Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
- Professor de maternal (nivel superior)
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
- Professor de jardim de infância (nível superior)
- Professor de minimaternal
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
- Professor de ensino pré-escolar
- Professor de ensino pré-primário
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de creche
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- planejar a prática educacional;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- cuidar dos alunos;
- realizar tarefas administrativas;
- organizar as atividades;
- pesquisar;
- promover a educação dos alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- interagir com a família e a comunidade;
- avaliar as práticas pedagógicas;
Atividades
- reelaborar o planejamento;
- prestar esclarecimento aos pais;
- demonstrar disciplina;
- improvisar atividades;
- preparar reunião de pais;
- cantar;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- convidar personalidades e entidades;
- organizar o espaço das atividades;
- contar histórias;
- organizar comemorações de aniversário;
- demonstrar paciência;
- demonstrar dinamismo;
- requisitar material;
- preparar projetos pedagógicos;
- demonstrar ética;
- alimentar os alunos;
- ler para os alunos;
- ministrar reuniões de pais;
- alfabetizar os alunos;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- orientar sobre noções de higiene;
- demonstrar bom humor;
- definir estratégias pedagógicas;
- registrar entrevistas com os pais;
- brincar com os alunos;
- promover atividades integradoras;
- orientar sobre noções de segurança;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- manter-se atualizado;
- selecionar recursos didáticos;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- demonstrar autocontrole;
- criar situações de aprendizagem;
- selecionar material;
- preparar o ambiente para as atividades;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- promover encontros e atividades com os pais;
- programar atividades extraclasses;
- registrar ocorrências;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- demonstrar alegria;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- programar atividades diárias;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- estimar a necessidade de material;
- conferir material;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- analisar situações de aprendizagem;
- controlar a saída de alunos;
- estabelecer rotinas;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- demonstrar organização;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- rever normas de conduta com as crianças;
- passear com os alunos;
- organizar eventos;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- demonstrar preparo físico;
- banhar alunos;
- revisar o planejamento;
- prestar primeiros socorros;
- ministrar aulas;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- atender pais;
- estudar casos (situações especiais);
- planejar a rotina dos alunos;
- realizar visitas temáticas;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- demonstrar sensibilidade;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- expor conteúdos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- demonstrar bom senso;
- atender alunos, individualmente;
- pesquisar recursos didáticos;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- comprar material;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- organizar a refeição;
- dançar;
- acolher os alunos;
- acompanhar momento de sono;
- registrar frequência dos alunos;
- realizar autoavaliação;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- levantar bibliografia;
- receber alunos novos;
- promover a convivência social (socializar);
- guardar o material;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- demonstrar criatividade;
- agrupar os alunos;
- pesquisar conteúdos;
- construir material didático;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- demonstrar empatia;
- passar lição de casa;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- preparar a sala;
- mostrar-se atento;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- enviar comunicados ao pais;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- demonstrar disposição;
- criar recursos didáticos;
- preparar adaptação de casos especiais;
- estabelecer limites;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- escrever para os alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- documentar as observações;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- convocar pais de alunos;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- acompanhar a refeição;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- observar a interação dos alunos;
- observar o comportamento dos alunos;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- trabalhar áreas de conhecimento;
- proceder à retirada da mamadeira;
- participar de eventos da comunidade;
- organizar o material didático;
Setores que mais contratam Professor de creche no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico