Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
- Professor de minimaternal
- Professor de ensino pré-primário
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
- Professor de ensino pré-escolar
- Professor de jardim de infância (nível superior)
- Professor de maternal (nivel superior)
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de creche
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- realizar tarefas administrativas;
- pesquisar;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- promover a educação dos alunos;
- cuidar dos alunos;
- planejar a prática educacional;
- organizar as atividades;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- demonstrar competências pessoais;
- interagir com a família e a comunidade;
Atividades
- promover atividades integradoras;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- organizar comemorações de aniversário;
- estabelecer limites;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- ministrar reuniões de pais;
- mostrar-se atento;
- pesquisar conteúdos;
- dançar;
- registrar ocorrências;
- requisitar material;
- preparar projetos pedagógicos;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- alimentar os alunos;
- agrupar os alunos;
- atender pais;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- realizar visitas temáticas;
- analisar situações de aprendizagem;
- criar recursos didáticos;
- organizar o espaço das atividades;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- preparar a sala;
- demonstrar bom senso;
- prestar primeiros socorros;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- brincar com os alunos;
- alfabetizar os alunos;
- demonstrar paciência;
- convocar pais de alunos;
- prestar esclarecimento aos pais;
- passar lição de casa;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- organizar o material didático;
- improvisar atividades;
- contar histórias;
- cantar;
- preparar reunião de pais;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar organização;
- demonstrar disposição;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- documentar as observações;
- demonstrar autocontrole;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- preparar adaptação de casos especiais;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- selecionar material;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- participar de eventos da comunidade;
- programar atividades diárias;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- escrever para os alunos;
- estudar casos (situações especiais);
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- demonstrar ética;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- controlar a saída de alunos;
- atender alunos, individualmente;
- programar atividades extraclasses;
- planejar a rotina dos alunos;
- promover encontros e atividades com os pais;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- registrar frequência dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- acolher os alunos;
- pesquisar recursos didáticos;
- construir material didático;
- passear com os alunos;
- manter-se atualizado;
- demonstrar disciplina;
- ministrar aulas;
- guardar o material;
- orientar sobre noções de segurança;
- reelaborar o planejamento;
- banhar alunos;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- demonstrar bom humor;
- acompanhar a refeição;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- demonstrar alegria;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- criar situações de aprendizagem;
- acompanhar momento de sono;
- organizar a refeição;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- proceder à retirada da mamadeira;
- organizar eventos;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- demonstrar preparo físico;
- demonstrar empatia;
- estabelecer rotinas;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- observar a interação dos alunos;
- demonstrar dinamismo;
- selecionar recursos didáticos;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- ler para os alunos;
- revisar o planejamento;
- registrar entrevistas com os pais;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- conferir material;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- convidar personalidades e entidades;
- demonstrar sensibilidade;
- observar o comportamento dos alunos;
- estimar a necessidade de material;
- expor conteúdos;
- promover a convivência social (socializar);
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- orientar sobre noções de higiene;
- preparar o ambiente para as atividades;
- receber alunos novos;
- realizar autoavaliação;
- rever normas de conduta com as crianças;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- trabalhar áreas de conhecimento;
- comprar material;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- enviar comunicados ao pais;
- definir estratégias pedagógicas;
- levantar bibliografia;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
Setores que mais contratam Professor de creche no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico