Salário para o cargo de Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
CBO 2321-50 > Professores do ensino médio

Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio

Um Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.017,92 e R$ 9.479,35, com a média salarial de R$ 3.994,70 e o salário mediana em R$ 2.875,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.994,70 47.936,36 998,67 28,51
1º Quartil 2.017,92 24.215,00 504,48 14,40
Salário Mediana 2.875,00 34.500,00 718,75 20,52
3º Quartil 7.229,36 86.752,31 1.807,34 51,59
Teto Salarial 9.479,35 113.752,23 2.369,84 67,65


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.783 - 17.698 6.080,60 1.783,43 4.000,00 14.611,49 17.697,87
Rio de Janeiro - RJ 1.786 - 9.145 3.876,05 1.786,45 2.609,50 7.550,18 9.145,01
Londrina - PR 3.708 - 5.721 4.453,19 3.708,31 4.661,00 4.723,09 5.720,74
Salvador - BA 1.656 - 8.174 3.630,88 1.656,36 2.657,00 6.748,14 8.173,55
Curitiba - PR 1.864 - 8.211 4.046,71 1.863,86 4.600,00 6.779,00 8.210,93
Belo Horizonte - MG 1.745 - 16.652 5.430,39 1.745,20 3.036,00 13.748,00 16.651,99
São José do Rio Preto - SP 1.870 - 5.139 2.816,86 1.870,00 2.681,00 4.243,20 5.139,49
Porto Alegre - RS 2.230 - 8.841 4.494,86 2.230,00 4.365,00 7.299,60 8.841,49
Uberlândia - MG 1.851 - 4.266 2.716,81 1.850,80 2.739,00 3.522,21 4.266,21
Santos - SP 1.621 - 7.655 3.368,57 1.620,60 2.620,00 6.320,20 7.655,22
Campinas - SP 1.851 - 17.713 8.154,39 1.850,50 8.478,00 14.623,75 17.712,72
Recife - PE 1.529 - 7.547 3.542,59 1.529,00 2.500,00 6.231,00 7.547,17
Fortaleza - CE 1.844 - 5.544 3.163,62 1.844,33 3.657,00 4.577,33 5.544,20
São Bernardo do Campo - SP 2.630 - 9.660 4.545,46 2.630,33 4.221,00 7.975,33 9.659,96
Brasília - DF 1.997 - 5.581 3.032,83 1.997,00 2.762,00 4.607,33 5.580,54
Rio Branco - AC 1.666 - 3.257 2.060,50 1.666,33 2.031,00 2.689,00 3.257,00
Palhoça - SC 1.542 - 3.437 2.012,27 1.542,00 2.035,00 2.838,00 3.437,47
Natal - RN 2.116 - 4.541 2.799,50 2.116,00 2.686,00 3.749,00 4.540,90
João Pessoa - PB 2.571 - 11.858 7.306,54 2.571,20 9.205,50 9.790,00 11.857,94
Maceió - AL 1.569 - 3.302 1.903,80 1.569,00 1.619,50 2.726,50 3.302,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.740 - 12.618 4.615,18 1.740,19 2.999,00 10.417,83 12.618,39
Rio de Janeiro 1.697 - 8.695 3.717,75 1.697,17 2.609,50 7.178,99 8.695,40
Paraná 1.743 - 6.783 3.737,29 1.743,15 4.520,00 5.600,44 6.783,42
Minas Gerais 1.615 - 9.415 3.736,16 1.615,11 2.770,00 7.773,00 9.414,89
Bahia 1.520 - 7.522 3.218,15 1.520,44 2.603,00 6.210,53 7.522,39
Rio Grande do Sul 1.649 - 8.429 3.975,51 1.648,87 3.320,00 6.958,93 8.428,87
Santa Catarina 1.707 - 8.719 3.646,35 1.707,31 2.589,50 7.198,46 8.718,99
Mato Grosso 2.341 - 9.356 5.062,96 2.340,63 5.163,00 7.724,75 9.356,45
Goiás 1.729 - 8.597 3.524,74 1.728,63 2.271,00 7.097,33 8.596,50
Pará 1.582 - 9.415 4.229,47 1.582,40 3.656,00 7.773,40 9.415,38
Pernambuco 1.497 - 7.318 3.270,32 1.497,00 2.404,00 6.042,20 7.318,49
Espírito Santo 1.512 - 2.651 1.885,18 1.512,00 1.952,00 2.189,00 2.651,38
Rio Grande do Norte 1.737 - 4.204 2.553,40 1.737,33 2.686,00 3.471,00 4.204,18
Acre 1.666 - 3.336 2.088,34 1.666,33 2.031,00 2.754,00 3.335,73
Ceará 1.844 - 5.544 3.165,64 1.844,33 3.424,50 4.577,33 5.544,20
Distrito Federal 1.997 - 5.581 3.032,83 1.997,00 2.762,00 4.607,33 5.580,54
Mato Grosso do Sul 2.074 - 7.998 4.455,00 2.073,50 4.659,50 6.603,00 7.997,75
Alagoas 1.569 - 3.302 1.903,80 1.569,00 1.619,50 2.726,50 3.302,42
Paraíba 2.571 - 11.858 7.306,54 2.571,20 9.205,50 9.790,00 11.857,94
Maranhão 1.658 - 14.648 5.802,11 1.657,50 2.125,00 12.093,50 14.648,01
Tocantins 2.495 - 7.751 4.367,57 2.495,00 4.700,00 6.399,00 7.750,66
Rondônia 1.500 - 5.356 2.803,14 1.500,00 1.700,00 4.422,00 5.356,06
Sergipe 1.540 - 3.387 2.036,17 1.540,00 1.973,00 2.796,00 3.386,60
Piauí 1.800 - 2.632 1.875,40 1.800,00 1.802,00 2.173,00 2.632,00


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • ensinar;
  • participar de atividades institucionais;
  • preparar aulas;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • medir o conhecimento específico;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • dialogar com os alunos;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • atender pais e alunos;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • definir o calendário;
    • constituir comissões de sindicância;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • expressar-se com clareza;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • interagir com os alunos;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • administrar conflitos;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • escolher livro didático;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • requisitar material pedagógico;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;


    Setores que mais contratam Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Ensino de idiomas
    • Educação infantil - pré-escola
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades associativas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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