Salário para o cargo de Professor de performance no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de performance no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

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Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de performance no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar no ensino da arte;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • planejar cursos;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;

Atividades

  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • assessorar editoras;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • coordenar comissões;
  • elaborar relatórios;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • demonstrar percepção estética;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • participar de comissões;
  • identificar pré-requisitos;
  • programar espetáculos;
  • participar de conselhos editoriais;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • definir grades curriculares;
  • assessorar entidades de ensino;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • participar de bancas de concurso;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar atitude crítica;
  • assessorar a mídia;
  • realizar curadoria;
  • analisar processos de recepção artística;
  • definir objetivos de cursos;
  • analisar processos de criação artística;
  • organizar exposições;
  • coordenar grupos de estudo;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • definir carga horária;
  • programar palestras e conferências;
  • coordenar cursos;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • dar entrevistas;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • coordenar publicações;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • prestar consultoria;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • emitir pareceres;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • participar de debates na mídia;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • definir programas de cursos;
  • prestar atendimento a alunos;
  • avaliar alunos;
  • assessorar grupos artísticos;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • organizar festivais e mostras;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • dar palestras e conferências;
  • constituir equipes de trabalho;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • elaborar ementas;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;


Setores que mais contratam Professor de performance no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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