Salário para o cargo de Professor de ensino pré-escolar
CBO 2311-05 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de ensino pré-escolar - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de ensino pré-escolar

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • planejar a prática educacional;
  • cuidar dos alunos;
  • pesquisar;
  • promover a educação dos alunos;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar as atividades;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • realizar tarefas administrativas;
  • avaliar as práticas pedagógicas;

Atividades

  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • contar histórias;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • promover a convivência social (socializar);
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • estudar casos (situações especiais);
  • organizar eventos;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • construir material didático;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • passar lição de casa;
  • organizar o espaço das atividades;
  • promover atividades integradoras;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • acompanhar momento de sono;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • demonstrar disciplina;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • requisitar material;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • preparar reunião de pais;
  • registrar frequência dos alunos;
  • alfabetizar os alunos;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • criar recursos didáticos;
  • selecionar material;
  • criar situações de aprendizagem;
  • organizar a refeição;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • comprar material;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • convidar personalidades e entidades;
  • selecionar recursos didáticos;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • mostrar-se atento;
  • demonstrar organização;
  • demonstrar alegria;
  • brincar com os alunos;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • demonstrar empatia;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • observar a interação dos alunos;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • participar de eventos da comunidade;
  • acolher os alunos;
  • agrupar os alunos;
  • registrar ocorrências;
  • demonstrar disposição;
  • estabelecer limites;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • improvisar atividades;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • guardar o material;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • realizar visitas temáticas;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • reelaborar o planejamento;
  • conferir material;
  • organizar o material didático;
  • demonstrar flexibilidade;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • demonstrar sensibilidade;
  • demonstrar autocontrole;
  • receber alunos novos;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • manter-se atualizado;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • demonstrar preparo físico;
  • realizar autoavaliação;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • enviar comunicados ao pais;
  • atender alunos, individualmente;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • preparar a sala;
  • programar atividades extraclasses;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • estabelecer rotinas;
  • pesquisar conteúdos;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • convocar pais de alunos;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • demonstrar criatividade;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • escrever para os alunos;
  • acompanhar a refeição;
  • controlar a saída de alunos;
  • demonstrar ética;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • expor conteúdos;
  • estimar a necessidade de material;
  • cantar;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • ler para os alunos;
  • passear com os alunos;
  • demonstrar dinamismo;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • ministrar aulas;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • demonstrar bom senso;
  • dançar;
  • revisar o planejamento;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • demonstrar bom humor;
  • ministrar reuniões de pais;
  • documentar as observações;
  • prestar primeiros socorros;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • atender pais;
  • demonstrar paciência;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • levantar bibliografia;
  • programar atividades diárias;
  • corrigir trabalhos com os alunos;


Setores que mais contratam Professor de ensino pré-escolar no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Administração pública em geral
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino médio
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades associativas
  • Educação superior - graduação
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Atividades de organizações religiosas
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Educação profissional de nível técnico
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Ensino de idiomas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Arte educador
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Arte educador