Salário para o cargo de Professor de literatura portuguesa
CBO 2346-32 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de literatura portuguesa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de literatura portuguesa

Um Professor de literatura portuguesa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.783,73 e R$ 10.436,10, com a média salarial de R$ 3.958,09 e o salário mediana em R$ 2.330,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de literatura portuguesa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.958,09 47.497,07 989,52 34,85
1º Quartil 1.783,73 21.404,70 445,93 15,70
Salário Mediana 2.330,00 27.960,00 582,50 20,51
3º Quartil 7.959,01 95.508,18 1.989,75 70,07
Teto Salarial 10.436,10 125.233,19 2.609,02 91,88


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.448 - 6.526 2.597,63 1.448,00 1.843,50 5.387,50 6.525,50
Belém - PA 1.986 - 13.779 5.401,00 1.986,00 4.809,00 11.376,00 13.778,95
Uberlândia - MG 1.497 - 6.710 3.316,00 1.497,00 3.462,50 5.540,00 6.710,21
Teresina - PI 1.412 - 95.369 19.667,40 1.412,00 2.413,00 78.737,00 95.368,62
Balneário Camboriú - SC 2.471 - 6.146 4.086,40 2.471,00 4.855,00 5.074,00 6.145,78


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.578 - 6.329 3.142,58 1.578,33 2.617,50 5.225,00 6.328,68
São Paulo 1.551 - 2.892 2.078,78 1.550,50 2.257,00 2.388,00 2.892,42
Rio de Janeiro 1.448 - 6.526 2.597,63 1.448,00 1.843,50 5.387,50 6.525,50
Goiás 1.594 - 5.707 2.509,14 1.594,00 2.094,00 4.712,00 5.707,32
Piauí 1.412 - 95.369 16.722,83 1.412,00 2.259,50 78.737,00 95.368,62
Pará 1.986 - 13.779 5.401,00 1.986,00 4.809,00 11.376,00 13.778,95
Santa Catarina 2.471 - 6.146 4.086,40 2.471,00 4.855,00 5.074,00 6.145,78
Bahia 1.881 - 3.367 2.155,60 1.881,00 2.020,00 2.780,00 3.367,22


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de literatura portuguesa

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • orientar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de avaliação;

  • Atividades

    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • elaborar críticas literárias;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • realizar atividades de editoração;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • supervisionar estágios;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • montar equipe de pesquisa;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • elaborar tese de doutorado;
    • planejar orçamento;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • organizar edições diplomáticas;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • relacionar teoria e prática;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • preparar programas de cursos;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • divulgar a produção discente;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • elaborar dicionários;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • elaborar projetos;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • organizar concursos literários;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • definir conteúdos programáticos;
    • promover o estudo de textos;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • elaborar glossários;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • indicar bibliografia;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • programar atividades de pesquisa;
    • organizar edições críticas;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • discutir propostas curriculares;
    • realizar autoavaliação;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • selecionar textos para estudo;
    • distribuir disciplinas;
    • publicar traduções de textos;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • avaliar grade curricular;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • organizar antologias;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • participar da correção de exames;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • publicar trabalhos;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • discutir resultados da produção discente;
    • participar de colegiados;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • escrever verbetes;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • orientar teses de doutorado;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • organizar atlas linguísticos;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • traduzir textos;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;


    Setores que mais contratam Professor de literatura portuguesa no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Outras atividades de ensino
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Astrônomo
    Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

    Astrônomo