Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
- Professor de maternal (nivel superior)
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
- Professor de ensino pré-primário
- Professor de minimaternal
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
- Professor de creche
- Professor de jardim de infância (nível superior)
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de ensino pré-escolar
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- promover a educação dos alunos;
- planejar a prática educacional;
- cuidar dos alunos;
- pesquisar;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- organizar as atividades;
- realizar tarefas administrativas;
- interagir com a família e a comunidade;
Atividades
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- controlar a saída de alunos;
- criar situações de aprendizagem;
- demonstrar bom humor;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- revisar o planejamento;
- requisitar material;
- promover atividades integradoras;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- criar recursos didáticos;
- conferir material;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- definir estratégias pedagógicas;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- organizar eventos;
- passar lição de casa;
- selecionar recursos didáticos;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- organizar comemorações de aniversário;
- registrar entrevistas com os pais;
- convocar pais de alunos;
- manter-se atualizado;
- receber alunos novos;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- passear com os alunos;
- orientar sobre noções de higiene;
- expor conteúdos;
- demonstrar dinamismo;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- pesquisar recursos didáticos;
- selecionar material;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- orientar sobre noções de segurança;
- dançar;
- documentar as observações;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- guardar o material;
- comprar material;
- levantar bibliografia;
- contar histórias;
- cantar;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- estabelecer rotinas;
- agrupar os alunos;
- demonstrar autocontrole;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- estimar a necessidade de material;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- demonstrar paciência;
- demonstrar disposição;
- demonstrar ética;
- demonstrar empatia;
- demonstrar disciplina;
- observar a interação dos alunos;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- preparar adaptação de casos especiais;
- prestar esclarecimento aos pais;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- promover encontros e atividades com os pais;
- ministrar reuniões de pais;
- pesquisar conteúdos;
- estudar casos (situações especiais);
- alfabetizar os alunos;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- organizar o espaço das atividades;
- reelaborar o planejamento;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- demonstrar sensibilidade;
- analisar situações de aprendizagem;
- convidar personalidades e entidades;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- realizar autoavaliação;
- promover a convivência social (socializar);
- preparar reunião de pais;
- rever normas de conduta com as crianças;
- demonstrar bom senso;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- observar o comportamento dos alunos;
- preparar a sala;
- estabelecer limites;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- acompanhar momento de sono;
- ler para os alunos;
- realizar visitas temáticas;
- acompanhar a refeição;
- ministrar aulas;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- mostrar-se atento;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- atender alunos, individualmente;
- brincar com os alunos;
- acolher os alunos;
- programar atividades extraclasses;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- corrigir trabalhos com os alunos;
- organizar o material didático;
- prestar primeiros socorros;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- organizar a refeição;
- atender pais;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- demonstrar organização;
- preparar projetos pedagógicos;
- programar atividades diárias;
- planejar a rotina dos alunos;
- improvisar atividades;
- demonstrar preparo físico;
- demonstrar criatividade;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- demonstrar alegria;
- escrever para os alunos;
- registrar ocorrências;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- participar de eventos da comunidade;
- demonstrar flexibilidade;
- registrar frequência dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- enviar comunicados ao pais;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- construir material didático;
Setores que mais contratam Professor de ensino pré-escolar no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações religiosas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Ensino de idiomas