Quanto ganha um Professor de performance no ensino superior
Um Professor de performance no ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.318,97 e R$ 13.019,26, com a média salarial de R$ 5.181,22 e o salário mediana em R$ 4.140,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 5.181,22 | 62.174,59 | 1.295,30 | 32,52 |
1º Quartil | 2.318,97 | 27.827,67 | 579,74 | 14,56 |
Salário Mediana | 4.140,00 | 49.680,00 | 1.035,00 | 25,98 |
3º Quartil | 9.929,04 | 119.148,49 | 2.482,26 | 62,32 |
Teto Salarial | 13.019,26 | 156.231,07 | 3.254,81 | 81,72 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de teatro no ensino superior
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Goiânia - GO | 2.975 - 5.516 | 4.008,03 | 2.974,63 | 4.140,00 | 4.554,00 | 5.515,94 |
Natal - RN | 3.430 - 8.660 | 6.017,72 | 3.429,75 | 6.600,00 | 7.150,00 | 8.660,29 |
Rio de Janeiro - RJ | 4.751 - 41.206 | 17.644,82 | 4.750,67 | 16.440,00 | 34.019,67 | 41.205,64 |
São Paulo - SP | 1.530 - 4.457 | 2.252,30 | 1.529,50 | 1.949,00 | 3.680,00 | 4.457,33 |
Blumenau - SC | 9.290 - 11.703 | 9.496,67 | 9.290,00 | 9.662,00 | 9.662,00 | 11.702,90 |
Fortaleza - CE | 1.535 - 6.995 | 3.140,75 | 1.535,00 | 1.860,50 | 5.775,00 | 6.994,85 |
Juquiá - SP | 2.430 - 4.204 | 3.054,60 | 2.430,00 | 3.471,00 | 3.471,00 | 4.204,18 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Goiás | 2.975 - 5.516 | 4.008,03 | 2.974,63 | 4.140,00 | 4.554,00 | 5.515,94 |
São Paulo | 1.520 - 4.400 | 2.398,85 | 1.520,33 | 2.183,00 | 3.632,50 | 4.399,79 |
Rio Grande do Norte | 1.989 - 8.527 | 5.557,15 | 1.988,60 | 6.600,00 | 7.040,00 | 8.527,06 |
Santa Catarina | 2.223 - 11.703 | 6.603,21 | 2.223,00 | 9.290,00 | 9.662,00 | 11.702,90 |
Rio de Janeiro | 3.706 - 41.206 | 16.586,97 | 3.706,33 | 13.395,00 | 34.019,67 | 41.205,64 |
Ceará | 1.535 - 6.995 | 3.430,51 | 1.535,00 | 2.967,56 | 5.775,00 | 6.994,85 |
Paraná | 1.713 - 7.426 | 2.722,00 | 1.712,50 | 1.764,50 | 6.131,00 | 7.426,05 |
Minas Gerais | 1.696 - 3.077 | 1.969,60 | 1.696,00 | 1.920,00 | 2.540,00 | 3.076,52 |
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de performance no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
Atividades
- dar palestras e conferências;
- participar de conselhos editoriais;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- realizar curadoria;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- assessorar editoras;
- coordenar grupos de pesquisa;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- organizar exposições;
- prestar atendimento a alunos;
- participar de bancas de concurso;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- programar palestras e conferências;
- coordenar cursos;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- participar de comissões;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- constituir equipes de trabalho;
- identificar pré-requisitos;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- assessorar grupos artísticos;
- supervisionar alunos em estágios;
- emitir pareceres;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- assessorar a mídia;
- organizar oficinas e minicursos;
- coordenar comissões;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- organizar concertos e recitais;
- analisar processos de criação artística;
- avaliar alunos;
- prestar consultoria;
- participar da definição de políticas culturais;
- participar de debates na mídia;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- supervisionar produções de natureza artística;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- definir objetivos de cursos;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- analisar processos de recepção artística;
- organizar festivais e mostras;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- coordenar publicações;
- demonstrar atitude crítica;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- definir programas de cursos;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- trabalhar em equipe;
- programar espetáculos;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- assessorar entidades de ensino;
- elaborar relatórios;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- dar entrevistas;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- definir carga horária;
- elaborar ementas;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- elaborar projetos de pesquisa;
- definir grades curriculares;
- difundir resultados de pesquisa;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- coordenar grupos de estudo;
- ministrar oficinas e minicursos;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- demonstrar percepção estética;
Setores que mais contratam Professor de performance no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino de artes cênicas, exceto dança
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br