Salário para o cargo de Professor de lingüística românica
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de lingüística românica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de lingüística românica

Um Professor de lingüística românica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.043,88 e R$ 6.410,08, com a média salarial de R$ 3.302,00 e o salário mediana em R$ 3.130,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de lingüística românica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.302,00 39.624,00 825,50 21,80
1º Quartil 2.043,88 24.526,50 510,97 13,49
Salário Mediana 3.130,00 37.560,00 782,50 20,66
3º Quartil 4.888,60 58.663,20 1.222,15 32,27
Teto Salarial 6.410,08 76.920,95 1.602,52 42,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de lingüística românica

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • orientar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de avaliação;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;

  • Atividades

    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • preparar programas de cursos;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • promover o estudo de textos;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • participar de colegiados;
    • publicar traduções de textos;
    • orientar teses de doutorado;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • montar equipe de pesquisa;
    • traduzir textos;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • selecionar textos para estudo;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • elaborar projetos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • organizar atlas linguísticos;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • organizar antologias;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • divulgar a produção discente;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • definir conteúdos programáticos;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • publicar trabalhos;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • elaborar tese de doutorado;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • elaborar glossários;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • organizar concursos literários;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • supervisionar estágios;
    • indicar bibliografia;
    • avaliar grade curricular;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • discutir propostas curriculares;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • organizar edições diplomáticas;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • participar da correção de exames;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • discutir resultados da produção discente;
    • organizar edições críticas;
    • programar atividades de pesquisa;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • realizar autoavaliação;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • planejar orçamento;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • distribuir disciplinas;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • elaborar dicionários;
    • escrever verbetes;
    • realizar atividades de editoração;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • elaborar críticas literárias;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • relacionar teoria e prática;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • trabalhar em equipe;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;


    Setores que mais contratam Professor de lingüística românica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Estalageiro
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

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