Salário para o cargo de Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
CBO 2321-50 > Professores do ensino médio

Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio

Um Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.017,92 e R$ 9.479,35, com a média salarial de R$ 3.994,70 e o salário mediana em R$ 2.875,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.994,70 47.936,36 998,67 28,51
1º Quartil 2.017,92 24.215,00 504,48 14,40
Salário Mediana 2.875,00 34.500,00 718,75 20,52
3º Quartil 7.229,36 86.752,31 1.807,34 51,59
Teto Salarial 9.479,35 113.752,23 2.369,84 67,65


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.783 - 17.698 6.080,60 1.783,43 4.000,00 14.611,49 17.697,87
Rio de Janeiro - RJ 1.786 - 9.145 3.876,05 1.786,45 2.609,50 7.550,18 9.145,01
Londrina - PR 3.708 - 5.721 4.453,19 3.708,31 4.661,00 4.723,09 5.720,74
Salvador - BA 1.656 - 8.174 3.630,88 1.656,36 2.657,00 6.748,14 8.173,55
Curitiba - PR 1.864 - 8.211 4.046,71 1.863,86 4.600,00 6.779,00 8.210,93
Belo Horizonte - MG 1.745 - 16.652 5.430,39 1.745,20 3.036,00 13.748,00 16.651,99
São José do Rio Preto - SP 1.870 - 5.139 2.816,86 1.870,00 2.681,00 4.243,20 5.139,49
Porto Alegre - RS 2.230 - 8.841 4.494,86 2.230,00 4.365,00 7.299,60 8.841,49
Uberlândia - MG 1.851 - 4.266 2.716,81 1.850,80 2.739,00 3.522,21 4.266,21
Santos - SP 1.621 - 7.655 3.368,57 1.620,60 2.620,00 6.320,20 7.655,22
Campinas - SP 1.851 - 17.713 8.154,39 1.850,50 8.478,00 14.623,75 17.712,72
Recife - PE 1.529 - 7.547 3.542,59 1.529,00 2.500,00 6.231,00 7.547,17
Fortaleza - CE 1.844 - 5.544 3.163,62 1.844,33 3.657,00 4.577,33 5.544,20
São Bernardo do Campo - SP 2.630 - 9.660 4.545,46 2.630,33 4.221,00 7.975,33 9.659,96
Brasília - DF 1.997 - 5.581 3.032,83 1.997,00 2.762,00 4.607,33 5.580,54
Rio Branco - AC 1.666 - 3.257 2.060,50 1.666,33 2.031,00 2.689,00 3.257,00
Palhoça - SC 1.542 - 3.437 2.012,27 1.542,00 2.035,00 2.838,00 3.437,47
Natal - RN 2.116 - 4.541 2.799,50 2.116,00 2.686,00 3.749,00 4.540,90
João Pessoa - PB 2.571 - 11.858 7.306,54 2.571,20 9.205,50 9.790,00 11.857,94
Maceió - AL 1.569 - 3.302 1.903,80 1.569,00 1.619,50 2.726,50 3.302,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.740 - 12.618 4.615,18 1.740,19 2.999,00 10.417,83 12.618,39
Rio de Janeiro 1.697 - 8.695 3.717,75 1.697,17 2.609,50 7.178,99 8.695,40
Paraná 1.743 - 6.783 3.737,29 1.743,15 4.520,00 5.600,44 6.783,42
Minas Gerais 1.615 - 9.415 3.736,16 1.615,11 2.770,00 7.773,00 9.414,89
Bahia 1.520 - 7.522 3.218,15 1.520,44 2.603,00 6.210,53 7.522,39
Rio Grande do Sul 1.649 - 8.429 3.975,51 1.648,87 3.320,00 6.958,93 8.428,87
Santa Catarina 1.707 - 8.719 3.646,35 1.707,31 2.589,50 7.198,46 8.718,99
Mato Grosso 2.341 - 9.356 5.062,96 2.340,63 5.163,00 7.724,75 9.356,45
Goiás 1.729 - 8.597 3.524,74 1.728,63 2.271,00 7.097,33 8.596,50
Pará 1.582 - 9.415 4.229,47 1.582,40 3.656,00 7.773,40 9.415,38
Pernambuco 1.497 - 7.318 3.270,32 1.497,00 2.404,00 6.042,20 7.318,49
Espírito Santo 1.512 - 2.651 1.885,18 1.512,00 1.952,00 2.189,00 2.651,38
Rio Grande do Norte 1.737 - 4.204 2.553,40 1.737,33 2.686,00 3.471,00 4.204,18
Acre 1.666 - 3.336 2.088,34 1.666,33 2.031,00 2.754,00 3.335,73
Ceará 1.844 - 5.544 3.165,64 1.844,33 3.424,50 4.577,33 5.544,20
Distrito Federal 1.997 - 5.581 3.032,83 1.997,00 2.762,00 4.607,33 5.580,54
Mato Grosso do Sul 2.074 - 7.998 4.455,00 2.073,50 4.659,50 6.603,00 7.997,75
Alagoas 1.569 - 3.302 1.903,80 1.569,00 1.619,50 2.726,50 3.302,42
Paraíba 2.571 - 11.858 7.306,54 2.571,20 9.205,50 9.790,00 11.857,94
Maranhão 1.658 - 14.648 5.802,11 1.657,50 2.125,00 12.093,50 14.648,01
Tocantins 2.495 - 7.751 4.367,57 2.495,00 4.700,00 6.399,00 7.750,66
Rondônia 1.500 - 5.356 2.803,14 1.500,00 1.700,00 4.422,00 5.356,06
Sergipe 1.540 - 3.387 2.036,17 1.540,00 1.973,00 2.796,00 3.386,60
Piauí 1.800 - 2.632 1.875,40 1.800,00 1.802,00 2.173,00 2.632,00


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • comunicar-se;
  • ensinar;
  • preparar aulas;
  • participar de atividades institucionais;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;

  • Atividades

    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • atender pais e alunos;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • definir o calendário;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • expressar-se com clareza;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • escolher livro didático;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • administrar conflitos;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • medir o conhecimento específico;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • dialogar com os alunos;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • constituir comissões de sindicância;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • requisitar material pedagógico;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • interagir com os alunos;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;


    Setores que mais contratam Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Ensino de idiomas
    • Educação infantil - pré-escola
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades associativas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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