Salário para o cargo de Redator de publicidade
CBO 2531-10 > Profissionais de publicidade

Redator de publicidade - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Redator de publicidade

Um Redator de publicidade trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.496,48 e R$ 7.418,22, com a média salarial de R$ 3.019,95 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Redator de publicidade

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.019,95 36.239,41 754,99 14,42
1º Quartil 1.496,48 17.957,71 374,12 7,15
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,55
3º Quartil 5.657,45 67.889,39 1.414,36 27,02
Teto Salarial 7.418,22 89.018,61 1.854,55 35,43


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.517 - 12.089 4.671,95 1.517,50 3.500,00 9.981,10 12.089,41
Rio de Janeiro - RJ 1.768 - 9.462 4.133,98 1.768,15 3.451,00 7.812,03 9.462,17
Curitiba - PR 1.471 - 5.199 2.559,59 1.470,94 2.200,00 4.292,15 5.198,79
Belo Horizonte - MG 1.364 - 5.807 2.738,75 1.363,91 2.286,50 4.794,61 5.807,37
Porto Alegre - RS 1.615 - 5.935 2.822,04 1.614,98 2.500,00 4.899,81 5.934,80
Brasília - DF 1.216 - 11.417 3.742,27 1.216,50 1.958,93 9.426,25 11.417,36
Goiânia - GO 1.152 - 3.915 1.902,10 1.152,14 1.528,20 3.232,22 3.914,96
Fortaleza - CE 1.327 - 4.171 2.165,42 1.327,48 2.000,00 3.443,66 4.171,07
Recife - PE 1.312 - 4.490 2.238,04 1.311,94 2.000,00 3.707,15 4.490,21
Campinas - SP 1.423 - 5.543 2.613,77 1.422,93 2.027,08 4.576,73 5.543,47
Maringá - PR 1.310 - 2.697 1.686,34 1.309,91 1.600,00 2.227,01 2.697,42
Florianópolis - SC 1.427 - 5.639 2.727,10 1.426,86 2.200,00 4.655,80 5.639,24
Ribeirão Preto - SP 1.255 - 4.058 2.081,39 1.254,53 1.725,08 3.350,31 4.058,00
Barueri - SP 1.473 - 7.471 3.196,83 1.472,65 2.500,00 6.168,37 7.471,32
Manaus - AM 1.178 - 3.161 1.726,90 1.177,56 1.500,00 2.609,94 3.161,24
Joinville - SC 1.272 - 5.539 2.332,35 1.272,16 1.650,00 4.572,63 5.538,51
Chapeco - SC 1.338 - 5.150 2.316,30 1.337,63 1.800,00 4.251,51 5.149,55
São José do Rio Preto - SP 1.220 - 3.215 1.841,78 1.220,37 1.864,98 2.654,37 3.215,05
Vitoria - ES 1.363 - 3.540 2.050,42 1.362,70 2.059,51 2.922,24 3.539,50
Blumenau - SC 1.529 - 3.970 2.118,47 1.528,74 1.700,00 3.277,50 3.969,81


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.367 - 10.262 3.846,03 1.366,73 2.518,00 8.472,25 10.261,84
Paraná 1.315 - 4.123 2.052,42 1.315,36 1.700,00 3.404,19 4.123,26
Rio de Janeiro 1.410 - 8.693 3.596,12 1.410,15 2.800,00 7.176,88 8.692,85
Santa Catarina 1.318 - 4.622 2.200,56 1.317,65 1.800,00 3.816,36 4.622,49
Rio Grande do Sul 1.368 - 4.759 2.306,80 1.367,70 1.950,00 3.929,44 4.759,46
Minas Gerais 1.148 - 4.900 2.151,15 1.148,18 1.618,43 4.045,21 4.899,68
Goiás 1.126 - 3.599 1.814,62 1.125,92 1.512,15 2.971,50 3.599,17
Ceará 1.226 - 4.025 2.078,57 1.225,57 2.000,00 3.322,78 4.024,65
Distrito Federal 1.216 - 11.417 3.742,27 1.216,50 1.958,93 9.426,25 11.417,36
Pernambuco 1.273 - 4.285 2.144,87 1.272,87 1.800,00 3.537,86 4.285,17
Bahia 1.086 - 4.083 1.890,21 1.085,77 1.500,00 3.371,35 4.083,48
Espírito Santo 1.203 - 3.356 1.896,25 1.202,95 1.800,00 2.770,91 3.356,21
Mato Grosso do Sul 1.166 - 4.006 2.031,28 1.165,64 1.902,20 3.307,49 4.006,13
Amazonas 1.178 - 3.161 1.726,90 1.177,56 1.500,00 2.609,94 3.161,24
Mato Grosso 1.157 - 4.730 2.140,08 1.157,20 1.600,00 3.904,75 4.729,55
Maranhão 1.080 - 2.826 1.568,76 1.080,00 1.500,00 2.333,21 2.826,06
Sergipe 1.101 - 2.720 1.571,75 1.101,09 1.500,00 2.245,69 2.720,05
Paraíba 1.092 - 2.484 1.435,53 1.092,34 1.200,00 2.051,16 2.484,43
Pará 1.162 - 4.469 2.024,54 1.162,44 1.700,00 3.689,46 4.468,78
Alagoas 1.089 - 2.971 1.656,32 1.089,49 1.500,00 2.452,90 2.971,02
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.370 1.671,40 1.087,00 1.500,00 2.782,39 3.370,12
Amapá 1.045 - 1.647 1.193,17 1.045,00 1.200,00 1.360,00 1.647,27
Piauí 1.100 - 3.028 1.804,99 1.100,00 1.800,00 2.500,00 3.028,08
Tocantins 1.200 - 2.422 1.514,29 1.200,00 1.500,00 2.000,00 2.422,46
Rondônia 1.128 - 1.817 1.236,00 1.128,00 1.189,00 1.500,00 1.816,85


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Redator de publicidade

Profissionais de publicidade devem:

  • gerenciar setores;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • contratar fornecedores;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • vender serviços publicitários;

  • Atividades

    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • analisar demanda do cliente;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar liderança;
    • demonstrar flexibilidade;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • mapear dados secundários;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • rever processo criativo;
    • definir target (público alvo);
    • definir conceito de produto e serviço;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • contratar serviços de publicidade;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • apresentar tabelas de preços;
    • determinar fornecedores;
    • demonstrar senso crítico;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • pesquisar novas recomendações;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • demonstrar poder de síntese;
    • detectar tendências de mercado;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • definir necessidades do cliente;
    • comunicar imagem de clientes;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • acordar briefing com cliente;
    • demonstrar criatividade;
    • adaptar linguagem ao público;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • antever cenários futuros;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • criar campanhas publicitárias;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • assumir riscos;
    • coordenar área de mídia;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • apresentar projeto para cliente;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • preparar cronograma;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • demonstrar senso estético;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • analisar perfil do público alvo;
    • criar peças publicitárias;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • demonstrar proatividade;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • analisar concorrência;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • definir conceito de campanhas;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • trabalhar em equipe;
    • explicar formas de pagamento;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • fazer previsão orçamentária;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • demonstrar dinamismo;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • traçar planejamento de campanha;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • selecionar fornecedores;
    • comprar espaço na mídia;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • criar ações de merchandising;


    Setores que mais contratam Redator de publicidade no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Marketing direto
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Consultoria em publicidade
    • Outras atividades de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Astrônomo