Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
- Professor de ensino pré-primário
- Professor de creche
- Professor de jardim de infância (nível superior)
- Professor de maternal (nivel superior)
- Professor de ensino pré-escolar
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de minimaternal
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- planejar a prática educacional;
- organizar as atividades;
- cuidar dos alunos;
- promover a educação dos alunos;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- demonstrar competências pessoais;
- interagir com a família e a comunidade;
- pesquisar;
- realizar tarefas administrativas;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
Atividades
- demonstrar disposição;
- escrever para os alunos;
- expor conteúdos;
- enviar comunicados ao pais;
- registrar entrevistas com os pais;
- registrar ocorrências;
- selecionar material;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- brincar com os alunos;
- pesquisar recursos didáticos;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- observar a interação dos alunos;
- prestar primeiros socorros;
- estimar a necessidade de material;
- promover a convivência social (socializar);
- cantar;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- discutir casos específicos com a coordenação;
- orientar sobre noções de higiene;
- prestar esclarecimento aos pais;
- promover encontros e atividades com os pais;
- programar atividades diárias;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- ler para os alunos;
- organizar comemorações de aniversário;
- acompanhar a refeição;
- selecionar recursos didáticos;
- demonstrar organização;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- preparar adaptação de casos especiais;
- pesquisar conteúdos;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- atender alunos, individualmente;
- contar histórias;
- demonstrar alegria;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- mediar situações de conflitos no grupo;
- organizar o material didático;
- demonstrar ética;
- planejar a rotina dos alunos;
- controlar a saída de alunos;
- demonstrar preparo físico;
- dançar;
- observar o comportamento dos alunos;
- agrupar os alunos;
- requisitar material;
- documentar as observações;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- realizar visitas temáticas;
- analisar situações de aprendizagem;
- promover atividades integradoras;
- criar recursos didáticos;
- preparar a sala;
- passear com os alunos;
- demonstrar bom senso;
- definir estratégias pedagógicas;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- reelaborar o planejamento;
- passar lição de casa;
- estabelecer limites;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- demonstrar sensibilidade;
- demonstrar flexibilidade;
- registrar frequência dos alunos;
- demonstrar criatividade;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- estudar casos (situações especiais);
- conferir material;
- realizar autoavaliação;
- demonstrar paciência;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- demonstrar dinamismo;
- demonstrar bom humor;
- programar atividades extraclasses;
- improvisar atividades;
- atender pais;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- orientar sobre noções de segurança;
- revisar o planejamento;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- organizar eventos;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- banhar alunos;
- demonstrar empatia;
- comprar material;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- preparar reunião de pais;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- mostrar-se atento;
- estabelecer rotinas;
- convocar pais de alunos;
- demonstrar autocontrole;
- levantar bibliografia;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- organizar o espaço das atividades;
- acompanhar momento de sono;
- participar de eventos da comunidade;
- convidar personalidades e entidades;
- ministrar aulas;
- receber alunos novos;
- construir material didático;
- alfabetizar os alunos;
- organizar a refeição;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- preparar o ambiente para as atividades;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- demonstrar disciplina;
- guardar o material;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- alimentar os alunos;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- ministrar reuniões de pais;
- criar situações de aprendizagem;
- acolher os alunos;
- manter-se atualizado;
- rever normas de conduta com as crianças;
- preparar projetos pedagógicos;
- proceder à retirada da mamadeira;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
Setores que mais contratam Professor de minimaternal no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico