Salário para o cargo de Tecnólogo em saúde
CBO 1427-10 > Gerentes de manutenção

Tecnólogo em saúde - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam as atividades de manutenção, reparação e reformas de instalações e equipamentos em empresas industriais, comerciais e de serviços, assegurando que equipamentos, materiais, instalações de infra-estrutura e de edificações estejam disponíveis para utilização. Assessoram a aquisição e implantação de novas tecnologias, podem executar intervenções técnicas em equipamentos. Definem e otimizam os meios e os métodos de manutenção e aperfeiçoam o desempenho das instalações produtivas e/ou de serviços em termos de custos e taxas de utilização dos equipamentos. Participam de projetos de investimentos e zelam pela segurança, pela saúde e pelo meio ambiente. Coordenam equipes de técnicos, tecnólogos e engenheiros.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de manutenção

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de manutenção trabalham em empresas industriais, comerciais e de serviços, onde comandam equipes de engenheiros, supervisores e técnicos de manutenção e reparação. Participam ativamente de processos de reorganização e reforma da produção, da atividade comercial ou de serviços, e na seleção e implantação de novas tecnologias. Podem trabalhar sob pressão e em algumas atividades, como hospitais, ficam expostos a ruído intenso, materiais tóxicos, radiação e riscos biológicos, fatores que podem conduzir à fadiga física e mental, mantêm, vínculo formal de emprego e trabalham com supervisão ocasional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de manutenção

Para o acesso à ocupação de gerente de projetos e manutenção, normalmente, requer-se formação em engenharia e cinco anos de experiência anterior na área de manutenção. Para os tecnólogos em sistemas biomédicos é necessário graduação em tecnologia e menos de um ano de experiência.


Funções e atividades do Tecnólogo em saúde

Gerentes de manutenção devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar atividades de manutenção;
  • assessorar aquisição de novas tecnologias;
  • capacitar equipe;
  • coordenar projetos;
  • gerir recursos;
  • aprimorar condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • coordenar atividades de planejamento e programação da manutenção;
  • administrar equipes;

Atividades

  • estabelecer normas para cumprimento das políticas de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • focar resultados;
  • introduzir inovações na área de manutenção;
  • definir política de manutenção;
  • zelar pela segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • promover rotação de postos de trabalho;
  • trabalhar sob pressão;
  • delinear política de terceirização;
  • negociar programação de paradas;
  • elaborar procedimentos e instruções de manutenção;
  • elaborar especificação técnica;
  • selecionar funcionários para contratação;
  • controlar cumprimento de normas;
  • planejar parada de máquinas, equipamentos e instalações;
  • descrever escopo do projeto;
  • gerenciar documentação técnica dos equipamentos;
  • promover atitudes e medidas preventivas;
  • revelar visão sistêmica;
  • gerenciar serviços contratados;
  • avaliar obsolescência de equipamentos;
  • escolher técnicas de manutenção;
  • demonstrar criatividade;
  • otimizar uso de recursos financeiros;
  • elaborar inventário de equipamentos;
  • analisar custo beneficio (aquisição, locação, comodato);
  • trabalhar com segurança;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • examinar projetos;
  • implantar rotina de manutenção;
  • explicitar metas e indicadores;
  • participar na definição de novos projetos;
  • assegurar cumprimento de orçamentos;
  • realizar ações para segurança e eficácia dos equipamentos;
  • tomar decisões;
  • avaliar orçamentos;
  • gerenciar estoques de manutenção;
  • capacitar usuário de equipamento biomédico;
  • acompanhar desenvolvimento de projetos;
  • conferir especificação técnica e funcionamento dos equipamentos;
  • elaborar programa de capacitação;
  • analisar relatórios de inspeção de máquinas, equipamentos e instalações;
  • adaptar máquinas, equipamentos e instalações às normas;
  • qualificar fornecedores;
  • executar manutenção preventiva e calibrações;
  • atribuir funções para cada cargo;
  • identificar empresa com melhores resultados;
  • agir proativamente;
  • definir recursos humanos e financeiros;
  • mapear problemas potenciais;
  • participar de gerenciamento de riscos;
  • delegar atividades;
  • redigir relatórios;
  • colaborar na definição de políticas de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • solicitar adequação da infraestrutura;
  • pesquisar inovações tecnológicas;
  • orientar equipe para atingir resultados;
  • montar organograma funcional;
  • orientar operadores de equipamentos biomédicos;
  • assegurar cumprimento do plano de manutenção;
  • cobrar resultados;
  • desenvolver inovações em manutenção;
  • recomendar reparo ou troca de equipamento;
  • desenvolver fornecedores;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • converter estratégias em planos;
  • providenciar implantação de melhorias propostas;
  • elaborar parecer técnico;
  • avaliar a infraestrutura para instalação;
  • administrar conflitos;
  • minimizar perdas;
  • participar de eventos (seminários, palestras, feiras);
  • definir metas e indicadores de desempenho;
  • especificar materiais, equipamentos e serviços;
  • supervisionar instalação de equipamentos;
  • medir desempenho da equipe;
  • aprovar projetos;
  • incentivar surgimento de novas ideias;
  • adequar quantidade de recursos da manutenção ao nível da produção;
  • trabalhar em equipes multifuncionais;
  • interpretar necessidades do cliente;
  • supervisionar a elaboração de orçamentos;
  • solicitar compras;
  • elaborar plano de aquisição;
  • avaliar resultados;
  • verificar nível de satisfação da equipe;
  • designar equipe para o projeto;
  • informar tecno-vigilância de eventos adversos;
  • elaborar plano de manutenção;


Setores que mais contratam Tecnólogo em saúde no mercado de trabalho

  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Serviços de engenharia
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências




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