Salário para o cargo de Professor de ensino pré-escolar
CBO 2311-05 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de ensino pré-escolar - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de ensino pré-escolar

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • organizar as atividades;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • planejar a prática educacional;
  • realizar tarefas administrativas;
  • pesquisar;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a educação dos alunos;
  • cuidar dos alunos;

Atividades

  • organizar comemorações de aniversário;
  • construir material didático;
  • escrever para os alunos;
  • estabelecer limites;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • demonstrar autocontrole;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • demonstrar ética;
  • realizar visitas temáticas;
  • levantar bibliografia;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • criar recursos didáticos;
  • acolher os alunos;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • estabelecer rotinas;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • improvisar atividades;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • controlar a saída de alunos;
  • ministrar aulas;
  • criar situações de aprendizagem;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • convocar pais de alunos;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • conferir material;
  • documentar as observações;
  • organizar a refeição;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • preparar reunião de pais;
  • passear com os alunos;
  • alfabetizar os alunos;
  • expor conteúdos;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • prestar primeiros socorros;
  • organizar eventos;
  • observar a interação dos alunos;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • demonstrar empatia;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • guardar o material;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • demonstrar paciência;
  • estudar casos (situações especiais);
  • manter-se atualizado;
  • revisar o planejamento;
  • registrar frequência dos alunos;
  • mostrar-se atento;
  • realizar autoavaliação;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • reelaborar o planejamento;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • cantar;
  • dançar;
  • promover a convivência social (socializar);
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • demonstrar preparo físico;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • demonstrar organização;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • demonstrar bom humor;
  • organizar o espaço das atividades;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • brincar com os alunos;
  • programar atividades diárias;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • demonstrar bom senso;
  • enviar comunicados ao pais;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • organizar o material didático;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • convidar personalidades e entidades;
  • requisitar material;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • comprar material;
  • acompanhar momento de sono;
  • registrar ocorrências;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • demonstrar disciplina;
  • atender pais;
  • programar atividades extraclasses;
  • demonstrar disposição;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • passar lição de casa;
  • pesquisar conteúdos;
  • demonstrar dinamismo;
  • selecionar material;
  • atender alunos, individualmente;
  • contar histórias;
  • promover atividades integradoras;
  • estimar a necessidade de material;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • acompanhar a refeição;
  • agrupar os alunos;
  • ministrar reuniões de pais;
  • receber alunos novos;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • selecionar recursos didáticos;
  • participar de eventos da comunidade;
  • demonstrar alegria;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • demonstrar sensibilidade;
  • demonstrar flexibilidade;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • preparar a sala;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • ler para os alunos;
  • orientar sobre noções de segurança;


Setores que mais contratam Professor de ensino pré-escolar no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Administração pública em geral
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino médio
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades associativas
  • Educação superior - graduação
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Atividades de organizações religiosas
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Educação profissional de nível técnico
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Ensino de idiomas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Cartunista
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Cartunista

Salário para o cargo de Escultor
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Escultor