Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
- Professor de jardim de infância (nível superior)
- Professor de creche
- Professor de maternal (nivel superior)
- Professor de ensino pré-primário
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
- Professor de ensino pré-escolar
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de minimaternal
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- cuidar dos alunos;
- realizar tarefas administrativas;
- planejar a prática educacional;
- promover a educação dos alunos;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- interagir com a família e a comunidade;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- organizar as atividades;
- demonstrar competências pessoais;
- pesquisar;
Atividades
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- demonstrar dinamismo;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- definir estratégias pedagógicas;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- estabelecer limites;
- planejar a rotina dos alunos;
- demonstrar organização;
- convidar personalidades e entidades;
- mostrar-se atento;
- guardar o material;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- reelaborar o planejamento;
- registrar frequência dos alunos;
- preparar adaptação de casos especiais;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- selecionar recursos didáticos;
- prestar primeiros socorros;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- brincar com os alunos;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- atender pais;
- banhar alunos;
- controlar a saída de alunos;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- elaborar instrumentos de avaliação;
- estimar a necessidade de material;
- receber alunos novos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- contar histórias;
- demonstrar sensibilidade;
- passear com os alunos;
- cantar;
- acompanhar momento de sono;
- registrar ocorrências;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- conferir material;
- promover atividades integradoras;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- demonstrar empatia;
- promover encontros e atividades com os pais;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- preparar projetos pedagógicos;
- construir material didático;
- levantar bibliografia;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- orientar sobre noções de higiene;
- orientar sobre noções de segurança;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- atender alunos, individualmente;
- ministrar aulas;
- manter-se atualizado;
- participar de eventos da comunidade;
- alfabetizar os alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- programar atividades diárias;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- pesquisar recursos didáticos;
- organizar o espaço das atividades;
- alimentar os alunos;
- acolher os alunos;
- ministrar reuniões de pais;
- realizar autoavaliação;
- demonstrar ética;
- demonstrar paciência;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- realizar visitas temáticas;
- convocar pais de alunos;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- observar a interação dos alunos;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- requisitar material;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- registrar entrevistas com os pais;
- demonstrar criatividade;
- observar o comportamento dos alunos;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- proceder à retirada da mamadeira;
- ler para os alunos;
- comprar material;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- demonstrar preparo físico;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- acompanhar a refeição;
- organizar comemorações de aniversário;
- rever normas de conduta com as crianças;
- preparar reunião de pais;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- prestar esclarecimento aos pais;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- improvisar atividades;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- dançar;
- selecionar material;
- expor conteúdos;
- estudar casos (situações especiais);
- corrigir trabalhos com os alunos;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- estabelecer rotinas;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- documentar as observações;
- pesquisar conteúdos;
- preparar a sala;
- passar lição de casa;
- demonstrar alegria;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- organizar o material didático;
- analisar situações de aprendizagem;
- demonstrar disposição;
- demonstrar disciplina;
- demonstrar bom humor;
- revisar o planejamento;
- demonstrar bom senso;
- enviar comunicados ao pais;
- organizar eventos;
- organizar a refeição;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- agrupar os alunos;
- criar recursos didáticos;
- promover a convivência social (socializar);
- demonstrar autocontrole;
- escrever para os alunos;
- criar situações de aprendizagem;
- programar atividades extraclasses;
Setores que mais contratam Professor de minimaternal no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico