Salário para o cargo de Professor de educação física na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
CBO 2313-15 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de educação física na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de educação física na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Um Professor de educação física na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.887,38 e R$ 6.847,51, com a média salarial de R$ 3.166,68 e o salário mediana em R$ 2.543,88 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de educação física na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.166,68 38.000,21 791,67 22,32
1º Quartil 1.887,38 22.648,55 471,84 13,30
Salário Mediana 2.543,88 30.526,50 635,97 17,93
3º Quartil 5.222,20 62.666,41 1.305,55 36,81
Teto Salarial 6.847,51 82.170,08 1.711,88 48,26


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.539 - 4.832 2.302,70 1.538,72 1.679,00 3.988,97 4.831,56
São Paulo - SP 1.680 - 8.142 3.458,81 1.680,24 2.642,00 6.721,72 8.141,55
Curitiba - PR 2.084 - 5.869 3.062,54 2.083,85 2.700,00 4.845,41 5.868,91
Brasília - DF 1.786 - 6.511 3.519,54 1.785,75 3.631,00 5.375,60 6.511,09
Limeira - SP 3.062 - 4.850 3.581,33 3.061,71 3.813,00 4.004,31 4.850,14
São José dos Campos - SP 2.884 - 5.083 3.754,21 2.884,31 3.960,00 4.196,69 5.083,16
Fortaleza - CE 1.533 - 23.564 6.568,95 1.532,53 2.345,50 19.454,71 23.564,13
Imbituba - SC 2.160 - 5.338 3.360,15 2.159,73 4.258,00 4.407,22 5.338,16
Goiânia - GO 1.656 - 7.300 3.305,47 1.656,41 2.862,00 6.026,71 7.299,73
Monte Alto - SP 2.561 - 4.298 3.214,52 2.561,06 3.315,00 3.548,69 4.298,28
Belo Horizonte - MG 1.578 - 8.757 3.239,18 1.577,56 1.900,00 7.229,63 8.756,74
Rio Claro - SP 2.137 - 5.526 3.408,78 2.136,58 3.258,00 4.562,51 5.526,24
Vitoria - ES 1.981 - 4.980 2.757,56 1.981,08 2.500,00 4.111,85 4.980,39
Recife - PE 1.413 - 14.402 4.319,50 1.413,42 1.945,00 11.890,50 14.402,13
Campinas - SP 1.764 - 12.080 4.470,58 1.764,00 2.796,00 9.973,53 12.080,24
Ourinhos - SP 1.664 - 3.886 2.271,02 1.664,17 2.207,50 3.208,42 3.886,13
Campo Grande - MS 1.537 - 5.286 2.653,30 1.536,88 2.200,00 4.363,75 5.285,50
Manaus - AM 1.438 - 5.409 2.444,91 1.438,18 1.800,00 4.465,36 5.408,58
Vila Velha - ES 1.724 - 4.185 2.379,94 1.723,82 2.000,00 3.455,09 4.184,91
Natal - RN 1.471 - 9.631 3.468,13 1.471,09 2.497,00 7.951,71 9.631,35


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.775 - 6.576 3.325,46 1.775,08 3.124,00 5.428,96 6.575,72
Rio de Janeiro 1.546 - 6.283 2.691,69 1.545,92 2.000,00 5.187,38 6.283,11
Paraná 1.676 - 5.455 2.776,91 1.676,01 2.412,00 4.503,83 5.455,18
Santa Catarina 1.863 - 6.418 3.338,02 1.862,65 2.814,00 5.298,67 6.417,91
Minas Gerais 1.572 - 5.789 2.793,51 1.571,58 2.492,00 4.779,24 5.788,76
Distrito Federal 1.786 - 6.511 3.519,54 1.785,75 3.631,00 5.375,60 6.511,09
Rio Grande do Sul 1.509 - 5.863 2.767,28 1.509,08 2.300,00 4.840,20 5.862,59
Espírito Santo 1.740 - 5.791 2.828,96 1.739,74 2.500,00 4.780,92 5.790,79
Pernambuco 1.436 - 9.459 3.416,08 1.436,41 2.160,00 7.809,44 9.459,03
Ceará 1.531 - 20.546 6.005,94 1.530,71 2.658,50 16.963,29 20.546,45
Pará 1.564 - 7.216 3.459,21 1.564,13 3.390,50 5.957,44 7.215,83
Goiás 1.603 - 6.599 3.048,36 1.603,46 2.500,00 5.448,14 6.598,95
Mato Grosso do Sul 1.593 - 5.358 2.738,92 1.592,90 2.630,00 4.423,80 5.358,24
Bahia 1.416 - 10.294 3.417,55 1.415,52 1.694,00 8.499,19 10.294,47
Rio Grande do Norte 1.472 - 9.464 3.462,33 1.472,22 2.497,00 7.813,43 9.463,86
Mato Grosso 1.614 - 7.995 3.341,99 1.613,88 2.515,00 6.600,65 7.994,90
Maranhão 1.462 - 9.966 3.545,42 1.461,94 2.400,00 8.227,99 9.965,99
Sergipe 1.436 - 19.734 5.436,69 1.436,21 1.874,00 16.292,64 19.734,14
Amazonas 1.450 - 5.178 2.449,31 1.449,85 1.866,47 4.274,85 5.177,82
Alagoas 1.438 - 9.964 3.574,15 1.437,82 2.339,50 8.226,18 9.963,80
Paraíba 1.638 - 10.452 3.641,22 1.637,70 2.296,50 8.629,50 10.452,31
Piauí 1.441 - 6.193 2.582,61 1.441,43 1.800,00 5.113,00 6.193,02
Amapá 1.439 - 5.205 2.728,33 1.438,57 2.188,50 4.297,29 5.205,00
Rondônia 1.468 - 6.684 3.008,74 1.467,67 2.884,00 5.518,00 6.683,57
Tocantins 1.647 - 5.762 3.057,96 1.646,67 2.824,00 4.756,83 5.761,62
Acre 1.412 - 4.255 2.302,26 1.412,00 2.080,00 3.513,00 4.255,05
Roraima 1.644 - 5.031 2.581,08 1.643,60 2.225,00 4.153,80 5.031,21


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de educação física na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • promover a educação dos alunos;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • estudar;

  • Atividades

    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • demonstrar liderança;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • preencher diário de classe;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • consultar bibliotecas;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • sistematizar o conhecimento;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • ministrar aulas;
    • organizar atividades comunitárias;
    • trabalhar em equipe;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • expressar-se com clareza;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • listar material escolar básico;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • consultar legislação;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • demonstrar solidariedade;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • demonstrar controle emocional;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • selecionar os conteúdos;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • organizar a bibliografia;
    • propor atividades culturais;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • agir eticamente;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • aprender novas tecnologias;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • participar das assembleias escolares;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • registrar avaliações e resultados;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;


    Setores que mais contratam Professor de educação física na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho

    • Administração pública em geral
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de condicionamento físico
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Ensino médio
    • Outras atividades esportivas
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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