Quanto ganha um Professor de performance no ensino superior
Um Professor de performance no ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.318,97 e R$ 13.019,26, com a média salarial de R$ 5.181,22 e o salário mediana em R$ 4.140,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 5.181,22 | 62.174,59 | 1.295,30 | 32,52 |
1º Quartil | 2.318,97 | 27.827,67 | 579,74 | 14,56 |
Salário Mediana | 4.140,00 | 49.680,00 | 1.035,00 | 25,98 |
3º Quartil | 9.929,04 | 119.148,49 | 2.482,26 | 62,32 |
Teto Salarial | 13.019,26 | 156.231,07 | 3.254,81 | 81,72 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Goiânia - GO | 2.975 - 5.516 | 4.008,03 | 2.974,63 | 4.140,00 | 4.554,00 | 5.515,94 |
Natal - RN | 3.430 - 8.660 | 6.017,72 | 3.429,75 | 6.600,00 | 7.150,00 | 8.660,29 |
Rio de Janeiro - RJ | 4.751 - 41.206 | 17.644,82 | 4.750,67 | 16.440,00 | 34.019,67 | 41.205,64 |
São Paulo - SP | 1.530 - 4.457 | 2.252,30 | 1.529,50 | 1.949,00 | 3.680,00 | 4.457,33 |
Blumenau - SC | 9.290 - 11.703 | 9.496,67 | 9.290,00 | 9.662,00 | 9.662,00 | 11.702,90 |
Fortaleza - CE | 1.535 - 6.995 | 3.140,75 | 1.535,00 | 1.860,50 | 5.775,00 | 6.994,85 |
Juquiá - SP | 2.430 - 4.204 | 3.054,60 | 2.430,00 | 3.471,00 | 3.471,00 | 4.204,18 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Goiás | 2.975 - 5.516 | 4.008,03 | 2.974,63 | 4.140,00 | 4.554,00 | 5.515,94 |
São Paulo | 1.520 - 4.400 | 2.398,85 | 1.520,33 | 2.183,00 | 3.632,50 | 4.399,79 |
Rio Grande do Norte | 1.989 - 8.527 | 5.557,15 | 1.988,60 | 6.600,00 | 7.040,00 | 8.527,06 |
Santa Catarina | 2.223 - 11.703 | 6.603,21 | 2.223,00 | 9.290,00 | 9.662,00 | 11.702,90 |
Rio de Janeiro | 3.706 - 41.206 | 16.586,97 | 3.706,33 | 13.395,00 | 34.019,67 | 41.205,64 |
Ceará | 1.535 - 6.995 | 3.430,51 | 1.535,00 | 2.967,56 | 5.775,00 | 6.994,85 |
Paraná | 1.713 - 7.426 | 2.722,00 | 1.712,50 | 1.764,50 | 6.131,00 | 7.426,05 |
Minas Gerais | 1.696 - 3.077 | 1.969,60 | 1.696,00 | 1.920,00 | 2.540,00 | 3.076,52 |
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de performance no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
Atividades
- programar palestras e conferências;
- elaborar relatórios;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- constituir equipes de trabalho;
- analisar processos de criação artística;
- trabalhar em equipe;
- realizar curadoria;
- dar palestras e conferências;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- ministrar oficinas e minicursos;
- elaborar projetos de pesquisa;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- coordenar grupos de pesquisa;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- emitir pareceres;
- participar de debates na mídia;
- demonstrar atitude crítica;
- participar de comissões;
- supervisionar produções de natureza artística;
- assessorar entidades de ensino;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- coordenar comissões;
- assessorar editoras;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- prestar atendimento a alunos;
- assessorar a mídia;
- organizar festivais e mostras;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- definir grades curriculares;
- participar da definição de políticas culturais;
- organizar concertos e recitais;
- coordenar publicações;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- analisar processos de recepção artística;
- definir programas de cursos;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- participar de bancas de concurso;
- assessorar grupos artísticos;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- definir carga horária;
- prestar consultoria;
- coordenar cursos;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- avaliar alunos;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- supervisionar alunos em estágios;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- difundir resultados de pesquisa;
- dar entrevistas;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- organizar exposições;
- definir objetivos de cursos;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- programar espetáculos;
- organizar oficinas e minicursos;
- demonstrar percepção estética;
- coordenar grupos de estudo;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- identificar pré-requisitos;
- participar de conselhos editoriais;
- elaborar ementas;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- solicitar infraestrutura de apoio;
Setores que mais contratam Professor de performance no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino de artes cênicas, exceto dança
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br