Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
- Professor de creche
- Professor de maternal (nivel superior)
- Professor de ensino pré-primário
- Professor de ensino pré-escolar
- Professor de jardim de infância (nível superior)
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de minimaternal
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- cuidar dos alunos;
- realizar tarefas administrativas;
- planejar a prática educacional;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- organizar as atividades;
- promover a educação dos alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- pesquisar;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- interagir com a família e a comunidade;
Atividades
- preencher documentos com informações dos alunos;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- programar atividades extraclasses;
- demonstrar paciência;
- receber alunos novos;
- selecionar recursos didáticos;
- criar situações de aprendizagem;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- demonstrar bom senso;
- realizar visitas temáticas;
- convidar personalidades e entidades;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- promover a convivência social (socializar);
- preparar adaptação de casos especiais;
- ministrar reuniões de pais;
- documentar as observações;
- alfabetizar os alunos;
- convocar pais de alunos;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- contar histórias;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- revisar o planejamento;
- pesquisar conteúdos;
- construir material didático;
- atender pais;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- observar o comportamento dos alunos;
- comprar material;
- demonstrar ética;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar alegria;
- banhar alunos;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- preparar a sala;
- orientar sobre noções de segurança;
- enviar comunicados ao pais;
- criar recursos didáticos;
- prestar primeiros socorros;
- acompanhar momento de sono;
- demonstrar disposição;
- promover atividades integradoras;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- controlar a saída de alunos;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- demonstrar empatia;
- demonstrar autocontrole;
- passar lição de casa;
- atender alunos, individualmente;
- guardar o material;
- realizar autoavaliação;
- manter-se atualizado;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- levantar bibliografia;
- estudar casos (situações especiais);
- trocar fraldas e roupas em geral;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- passear com os alunos;
- selecionar material;
- demonstrar dinamismo;
- preparar projetos pedagógicos;
- dançar;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- agrupar os alunos;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- demonstrar preparo físico;
- registrar ocorrências;
- organizar comemorações de aniversário;
- programar atividades diárias;
- ler para os alunos;
- reelaborar o planejamento;
- expor conteúdos;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- ministrar aulas;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- participar de eventos da comunidade;
- organizar eventos;
- acompanhar a refeição;
- orientar sobre noções de higiene;
- estimar a necessidade de material;
- prestar esclarecimento aos pais;
- promover encontros e atividades com os pais;
- alimentar os alunos;
- registrar frequência dos alunos;
- mostrar-se atento;
- organizar o material didático;
- demonstrar organização;
- organizar a refeição;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- rever normas de conduta com as crianças;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- pesquisar recursos didáticos;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- conferir material;
- cantar;
- requisitar material;
- estabelecer rotinas;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- demonstrar disciplina;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- improvisar atividades;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- preparar reunião de pais;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- estabelecer limites;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- registrar entrevistas com os pais;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- definir estratégias pedagógicas;
- acolher os alunos;
- organizar o espaço das atividades;
- proceder à retirada da mamadeira;
- planejar a rotina dos alunos;
- demonstrar criatividade;
- observar a interação dos alunos;
- analisar situações de aprendizagem;
- brincar com os alunos;
- demonstrar sensibilidade;
- escrever para os alunos;
- demonstrar bom humor;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
Setores que mais contratam Professor de minimaternal no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico