Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
- Professor de jardim de infância (nível superior)
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
- Professor de maternal (nivel superior)
- Professor de ensino pré-primário
- Professor de creche
- Professor de minimaternal
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de ensino pré-escolar
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- avaliar as práticas pedagógicas;
- interagir com a família e a comunidade;
- organizar as atividades;
- promover a educação dos alunos;
- cuidar dos alunos;
- planejar a prática educacional;
- pesquisar;
- realizar tarefas administrativas;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- contar histórias;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- receber alunos novos;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- demonstrar paciência;
- passear com os alunos;
- organizar comemorações de aniversário;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- enviar comunicados ao pais;
- alfabetizar os alunos;
- controlar a saída de alunos;
- levantar bibliografia;
- estimar a necessidade de material;
- demonstrar sensibilidade;
- conferir material;
- planejar a rotina dos alunos;
- ministrar aulas;
- dançar;
- revisar o planejamento;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- participar de eventos da comunidade;
- rever normas de conduta com as crianças;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- orientar sobre noções de segurança;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- passar lição de casa;
- preparar o ambiente para as atividades;
- ministrar reuniões de pais;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- observar a interação dos alunos;
- mostrar-se atento;
- reelaborar o planejamento;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- demonstrar flexibilidade;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- construir material didático;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- documentar as observações;
- organizar o material didático;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- demonstrar autocontrole;
- registrar frequência dos alunos;
- pesquisar conteúdos;
- orientar sobre noções de higiene;
- agrupar os alunos;
- preparar projetos pedagógicos;
- programar atividades diárias;
- atender alunos, individualmente;
- programar atividades extraclasses;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- demonstrar organização;
- criar situações de aprendizagem;
- promover encontros e atividades com os pais;
- ler para os alunos;
- pesquisar recursos didáticos;
- convocar pais de alunos;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- preparar a sala;
- demonstrar preparo físico;
- estudar casos (situações especiais);
- convidar personalidades e entidades;
- expor conteúdos;
- demonstrar disciplina;
- demonstrar bom humor;
- organizar eventos;
- demonstrar criatividade;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- promover a convivência social (socializar);
- acolher os alunos;
- comprar material;
- acompanhar momento de sono;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- prestar primeiros socorros;
- demonstrar dinamismo;
- realizar visitas temáticas;
- registrar entrevistas com os pais;
- escrever para os alunos;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- demonstrar disposição;
- organizar a refeição;
- preparar adaptação de casos especiais;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- estabelecer rotinas;
- definir estratégias pedagógicas;
- demonstrar alegria;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- realizar autoavaliação;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- requisitar material;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- criar recursos didáticos;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- preparar reunião de pais;
- demonstrar bom senso;
- acompanhar a refeição;
- organizar o espaço das atividades;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- selecionar recursos didáticos;
- demonstrar empatia;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- improvisar atividades;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- atender pais;
- demonstrar ética;
- prestar esclarecimento aos pais;
- guardar o material;
- brincar com os alunos;
- analisar situações de aprendizagem;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- estabelecer limites;
- registrar ocorrências;
- promover atividades integradoras;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- manter-se atualizado;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- cantar;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- selecionar material;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- observar o comportamento dos alunos;
Setores que mais contratam Professor de ensino pré-escolar no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações religiosas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Ensino de idiomas