Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
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- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de música no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de performance no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- desenvolver pesquisa em artes;
- atuar no ensino da arte;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- planejar cursos;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- avaliar alunos;
- organizar festivais e mostras;
- elaborar ementas;
- elaborar projetos de pesquisa;
- assessorar editoras;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- participar de conselhos editoriais;
- elaborar relatórios;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- prestar atendimento a alunos;
- emitir pareceres;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- coordenar grupos de pesquisa;
- organizar exposições;
- assessorar entidades de ensino;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- analisar processos de recepção artística;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- programar espetáculos;
- coordenar grupos de estudo;
- organizar oficinas e minicursos;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- supervisionar alunos em estágios;
- definir programas de cursos;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- assessorar grupos artísticos;
- analisar processos de criação artística;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- participar de comissões;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- dar palestras e conferências;
- coordenar cursos;
- participar de debates na mídia;
- participar da definição de políticas culturais;
- trabalhar em equipe;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- definir grades curriculares;
- definir carga horária;
- demonstrar atitude crítica;
- assessorar a mídia;
- participar de bancas de concurso;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- coordenar comissões;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- prestar consultoria;
- dar entrevistas;
- identificar pré-requisitos;
- coordenar publicações;
- realizar curadoria;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- ministrar oficinas e minicursos;
- definir objetivos de cursos;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- demonstrar percepção estética;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- supervisionar produções de natureza artística;
- constituir equipes de trabalho;
- difundir resultados de pesquisa;
- programar palestras e conferências;
- solicitar infraestrutura de apoio;
Setores que mais contratam Professor de performance no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental