Salário para o cargo de Professor de creche
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de creche

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • organizar as atividades;
  • cuidar dos alunos;
  • planejar a prática educacional;
  • realizar tarefas administrativas;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a educação dos alunos;
  • pesquisar;

Atividades

  • improvisar atividades;
  • mostrar-se atento;
  • ministrar reuniões de pais;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • demonstrar bom humor;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • atender alunos, individualmente;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • demonstrar ética;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • demonstrar preparo físico;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • registrar frequência dos alunos;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • demonstrar empatia;
  • receber alunos novos;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • convocar pais de alunos;
  • ler para os alunos;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • demonstrar criatividade;
  • comprar material;
  • promover a convivência social (socializar);
  • alimentar os alunos;
  • estabelecer rotinas;
  • levantar bibliografia;
  • revisar o planejamento;
  • demonstrar organização;
  • alfabetizar os alunos;
  • banhar alunos;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • preparar reunião de pais;
  • atender pais;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • manter-se atualizado;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • registrar ocorrências;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • estabelecer limites;
  • agrupar os alunos;
  • preparar a sala;
  • requisitar material;
  • acompanhar a refeição;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • ministrar aulas;
  • estimar a necessidade de material;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • promover atividades integradoras;
  • enviar comunicados ao pais;
  • demonstrar paciência;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • expor conteúdos;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • acompanhar momento de sono;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • observar a interação dos alunos;
  • escrever para os alunos;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • organizar eventos;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • demonstrar sensibilidade;
  • demonstrar flexibilidade;
  • criar recursos didáticos;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • demonstrar disciplina;
  • pesquisar conteúdos;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • cantar;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • documentar as observações;
  • conferir material;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • organizar a refeição;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • realizar visitas temáticas;
  • programar atividades extraclasses;
  • passar lição de casa;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • participar de eventos da comunidade;
  • controlar a saída de alunos;
  • reelaborar o planejamento;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • brincar com os alunos;
  • criar situações de aprendizagem;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • demonstrar alegria;
  • convidar personalidades e entidades;
  • demonstrar autocontrole;
  • programar atividades diárias;
  • passear com os alunos;
  • organizar o espaço das atividades;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • demonstrar disposição;
  • selecionar recursos didáticos;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • selecionar material;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • estudar casos (situações especiais);
  • realizar autoavaliação;
  • prestar primeiros socorros;
  • construir material didático;
  • demonstrar bom senso;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • contar histórias;
  • acolher os alunos;
  • organizar o material didático;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • guardar o material;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • dançar;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • demonstrar dinamismo;


Setores que mais contratam Professor de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




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