Salário para o cargo de Professor de ensino pré-escolar
CBO 2311-05 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de ensino pré-escolar - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de ensino pré-escolar

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • cuidar dos alunos;
  • organizar as atividades;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar a prática educacional;
  • promover a educação dos alunos;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • pesquisar;
  • realizar tarefas administrativas;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;

Atividades

  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • manter-se atualizado;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • demonstrar empatia;
  • documentar as observações;
  • passar lição de casa;
  • agrupar os alunos;
  • registrar ocorrências;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • demonstrar ética;
  • escrever para os alunos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • observar a interação dos alunos;
  • realizar visitas temáticas;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • demonstrar criatividade;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • preparar reunião de pais;
  • estimar a necessidade de material;
  • demonstrar alegria;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • passear com os alunos;
  • expor conteúdos;
  • alfabetizar os alunos;
  • reelaborar o planejamento;
  • participar de eventos da comunidade;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • criar recursos didáticos;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • cantar;
  • demonstrar dinamismo;
  • requisitar material;
  • levantar bibliografia;
  • demonstrar flexibilidade;
  • registrar frequência dos alunos;
  • demonstrar bom senso;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • demonstrar preparo físico;
  • contar histórias;
  • guardar o material;
  • organizar eventos;
  • ministrar aulas;
  • demonstrar disciplina;
  • atender alunos, individualmente;
  • demonstrar paciência;
  • comprar material;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • receber alunos novos;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • convocar pais de alunos;
  • construir material didático;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • preparar a sala;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • atender pais;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • ministrar reuniões de pais;
  • acolher os alunos;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • programar atividades diárias;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • estudar casos (situações especiais);
  • organizar a refeição;
  • acompanhar momento de sono;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • criar situações de aprendizagem;
  • controlar a saída de alunos;
  • estabelecer limites;
  • demonstrar disposição;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • realizar autoavaliação;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • pesquisar conteúdos;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • dançar;
  • brincar com os alunos;
  • prestar primeiros socorros;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • enviar comunicados ao pais;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • estabelecer rotinas;
  • conferir material;
  • programar atividades extraclasses;
  • demonstrar sensibilidade;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • demonstrar bom humor;
  • selecionar material;
  • promover a convivência social (socializar);
  • organizar comemorações de aniversário;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • improvisar atividades;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • organizar o espaço das atividades;
  • promover atividades integradoras;
  • acompanhar a refeição;
  • ler para os alunos;
  • convidar personalidades e entidades;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • organizar o material didático;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • revisar o planejamento;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • mostrar-se atento;
  • demonstrar autocontrole;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • demonstrar organização;


Setores que mais contratam Professor de ensino pré-escolar no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Administração pública em geral
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino médio
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades associativas
  • Educação superior - graduação
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Atividades de organizações religiosas
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Educação profissional de nível técnico
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Ensino de idiomas




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