Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
- Professor de creche
- Professor de maternal (nivel superior)
- Professor de jardim de infância (nível superior)
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
- Professor de ensino pré-primário
- Professor de ensino pré-escolar
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de minimaternal
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- planejar a prática educacional;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- cuidar dos alunos;
- promover a educação dos alunos;
- organizar as atividades;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- pesquisar;
- interagir com a família e a comunidade;
- realizar tarefas administrativas;
Atividades
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- dançar;
- conferir material;
- manter-se atualizado;
- revisar o planejamento;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- registrar entrevistas com os pais;
- acompanhar a refeição;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- demonstrar organização;
- demonstrar preparo físico;
- passar lição de casa;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- criar recursos didáticos;
- observar o comportamento dos alunos;
- escrever para os alunos;
- convidar personalidades e entidades;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- definir estratégias pedagógicas;
- agrupar os alunos;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- acolher os alunos;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- selecionar material;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- receber alunos novos;
- contar histórias;
- alimentar os alunos;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- realizar visitas temáticas;
- guardar o material;
- ministrar reuniões de pais;
- estabelecer rotinas;
- comprar material;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- demonstrar dinamismo;
- criar situações de aprendizagem;
- registrar frequência dos alunos;
- alfabetizar os alunos;
- documentar as observações;
- improvisar atividades;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- demonstrar disposição;
- planejar a rotina dos alunos;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- organizar o espaço das atividades;
- registrar ocorrências;
- selecionar recursos didáticos;
- demonstrar disciplina;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- promover encontros e atividades com os pais;
- atender pais;
- demonstrar criatividade;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- orientar sobre noções de higiene;
- expor conteúdos;
- convocar pais de alunos;
- demonstrar autocontrole;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- estabelecer limites;
- proceder à retirada da mamadeira;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- brincar com os alunos;
- demonstrar alegria;
- prestar esclarecimento aos pais;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- orientar sobre noções de segurança;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- demonstrar bom humor;
- analisar situações de aprendizagem;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- construir material didático;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- ministrar aulas;
- demonstrar paciência;
- preparar o ambiente para as atividades;
- preparar a sala;
- preparar adaptação de casos especiais;
- organizar a refeição;
- ler para os alunos;
- demonstrar ética;
- banhar alunos;
- realizar autoavaliação;
- mostrar-se atento;
- estudar casos (situações especiais);
- demonstrar bom senso;
- reelaborar o planejamento;
- passear com os alunos;
- demonstrar sensibilidade;
- programar atividades diárias;
- controlar a saída de alunos;
- organizar comemorações de aniversário;
- pesquisar recursos didáticos;
- preparar projetos pedagógicos;
- programar atividades extraclasses;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- rever normas de conduta com as crianças;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- promover atividades integradoras;
- organizar o material didático;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- demonstrar flexibilidade;
- atender alunos, individualmente;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- pesquisar conteúdos;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- prestar primeiros socorros;
- estimar a necessidade de material;
- cantar;
- acompanhar momento de sono;
- levantar bibliografia;
- enviar comunicados ao pais;
- promover a convivência social (socializar);
- observar a interação dos alunos;
- requisitar material;
- participar de eventos da comunidade;
- organizar eventos;
- demonstrar empatia;
- preparar reunião de pais;
Setores que mais contratam Professor de minimaternal no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico