Salário para o cargo de Professor de lingüística românica
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de lingüística românica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de lingüística românica

Um Professor de lingüística românica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.043,88 e R$ 6.410,08, com a média salarial de R$ 3.302,00 e o salário mediana em R$ 3.130,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de lingüística românica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.302,00 39.624,00 825,50 21,80
1º Quartil 2.043,88 24.526,50 510,97 13,49
Salário Mediana 3.130,00 37.560,00 782,50 20,66
3º Quartil 4.888,60 58.663,20 1.222,15 32,27
Teto Salarial 6.410,08 76.920,95 1.602,52 42,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de lingüística românica

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • orientar alunos;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de avaliação;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;

  • Atividades

    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • indicar bibliografia;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • organizar antologias;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • participar da correção de exames;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • elaborar projetos;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • selecionar textos para estudo;
    • definir conteúdos programáticos;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • elaborar tese de doutorado;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • realizar autoavaliação;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • preparar programas de cursos;
    • divulgar a produção discente;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • elaborar dicionários;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • avaliar grade curricular;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • publicar trabalhos;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • relacionar teoria e prática;
    • montar equipe de pesquisa;
    • escrever verbetes;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • traduzir textos;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • elaborar glossários;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • participar de colegiados;
    • elaborar críticas literárias;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • orientar teses de doutorado;
    • supervisionar estágios;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • planejar orçamento;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • publicar traduções de textos;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • organizar edições diplomáticas;
    • distribuir disciplinas;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • organizar edições críticas;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • discutir resultados da produção discente;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • organizar concursos literários;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • discutir propostas curriculares;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • realizar atividades de editoração;
    • promover o estudo de textos;
    • programar atividades de pesquisa;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • organizar atlas linguísticos;


    Setores que mais contratam Professor de lingüística românica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: