Quanto ganha um Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
Um Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.017,92 e R$ 9.479,35, com a média salarial de R$ 3.994,70 e o salário mediana em R$ 2.875,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.994,70 | 47.936,36 | 998,67 | 28,51 |
1º Quartil | 2.017,92 | 24.215,00 | 504,48 | 14,40 |
Salário Mediana | 2.875,00 | 34.500,00 | 718,75 | 20,52 |
3º Quartil | 7.229,36 | 86.752,31 | 1.807,34 | 51,59 |
Teto Salarial | 9.479,35 | 113.752,23 | 2.369,84 | 67,65 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de artes no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.783 - 17.698 | 6.080,60 | 1.783,43 | 4.000,00 | 14.611,49 | 17.697,87 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.786 - 9.145 | 3.876,05 | 1.786,45 | 2.609,50 | 7.550,18 | 9.145,01 |
Londrina - PR | 3.708 - 5.721 | 4.453,19 | 3.708,31 | 4.661,00 | 4.723,09 | 5.720,74 |
Salvador - BA | 1.656 - 8.174 | 3.630,88 | 1.656,36 | 2.657,00 | 6.748,14 | 8.173,55 |
Curitiba - PR | 1.864 - 8.211 | 4.046,71 | 1.863,86 | 4.600,00 | 6.779,00 | 8.210,93 |
Belo Horizonte - MG | 1.745 - 16.652 | 5.430,39 | 1.745,20 | 3.036,00 | 13.748,00 | 16.651,99 |
São José do Rio Preto - SP | 1.870 - 5.139 | 2.816,86 | 1.870,00 | 2.681,00 | 4.243,20 | 5.139,49 |
Porto Alegre - RS | 2.230 - 8.841 | 4.494,86 | 2.230,00 | 4.365,00 | 7.299,60 | 8.841,49 |
Uberlândia - MG | 1.851 - 4.266 | 2.716,81 | 1.850,80 | 2.739,00 | 3.522,21 | 4.266,21 |
Santos - SP | 1.621 - 7.655 | 3.368,57 | 1.620,60 | 2.620,00 | 6.320,20 | 7.655,22 |
Campinas - SP | 1.851 - 17.713 | 8.154,39 | 1.850,50 | 8.478,00 | 14.623,75 | 17.712,72 |
Recife - PE | 1.529 - 7.547 | 3.542,59 | 1.529,00 | 2.500,00 | 6.231,00 | 7.547,17 |
Fortaleza - CE | 1.844 - 5.544 | 3.163,62 | 1.844,33 | 3.657,00 | 4.577,33 | 5.544,20 |
São Bernardo do Campo - SP | 2.630 - 9.660 | 4.545,46 | 2.630,33 | 4.221,00 | 7.975,33 | 9.659,96 |
Brasília - DF | 1.997 - 5.581 | 3.032,83 | 1.997,00 | 2.762,00 | 4.607,33 | 5.580,54 |
Rio Branco - AC | 1.666 - 3.257 | 2.060,50 | 1.666,33 | 2.031,00 | 2.689,00 | 3.257,00 |
Palhoça - SC | 1.542 - 3.437 | 2.012,27 | 1.542,00 | 2.035,00 | 2.838,00 | 3.437,47 |
Natal - RN | 2.116 - 4.541 | 2.799,50 | 2.116,00 | 2.686,00 | 3.749,00 | 4.540,90 |
João Pessoa - PB | 2.571 - 11.858 | 7.306,54 | 2.571,20 | 9.205,50 | 9.790,00 | 11.857,94 |
Maceió - AL | 1.569 - 3.302 | 1.903,80 | 1.569,00 | 1.619,50 | 2.726,50 | 3.302,42 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.740 - 12.618 | 4.615,18 | 1.740,19 | 2.999,00 | 10.417,83 | 12.618,39 |
Rio de Janeiro | 1.697 - 8.695 | 3.717,75 | 1.697,17 | 2.609,50 | 7.178,99 | 8.695,40 |
Paraná | 1.743 - 6.783 | 3.737,29 | 1.743,15 | 4.520,00 | 5.600,44 | 6.783,42 |
Minas Gerais | 1.615 - 9.415 | 3.736,16 | 1.615,11 | 2.770,00 | 7.773,00 | 9.414,89 |
Bahia | 1.520 - 7.522 | 3.218,15 | 1.520,44 | 2.603,00 | 6.210,53 | 7.522,39 |
Rio Grande do Sul | 1.649 - 8.429 | 3.975,51 | 1.648,87 | 3.320,00 | 6.958,93 | 8.428,87 |
Santa Catarina | 1.707 - 8.719 | 3.646,35 | 1.707,31 | 2.589,50 | 7.198,46 | 8.718,99 |
Mato Grosso | 2.341 - 9.356 | 5.062,96 | 2.340,63 | 5.163,00 | 7.724,75 | 9.356,45 |
