Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
- Professor de minimaternal
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
- Professor de jardim de infância (nível superior)
- Professor de maternal (nivel superior)
- Professor de ensino pré-primário
- Professor de ensino pré-escolar
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de creche
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- organizar as atividades;
- demonstrar competências pessoais;
- pesquisar;
- realizar tarefas administrativas;
- cuidar dos alunos;
- promover a educação dos alunos;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- interagir com a família e a comunidade;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- planejar a prática educacional;
Atividades
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- demonstrar autocontrole;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- selecionar recursos didáticos;
- enviar comunicados ao pais;
- cantar;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- convidar personalidades e entidades;
- orientar sobre noções de segurança;
- estabelecer limites;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- ler para os alunos;
- organizar o material didático;
- demonstrar bom humor;
- organizar o espaço das atividades;
- requisitar material;
- prestar primeiros socorros;
- estimar a necessidade de material;
- rever normas de conduta com as crianças;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- preparar a sala;
- prestar esclarecimento aos pais;
- conferir material;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- atender alunos, individualmente;
- agrupar os alunos;
- demonstrar empatia;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- planejar a rotina dos alunos;
- demonstrar paciência;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- ministrar aulas;
- registrar frequência dos alunos;
- demonstrar criatividade;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- passar lição de casa;
- participar de eventos da comunidade;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- demonstrar ética;
- realizar autoavaliação;
- programar atividades diárias;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- preparar adaptação de casos especiais;
- levantar bibliografia;
- observar a interação dos alunos;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- programar atividades extraclasses;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- demonstrar organização;
- definir estratégias pedagógicas;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- demonstrar disposição;
- organizar comemorações de aniversário;
- reelaborar o planejamento;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- documentar as observações;
- acolher os alunos;
- acompanhar momento de sono;
- proceder à retirada da mamadeira;
- estudar casos (situações especiais);
- trabalhar áreas de conhecimento;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- organizar a refeição;
- demonstrar disciplina;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- demonstrar flexibilidade;
- controlar a saída de alunos;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- registrar ocorrências;
- selecionar material;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- contar histórias;
- criar situações de aprendizagem;
- passear com os alunos;
- criar recursos didáticos;
- preparar projetos pedagógicos;
- atender pais;
- convocar pais de alunos;
- comprar material;
- construir material didático;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- estabelecer rotinas;
- promover encontros e atividades com os pais;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- improvisar atividades;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- pesquisar conteúdos;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- alimentar os alunos;
- organizar eventos;
- mostrar-se atento;
- banhar alunos;
- alfabetizar os alunos;
- demonstrar alegria;
- dançar;
- escrever para os alunos;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- preencher documentos com informações dos alunos;
- demonstrar dinamismo;
- demonstrar sensibilidade;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- observar o comportamento dos alunos;
- guardar o material;
- demonstrar preparo físico;
- revisar o planejamento;
- realizar visitas temáticas;
- acompanhar a refeição;
- receber alunos novos;
- ministrar reuniões de pais;
- brincar com os alunos;
- manter-se atualizado;
- demonstrar bom senso;
- registrar entrevistas com os pais;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- preparar reunião de pais;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- promover atividades integradoras;
- preparar o ambiente para as atividades;
- orientar sobre noções de higiene;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- analisar situações de aprendizagem;
- expor conteúdos;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- pesquisar recursos didáticos;
- promover a convivência social (socializar);
Setores que mais contratam Professor de creche no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico