Salário para o cargo de Professor de performance no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de performance no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

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Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de performance no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • desenvolver pesquisa em artes;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar no ensino da arte;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • planejar cursos;

Atividades

  • supervisionar alunos em estágios;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • demonstrar percepção estética;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • trabalhar em equipe;
  • participar de debates na mídia;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • participar de bancas de concurso;
  • definir programas de cursos;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • programar espetáculos;
  • dar entrevistas;
  • emitir pareceres;
  • coordenar grupos de estudo;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • coordenar cursos;
  • participar de conselhos editoriais;
  • realizar curadoria;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • constituir equipes de trabalho;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • assessorar a mídia;
  • demonstrar atitude crítica;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • definir objetivos de cursos;
  • prestar consultoria;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • definir grades curriculares;
  • programar palestras e conferências;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • avaliar alunos;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • dar palestras e conferências;
  • identificar pré-requisitos;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • elaborar relatórios;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • definir carga horária;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • analisar processos de recepção artística;
  • assessorar entidades de ensino;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • assessorar editoras;
  • organizar exposições;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • participar de comissões;
  • elaborar ementas;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • assessorar grupos artísticos;
  • coordenar comissões;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • organizar festivais e mostras;
  • prestar atendimento a alunos;
  • analisar processos de criação artística;
  • coordenar publicações;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;


Setores que mais contratam Professor de performance no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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