Salário para o cargo de Professor de creche
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de creche

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • pesquisar;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar as atividades;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • realizar tarefas administrativas;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • planejar a prática educacional;
  • cuidar dos alunos;
  • promover a educação dos alunos;
  • interagir com a família e a comunidade;

Atividades

  • mostrar-se atento;
  • acompanhar momento de sono;
  • receber alunos novos;
  • demonstrar paciência;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • enviar comunicados ao pais;
  • organizar o material didático;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • reelaborar o planejamento;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • construir material didático;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • realizar autoavaliação;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • estimar a necessidade de material;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • estudar casos (situações especiais);
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • acolher os alunos;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • demonstrar autocontrole;
  • pesquisar conteúdos;
  • demonstrar disposição;
  • observar a interação dos alunos;
  • dançar;
  • demonstrar preparo físico;
  • contar histórias;
  • participar de eventos da comunidade;
  • estabelecer limites;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • agrupar os alunos;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • passar lição de casa;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • programar atividades diárias;
  • demonstrar bom humor;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • promover a convivência social (socializar);
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • demonstrar empatia;
  • comprar material;
  • alimentar os alunos;
  • cantar;
  • organizar eventos;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • conferir material;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • improvisar atividades;
  • programar atividades extraclasses;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • estabelecer rotinas;
  • alfabetizar os alunos;
  • documentar as observações;
  • registrar ocorrências;
  • ler para os alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • revisar o planejamento;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • manter-se atualizado;
  • selecionar recursos didáticos;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • ministrar aulas;
  • banhar alunos;
  • selecionar material;
  • escrever para os alunos;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • registrar frequência dos alunos;
  • preparar reunião de pais;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • guardar o material;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • demonstrar alegria;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • acompanhar a refeição;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • atender alunos, individualmente;
  • brincar com os alunos;
  • criar situações de aprendizagem;
  • requisitar material;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • organizar a refeição;
  • demonstrar ética;
  • expor conteúdos;
  • criar recursos didáticos;
  • organizar o espaço das atividades;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • promover atividades integradoras;
  • prestar primeiros socorros;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • ministrar reuniões de pais;
  • convidar personalidades e entidades;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • demonstrar disciplina;
  • demonstrar organização;
  • demonstrar dinamismo;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • atender pais;
  • demonstrar criatividade;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • preparar a sala;
  • demonstrar sensibilidade;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • realizar visitas temáticas;
  • convocar pais de alunos;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • controlar a saída de alunos;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • demonstrar bom senso;
  • levantar bibliografia;
  • passear com os alunos;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;


Setores que mais contratam Professor de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




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