Salário para o cargo de Professor de creche
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de creche

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • realizar tarefas administrativas;
  • planejar a prática educacional;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • promover a educação dos alunos;
  • pesquisar;
  • organizar as atividades;
  • cuidar dos alunos;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interagir com a família e a comunidade;

Atividades

  • estabelecer limites;
  • organizar eventos;
  • demonstrar alegria;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • organizar o material didático;
  • estimar a necessidade de material;
  • passear com os alunos;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • enviar comunicados ao pais;
  • estabelecer rotinas;
  • reelaborar o planejamento;
  • criar recursos didáticos;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • registrar ocorrências;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • demonstrar disciplina;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • agrupar os alunos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • pesquisar conteúdos;
  • convidar personalidades e entidades;
  • demonstrar organização;
  • organizar a refeição;
  • programar atividades diárias;
  • programar atividades extraclasses;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • demonstrar criatividade;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • realizar autoavaliação;
  • preparar a sala;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • convocar pais de alunos;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • demonstrar paciência;
  • atender alunos, individualmente;
  • brincar com os alunos;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • demonstrar bom senso;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • criar situações de aprendizagem;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • comprar material;
  • alfabetizar os alunos;
  • registrar frequência dos alunos;
  • alimentar os alunos;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • acompanhar momento de sono;
  • revisar o planejamento;
  • promover atividades integradoras;
  • banhar alunos;
  • realizar visitas temáticas;
  • passar lição de casa;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • demonstrar flexibilidade;
  • mostrar-se atento;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • requisitar material;
  • preparar reunião de pais;
  • improvisar atividades;
  • promover a convivência social (socializar);
  • demonstrar preparo físico;
  • expor conteúdos;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • conferir material;
  • demonstrar empatia;
  • dançar;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • ministrar reuniões de pais;
  • demonstrar disposição;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • atender pais;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • ler para os alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • manter-se atualizado;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • construir material didático;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • escrever para os alunos;
  • cantar;
  • estudar casos (situações especiais);
  • controlar a saída de alunos;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • demonstrar dinamismo;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • acolher os alunos;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • participar de eventos da comunidade;
  • selecionar recursos didáticos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • ministrar aulas;
  • contar histórias;
  • levantar bibliografia;
  • guardar o material;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • observar o comportamento dos alunos;
  • selecionar material;
  • documentar as observações;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • observar a interação dos alunos;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • demonstrar bom humor;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • demonstrar ética;
  • receber alunos novos;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • acompanhar a refeição;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • prestar primeiros socorros;
  • organizar o espaço das atividades;
  • rever normas de conduta com as crianças;


Setores que mais contratam Professor de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




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