Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
- Professor de maternal (nivel superior)
- Professor de minimaternal
- Professor de creche
- Professor de ensino pré-primário
- Professor de jardim de infância (nível superior)
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de ensino pré-escolar
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- cuidar dos alunos;
- pesquisar;
- realizar tarefas administrativas;
- organizar as atividades;
- promover a educação dos alunos;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar a prática educacional;
- interagir com a família e a comunidade;
- avaliar as práticas pedagógicas;
Atividades
- organizar o material didático;
- participar de eventos da comunidade;
- reelaborar o planejamento;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- estabelecer limites;
- preparar projetos pedagógicos;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- demonstrar dinamismo;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- contar histórias;
- rever normas de conduta com as crianças;
- requisitar material;
- preparar adaptação de casos especiais;
- agrupar os alunos;
- levantar bibliografia;
- brincar com os alunos;
- convocar pais de alunos;
- manter-se atualizado;
- pesquisar conteúdos;
- dançar;
- receber alunos novos;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- preparar a sala;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- preparar o ambiente para as atividades;
- conferir material;
- registrar entrevistas com os pais;
- demonstrar flexibilidade;
- passear com os alunos;
- expor conteúdos;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- atender alunos, individualmente;
- revisar o planejamento;
- programar atividades diárias;
- pesquisar recursos didáticos;
- orientar sobre noções de higiene;
- realizar autoavaliação;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- organizar comemorações de aniversário;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- improvisar atividades;
- ministrar aulas;
- enviar comunicados ao pais;
- demonstrar criatividade;
- organizar o espaço das atividades;
- programar atividades extraclasses;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- criar situações de aprendizagem;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- realizar visitas temáticas;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- ler para os alunos;
- escrever para os alunos;
- ministrar reuniões de pais;
- controlar a saída de alunos;
- documentar as observações;
- demonstrar organização;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- guardar o material;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- demonstrar paciência;
- demonstrar preparo físico;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- promover a convivência social (socializar);
- observar a interação dos alunos;
- planejar a rotina dos alunos;
- selecionar material;
- demonstrar bom humor;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- demonstrar sensibilidade;
- demonstrar empatia;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- demonstrar autocontrole;
- construir material didático;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- acompanhar a refeição;
- mostrar-se atento;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- alfabetizar os alunos;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- registrar ocorrências;
- registrar frequência dos alunos;
- analisar situações de aprendizagem;
- comprar material;
- organizar eventos;
- demonstrar disciplina;
- estimar a necessidade de material;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- passar lição de casa;
- observar o comportamento dos alunos;
- preparar reunião de pais;
- convidar personalidades e entidades;
- estudar casos (situações especiais);
- prestar esclarecimento aos pais;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- acolher os alunos;
- demonstrar disposição;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- prestar primeiros socorros;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- atender pais;
- demonstrar bom senso;
- acompanhar momento de sono;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- organizar a refeição;
- cantar;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- estabelecer rotinas;
- criar recursos didáticos;
- definir estratégias pedagógicas;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- promover encontros e atividades com os pais;
- orientar sobre noções de segurança;
- promover atividades integradoras;
- demonstrar alegria;
- demonstrar ética;
- selecionar recursos didáticos;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
Setores que mais contratam Professor de ensino pré-escolar no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações religiosas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Ensino de idiomas