Salário para o cargo de Professor de performance no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de performance no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

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Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de performance no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • desenvolver pesquisa em artes;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • planejar cursos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • atuar no ensino da arte;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;

Atividades

  • assessorar entidades de ensino;
  • participar de conselhos editoriais;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • coordenar comissões;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • participar de debates na mídia;
  • definir grades curriculares;
  • analisar processos de criação artística;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • definir carga horária;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • programar palestras e conferências;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • dar palestras e conferências;
  • demonstrar percepção estética;
  • trabalhar em equipe;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • identificar pré-requisitos;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • analisar processos de recepção artística;
  • assessorar grupos artísticos;
  • avaliar alunos;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • elaborar ementas;
  • coordenar publicações;
  • assessorar editoras;
  • elaborar relatórios;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • coordenar grupos de estudo;
  • prestar consultoria;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • realizar curadoria;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • organizar festivais e mostras;
  • definir objetivos de cursos;
  • assessorar a mídia;
  • dar entrevistas;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • definir programas de cursos;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • prestar atendimento a alunos;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • organizar exposições;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • demonstrar atitude crítica;
  • coordenar cursos;
  • programar espetáculos;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • participar de bancas de concurso;
  • constituir equipes de trabalho;
  • participar de comissões;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • emitir pareceres;
  • participar da definição de políticas culturais;


Setores que mais contratam Professor de performance no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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