Salário para o cargo de Professor de língua francesa
CBO 2346-12 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de língua francesa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de língua francesa

Um Professor de língua francesa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.092,30 e R$ 15.299,90, com a média salarial de R$ 6.465,96 e o salário mediana em R$ 5.204,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua francesa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.465,96 77.591,49 1.616,49 37,87
1º Quartil 3.092,30 37.107,57 773,07 18,11
Salário Mediana 5.204,50 62.454,00 1.301,13 30,48
3º Quartil 11.668,35 140.020,26 2.917,09 68,34
Teto Salarial 15.299,90 183.598,76 3.824,97 89,61


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.644 - 19.299 9.764,50 4.644,29 9.269,00 15.933,43 19.299,05
Pinhais - PR 2.453 - 16.046 7.631,00 2.452,50 6.754,00 13.248,00 16.046,38
Brasília - DF 1.741 - 10.452 4.429,00 1.740,50 3.925,00 8.629,50 10.452,31
Rio de Janeiro - RJ 2.372 - 11.578 5.070,44 2.371,50 3.973,00 9.559,00 11.578,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.244 - 17.919 8.225,86 2.244,11 8.698,50 14.793,89 17.918,80
Rio de Janeiro 2.052 - 10.361 5.143,63 2.051,75 5.077,00 8.554,50 10.361,47
Paraná 2.511 - 14.785 6.370,63 2.510,75 4.827,00 12.206,50 14.784,88
Distrito Federal 1.741 - 10.452 4.429,00 1.740,50 3.925,00 8.629,50 10.452,31


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de língua francesa

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • prestar assessoria e consultoria;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • orientar alunos;
  • realizar atividades de avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • realizar autoavaliação;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • selecionar textos para estudo;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • preparar programas de cursos;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • discutir resultados da produção discente;
    • programar atividades de pesquisa;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • elaborar projetos;
    • promover o estudo de textos;
    • divulgar a produção discente;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • orientar teses de doutorado;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • discutir propostas curriculares;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • elaborar dicionários;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • organizar antologias;
    • montar equipe de pesquisa;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • escrever verbetes;
    • organizar edições diplomáticas;
    • elaborar críticas literárias;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • elaborar glossários;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • organizar atlas linguísticos;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • planejar orçamento;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • organizar concursos literários;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • elaborar tese de doutorado;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • supervisionar estágios;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • participar da correção de exames;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • publicar trabalhos;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • realizar atividades de editoração;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • indicar bibliografia;
    • publicar traduções de textos;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • traduzir textos;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • relacionar teoria e prática;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • definir conteúdos programáticos;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • organizar edições críticas;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • avaliar grade curricular;
    • participar de colegiados;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • distribuir disciplinas;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;


    Setores que mais contratam Professor de língua francesa no mercado de trabalho

    • Ensino médio
    • Ensino de idiomas
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social de rua