Salário para o cargo de Professor de ensino pré-escolar
CBO 2311-05 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de ensino pré-escolar - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de ensino pré-escolar

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • organizar as atividades;
  • cuidar dos alunos;
  • pesquisar;
  • promover a educação dos alunos;
  • realizar tarefas administrativas;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar a prática educacional;

Atividades

  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • ler para os alunos;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • demonstrar organização;
  • contar histórias;
  • demonstrar flexibilidade;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • demonstrar alegria;
  • organizar a refeição;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • alfabetizar os alunos;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • controlar a saída de alunos;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • demonstrar bom senso;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • requisitar material;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • mostrar-se atento;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • atender alunos, individualmente;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • construir material didático;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • demonstrar paciência;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • convidar personalidades e entidades;
  • observar a interação dos alunos;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • selecionar recursos didáticos;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • demonstrar preparo físico;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • estabelecer rotinas;
  • ministrar reuniões de pais;
  • selecionar material;
  • organizar eventos;
  • organizar o material didático;
  • guardar o material;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • realizar autoavaliação;
  • programar atividades extraclasses;
  • participar de eventos da comunidade;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • criar situações de aprendizagem;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • registrar frequência dos alunos;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • passar lição de casa;
  • demonstrar disposição;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • expor conteúdos;
  • enviar comunicados ao pais;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • estudar casos (situações especiais);
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • passear com os alunos;
  • dançar;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • demonstrar ética;
  • promover a convivência social (socializar);
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • estimar a necessidade de material;
  • preparar a sala;
  • improvisar atividades;
  • organizar o espaço das atividades;
  • escrever para os alunos;
  • revisar o planejamento;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • agrupar os alunos;
  • brincar com os alunos;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • reelaborar o planejamento;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • comprar material;
  • programar atividades diárias;
  • demonstrar dinamismo;
  • acolher os alunos;
  • demonstrar bom humor;
  • documentar as observações;
  • ministrar aulas;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • criar recursos didáticos;
  • demonstrar criatividade;
  • prestar primeiros socorros;
  • demonstrar disciplina;
  • conferir material;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • levantar bibliografia;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • atender pais;
  • manter-se atualizado;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • acompanhar momento de sono;
  • preparar reunião de pais;
  • demonstrar autocontrole;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • cantar;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • demonstrar empatia;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • estabelecer limites;
  • promover atividades integradoras;
  • registrar ocorrências;
  • pesquisar conteúdos;
  • acompanhar a refeição;
  • convocar pais de alunos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • receber alunos novos;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • realizar visitas temáticas;


Setores que mais contratam Professor de ensino pré-escolar no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Administração pública em geral
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino médio
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades associativas
  • Educação superior - graduação
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Atividades de organizações religiosas
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Educação profissional de nível técnico
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Ensino de idiomas




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