Salário para o cargo de Professor de biblioteconomia do ensino superior
CBO 2347-15 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de biblioteconomia do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de biblioteconomia do ensino superior

Um Professor de biblioteconomia do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.500,00 e R$ 7.211,77, com a média salarial de R$ 3.500,00 e o salário mediana em R$ 3.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de biblioteconomia do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.500,00 42.000,00 875,00 16,41
1º Quartil 1.500,00 18.000,00 375,00 7,03
Salário Mediana 3.500,00 42.000,00 875,00 16,41
3º Quartil 5.500,00 66.000,00 1.375,00 25,78
Teto Salarial 7.211,77 86.541,18 1.802,94 33,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de biblioteconomia do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • ministrar aula;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • preparar aulas;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • supervisionar estágios;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • elaborar plano de ensino;

  • Atividades

    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • montar cronograma;
    • definir perfil dos alunos;
    • rever bibliografia;
    • realizar leituras;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • executar pesquisas;
    • controlar frequência;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • realizar experiências extra-sala;
    • rever prática docente;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • arguir candidatos à titulação;
    • selecionar recursos humanos;
    • orientar formulação do projeto;
    • organizar atividades didáticas;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • identificar campos de estágio;
    • verificar frequência;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • divulgar resultados;
    • elaborar material didático;
    • identificar perfil dos docentes;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • discutir textos;
    • definir objetivos da disciplina;
    • coordenar projetos de extensão;
    • orientar pesquisadores;
    • definir critérios de avaliação;
    • definir ementas e programas;
    • definir atividades extra-sala;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • avaliar produção do orientado;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • responder perguntas;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • assessorar projetos de instituições;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • construir currículo do curso;
    • analisar resultados de avaliações;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • dar entrevistas;
    • orientar formação de acervos;
    • formular questões;
    • prever formas de avaliação;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • definir perfil dos docentes;
    • selecionar bibliografia;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • avaliar ementas e programas;
    • prestar serviços à comunidade;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • coordenar cursos;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • acompanhar execução do projeto;
    • prestar consultoria;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • supervisionar atividades de campo;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • elaborar projetos de extensão;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • selecionar recursos didáticos;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • manter-se atualizado;
    • construir política de estágio;
    • coordenar programas de estágio;
    • integrar comissões;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • definir política de capacitação docente;
    • trabalhar com a comunidade;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • definir metodologia;
    • promover debates;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • avaliar provas;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • pesquisar bibliografia;
    • identificar demandas da sociedade;
    • participar de órgãos colegiados;
    • comentar resultados de avaliações;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • organizar seminários;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • examinar relatórios de campo;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • provocar reflexões;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • indicar bibliografia;
    • realizar reuniões de orientação;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • exercer papéis de cidadania;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • elaborar plano de aula;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • organizar publicações;
    • demonstrar criatividade;
    • definir perfil profissional;
    • examinar produto final;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • sugerir bibliografia;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • elaborar textos;


    Setores que mais contratam Professor de biblioteconomia do ensino superior no mercado de trabalho

    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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