Goiás | 1.729 - 8.597 | 3.524,74 | 1.728,63 | 2.271,00 | 7.097,33 | 8.596,50 |
Pará | 1.582 - 9.415 | 4.229,47 | 1.582,40 | 3.656,00 | 7.773,40 | 9.415,38 |
Pernambuco | 1.497 - 7.318 | 3.270,32 | 1.497,00 | 2.404,00 | 6.042,20 | 7.318,49 |
Espírito Santo | 1.512 - 2.651 | 1.885,18 | 1.512,00 | 1.952,00 | 2.189,00 | 2.651,38 |
Rio Grande do Norte | 1.737 - 4.204 | 2.553,40 | 1.737,33 | 2.686,00 | 3.471,00 | 4.204,18 |
Acre | 1.666 - 3.336 | 2.088,34 | 1.666,33 | 2.031,00 | 2.754,00 | 3.335,73 |
Ceará | 1.844 - 5.544 | 3.165,64 | 1.844,33 | 3.424,50 | 4.577,33 | 5.544,20 |
Distrito Federal | 1.997 - 5.581 | 3.032,83 | 1.997,00 | 2.762,00 | 4.607,33 | 5.580,54 |
Mato Grosso do Sul | 2.074 - 7.998 | 4.455,00 | 2.073,50 | 4.659,50 | 6.603,00 | 7.997,75 |
Alagoas | 1.569 - 3.302 | 1.903,80 | 1.569,00 | 1.619,50 | 2.726,50 | 3.302,42 |
Paraíba | 2.571 - 11.858 | 7.306,54 | 2.571,20 | 9.205,50 | 9.790,00 | 11.857,94 |
Maranhão | 1.658 - 14.648 | 5.802,11 | 1.657,50 | 2.125,00 | 12.093,50 | 14.648,01 |
Tocantins | 2.495 - 7.751 | 4.367,57 | 2.495,00 | 4.700,00 | 6.399,00 | 7.750,66 |
Rondônia | 1.500 - 5.356 | 2.803,14 | 1.500,00 | 1.700,00 | 4.422,00 | 5.356,06 |
Sergipe | 1.540 - 3.387 | 2.036,17 | 1.540,00 | 1.973,00 | 2.796,00 | 3.386,60 |
Piauí | 1.800 - 2.632 | 1.875,40 | 1.800,00 | 1.802,00 | 2.173,00 | 2.632,00 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
Atividades
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- atender pais e alunos;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- constituir bancas examinadoras de novos professores;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- preparar-se para concursos docentes;
- estabelecer empatia com os alunos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- propor a contratação de serviços especializados;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- escolher material didático e pedagógico;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- influir na definição dos planos de carreira;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- definir o calendário;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- expressar-se com clareza;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- escolher livro didático;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- administrar conflitos;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- medir o conhecimento específico;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- adequar o planejamento às aulas;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- dialogar com os alunos;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- constituir comissões de sindicância;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- requisitar material pedagógico;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- interagir com os alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
Setores que mais contratam Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Ensino de idiomas
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação infantil - creche
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades associativas
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br