Salário para o cargo de Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
CBO 2345-15 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor de pesquisa educacional (ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor de pesquisa educacional (ensino superior)

Um Professor de pesquisa educacional (ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.905,64 e R$ 20.971,77, com a média salarial de R$ 8.769,14 e o salário mediana em R$ 7.421,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de pesquisa educacional (ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.769,14 105.229,67 2.192,28 58,75
1º Quartil 3.905,64 46.867,62 976,41 26,17
Salário Mediana 7.421,00 89.052,00 1.855,25 49,72
3º Quartil 15.993,97 191.927,60 3.998,49 107,16
Teto Salarial 20.971,77 251.661,23 5.242,94 140,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.681 - 24.695 12.423,33 5.680,85 10.606,00 20.388,53 24.695,20
Maringá - PR 1.651 - 22.047 7.621,85 1.650,63 4.321,00 18.202,32 22.047,19
Votuporanga - SP 4.994 - 20.689 9.477,10 4.994,46 7.992,00 17.080,77 20.688,74
Campinas - SP 5.657 - 22.216 10.311,75 5.656,60 8.825,00 18.341,80 22.216,14
Rio de Janeiro - RJ 1.696 - 19.086 8.762,38 1.696,33 9.227,00 15.757,33 19.085,75
Curitiba - PR 5.785 - 17.159 10.397,69 5.785,40 11.112,00 14.166,36 17.158,72
Joinville - SC 4.617 - 17.007 9.178,23 4.617,20 9.658,00 14.040,80 17.006,64
Aracaju - SE 2.107 - 17.540 6.463,84 2.106,50 5.676,00 14.480,75 17.539,52
Balsas - MA 1.501 - 3.401 2.045,00 1.500,50 1.995,00 2.807,75 3.400,83
Caxias do Sul - RS 1.429 - 7.250 2.805,73 1.429,00 1.834,00 5.985,33 7.249,62
Barueri - SP 6.282 - 18.151 10.373,93 6.282,33 8.825,00 14.986,00 18.151,49
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.529,14 9.290,00 9.662,00 9.662,00 11.702,90
Sorocaba - SP 6.616 - 13.835 7.885,42 6.616,00 6.751,50 11.422,67 13.835,48
Salvador - BA 8.133 - 28.327 14.363,92 8.133,33 13.000,00 23.387,00 28.327,04
Uberlândia - MG 2.739 - 3.450 2.768,73 2.739,00 2.739,00 2.848,00 3.449,58
Saquarema - RJ 8.658 - 26.746 13.305,20 8.658,00 10.377,00 22.081,50 26.745,78
Canindé de São Francisco - SE 4.730 - 7.638 5.679,22 4.730,00 5.676,00 6.306,00 7.638,02
São Bernardo do Campo - SP 2.103 - 6.302 3.518,91 2.103,00 3.209,00 5.203,14 6.302,20
Porto Alegre - RS 1.486 - 13.908 4.340,69 1.486,00 2.046,78 11.482,50 13.907,95
Cachoeira - BA 1.711 - 7.560 3.076,71 1.711,00 2.360,00 6.242,00 7.560,50


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.895 - 23.733 11.062,30 4.895,50 9.843,00 19.593,74 23.732,52
Paraná 1.772 - 21.076 8.258,45 1.771,84 8.104,40 17.400,43 21.075,93
Santa Catarina 3.284 - 14.663 8.088,54 3.283,73 9.290,00 12.105,90 14.663,03
Rio de Janeiro 1.863 - 21.469 9.791,51 1.863,33 10.377,00 17.724,56 21.468,51
Rio Grande do Sul 1.429 - 8.450 2.999,29 1.429,00 1.798,00 6.976,38 8.449,99
Minas Gerais 2.472 - 21.952 6.664,00 2.472,43 3.690,00 18.123,71 21.951,99
Bahia 1.549 - 21.138 7.205,43 1.548,71 3.324,50 17.451,57 21.137,87
Sergipe 2.490 - 13.328 6.211,64 2.489,71 5.676,00 11.003,86 13.328,20
Maranhão 1.528 - 4.970 2.360,12 1.528,28 1.995,00 4.103,67 4.970,48
Distrito Federal 3.673 - 14.611 6.591,80 3.673,00 5.685,00 12.063,00 14.611,07
Goiás 5.703 - 10.659 6.941,80 5.703,00 5.703,00 8.800,00 10.658,82


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor de pesquisa educacional (ensino superior)

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • produzir material de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar alunos;
  • participar de atividades administrativas;
  • comunicar-se;
  • atualizar-se na Área;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;

  • Atividades

    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • coordenar estágios;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • avaliar currículos de alunos;
    • atuar em comissões editoriais;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • participar de associações científicas;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • atribuir notas e conceitos;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • gerenciar convênios;
    • demonstrar postura crítica;
    • participar de associações de classe;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • elaborar projetos de extensão;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • atuar em debates;
    • coordenar pesquisas;
    • redigir publicações científicas;
    • organizar coletâneas;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • participar de reuniões;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • coordenar convênios;
    • proferir palestras;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • auto avaliar-se;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • coordenar cursos;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • planejar aulas;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • estudar outros idiomas;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • dialogar com os alunos;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • participar de atividades culturais;
    • exercer cargos de direção;
    • coordenar reuniões;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • produzir artigos para divulgação;
    • participar de colegiados;
    • avaliar material didático;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar publicações;
    • estudar a produção científica da área;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • discutir resultados de avaliação;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • prever fontes de financiamento;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • coordenar eventos;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • avaliar projetos de extensão;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • estudar a legislação educacional;
    • orientar monitores;
    • realizar eventos;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • avaliar cursos;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • demonstrar postura ética;
    • exercer cargos de representação;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • preencher relatórios de atividades;
    • planejar projetos de extensão;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • planejar eventos e seminários;
    • sistematizar conteúdos;
    • planejar estágios;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • atuar em projetos de extensão;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • produzir vídeos;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • elaborar pareceres;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • gerenciar projetos;
    • produzir cartazes;
    • dominar a língua portuguesa;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • participar de comissões;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • produzir transparências;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • desenvolver atividades interativas;
    • avaliar políticas educacionais;
    • mapear campos para estágio;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • coordenar projetos de extensão;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • produzir hipertextos;
    • planejar pesquisas;


    Setores que mais contratam Professor de pesquisa educacional (ensino superior) no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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