Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
- Professor de ensino pré-primário
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
- Professor de jardim de infância (nível superior)
- Professor de ensino pré-escolar
- Professor de maternal (nivel superior)
- Professor de minimaternal
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de creche
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- organizar as atividades;
- planejar a prática educacional;
- cuidar dos alunos;
- realizar tarefas administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- promover a educação dos alunos;
- interagir com a família e a comunidade;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- pesquisar;
Atividades
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- banhar alunos;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- rever normas de conduta com as crianças;
- brincar com os alunos;
- registrar entrevistas com os pais;
- contar histórias;
- estudar casos (situações especiais);
- passear com os alunos;
- registrar ocorrências;
- ministrar aulas;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- levantar bibliografia;
- estimar a necessidade de material;
- realizar autoavaliação;
- demonstrar bom humor;
- preparar projetos pedagógicos;
- receber alunos novos;
- dançar;
- demonstrar paciência;
- participar de eventos da comunidade;
- preparar adaptação de casos especiais;
- programar atividades extraclasses;
- pesquisar conteúdos;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- preencher documentos com informações dos alunos;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- selecionar recursos didáticos;
- revisar o planejamento;
- estabelecer rotinas;
- definir estratégias pedagógicas;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- agrupar os alunos;
- cantar;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- comprar material;
- reelaborar o planejamento;
- promover encontros e atividades com os pais;
- promover a convivência social (socializar);
- estabelecer limites;
- observar a interação dos alunos;
- demonstrar sensibilidade;
- expor conteúdos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- analisar situações de aprendizagem;
- ler para os alunos;
- demonstrar alegria;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- observar o comportamento dos alunos;
- documentar as observações;
- guardar o material;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- enviar comunicados ao pais;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- ministrar reuniões de pais;
- registrar frequência dos alunos;
- demonstrar disciplina;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- alfabetizar os alunos;
- convidar personalidades e entidades;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- demonstrar dinamismo;
- prestar primeiros socorros;
- atender pais;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- mostrar-se atento;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- convocar pais de alunos;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- preparar reunião de pais;
- pesquisar recursos didáticos;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- proceder à retirada da mamadeira;
- requisitar material;
- acompanhar a refeição;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- improvisar atividades;
- conferir material;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- demonstrar disposição;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- selecionar material;
- demonstrar preparo físico;
- controlar a saída de alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- organizar eventos;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- programar atividades diárias;
- escrever para os alunos;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- promover atividades integradoras;
- atender alunos, individualmente;
- demonstrar ética;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- demonstrar autocontrole;
- preparar a sala;
- passar lição de casa;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- prestar esclarecimento aos pais;
- demonstrar empatia;
- acolher os alunos;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- planejar a rotina dos alunos;
- construir material didático;
- realizar visitas temáticas;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- organizar o espaço das atividades;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- acompanhar momento de sono;
- demonstrar criatividade;
- alimentar os alunos;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- organizar comemorações de aniversário;
- manter-se atualizado;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- organizar a refeição;
- criar recursos didáticos;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- demonstrar bom senso;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- orientar sobre noções de higiene;
- criar situações de aprendizagem;
- demonstrar organização;
- orientar sobre noções de segurança;
- organizar o material didático;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
Setores que mais contratam Professor de creche no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico