Salário para o cargo de Técnico de rede (telecomunicações)
CBO 3133-10 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de rede (telecomunicações) - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

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Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de rede (telecomunicações)

Técnicos em telecomunicações devem:

  • reparar equipamentos;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • elaborar documentação técnica;
  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar treinamento;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • prestar assistência técnica ao cliente;

Atividades

  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • especificar mão-de-obra;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • levantar o custo do projeto;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • elaborar rotinas de teste;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • efetuar ajustes;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • orientar equipes de trabalho;
  • verificar alimentação do sistema;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • demonstrar habilidade manual;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • redimensionar equipamentos;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • verificar a infraestrutura;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • consultar manual de instalação;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • instalar cabeamento;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • testar conexões;
  • treinar equipe de trabalho;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • demonstrar poder de concentração;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • executar rotinas de teste;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • trocar componentes;
  • analisar relatórios técnicos;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • treinar usuário final;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • absorver novas tecnologias;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • organizar o tempo;
  • interagir com os clientes;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • demonstrar iniciativa;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • especificar planos de trabalho;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • avaliar facilidade de rede;
  • ativar o sistema;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • elaborar esquemas;
  • substituir componentes do sistema;
  • efetuar ajustes do sistema;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • trabalhar em equipe;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • demonstrar visão espacial;
  • avaliar entroncamento;


Setores que mais contratam Técnico de rede (telecomunicações) no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Promoção de vendas
  • Serviços de engenharia
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Comércio varejista de material elétrico




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