Categorias profissionais do cargo
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- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
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- Professor de música no ensino superior
- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de performance no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- atuar no ensino da arte;
- desenvolver pesquisa em artes;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- planejar cursos;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- realizar curadoria;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- participar de comissões;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- supervisionar alunos em estágios;
- coordenar publicações;
- definir carga horária;
- assessorar grupos artísticos;
- emitir pareceres;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- assessorar a mídia;
- definir objetivos de cursos;
- participar de debates na mídia;
- participar da definição de políticas culturais;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- prestar atendimento a alunos;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- avaliar alunos;
- ministrar oficinas e minicursos;
- organizar exposições;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- analisar processos de criação artística;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- coordenar grupos de pesquisa;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- elaborar projetos de pesquisa;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- identificar pré-requisitos;
- prestar consultoria;
- difundir resultados de pesquisa;
- definir programas de cursos;
- programar espetáculos;
- supervisionar produções de natureza artística;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- analisar processos de recepção artística;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- organizar oficinas e minicursos;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- assessorar editoras;
- coordenar cursos;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- participar de bancas de concurso;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- elaborar relatórios;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- organizar festivais e mostras;
- participar de conselhos editoriais;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- dar entrevistas;
- dar palestras e conferências;
- coordenar comissões;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- assessorar entidades de ensino;
- demonstrar atitude crítica;
- coordenar grupos de estudo;
- elaborar ementas;
- constituir equipes de trabalho;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- demonstrar percepção estética;
- definir grades curriculares;
- programar palestras e conferências;
Setores que mais contratam Professor de performance no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental