios de campo;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • realizar experiências extra-sala;
    • construir currículo do curso;
    • identificar perfil dos docentes;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • definir critérios de avaliação;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • selecionar recursos didáticos;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • sugerir bibliografia;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • provocar reflexões;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • supervisionar atividades de campo;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • montar cronograma;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • elaborar plano de aula;
    • formular questões;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • coordenar programas de estágio;
    • trabalhar com a comunidade;
    • definir perfil dos alunos;
    • coordenar projetos de extensão;


    Setores que mais contratam Professor de filosofia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de organizações religiosas
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: