Salário para o cargo de Professor de creche
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de creche

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • planejar a prática educacional;
  • realizar tarefas administrativas;
  • cuidar dos alunos;
  • pesquisar;
  • organizar as atividades;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • promover a educação dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • realizar autoavaliação;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • passear com os alunos;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • preparar reunião de pais;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • improvisar atividades;
  • prestar primeiros socorros;
  • acompanhar a refeição;
  • convocar pais de alunos;
  • organizar o espaço das atividades;
  • organizar o material didático;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • construir material didático;
  • controlar a saída de alunos;
  • programar atividades diárias;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • preparar a sala;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • programar atividades extraclasses;
  • organizar eventos;
  • passar lição de casa;
  • selecionar material;
  • receber alunos novos;
  • brincar com os alunos;
  • levantar bibliografia;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • convidar personalidades e entidades;
  • observar a interação dos alunos;
  • guardar o material;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • demonstrar criatividade;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • documentar as observações;
  • estudar casos (situações especiais);
  • promover a convivência social (socializar);
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • acompanhar momento de sono;
  • demonstrar organização;
  • cantar;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • estimar a necessidade de material;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • estabelecer rotinas;
  • mostrar-se atento;
  • agrupar os alunos;
  • demonstrar paciência;
  • criar situações de aprendizagem;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • demonstrar empatia;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • banhar alunos;
  • conferir material;
  • revisar o planejamento;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • promover atividades integradoras;
  • demonstrar alegria;
  • estabelecer limites;
  • atender alunos, individualmente;
  • comprar material;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • ler para os alunos;
  • demonstrar disciplina;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • ministrar aulas;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • reelaborar o planejamento;
  • atender pais;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • registrar frequência dos alunos;
  • organizar a refeição;
  • ministrar reuniões de pais;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • expor conteúdos;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • demonstrar sensibilidade;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • alimentar os alunos;
  • demonstrar bom humor;
  • pesquisar conteúdos;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • demonstrar preparo físico;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • demonstrar dinamismo;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • dançar;
  • acolher os alunos;
  • escrever para os alunos;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • enviar comunicados ao pais;
  • realizar visitas temáticas;
  • manter-se atualizado;
  • participar de eventos da comunidade;
  • selecionar recursos didáticos;
  • criar recursos didáticos;
  • requisitar material;
  • demonstrar ética;
  • contar histórias;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • demonstrar disposição;
  • demonstrar flexibilidade;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • alfabetizar os alunos;
  • registrar ocorrências;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • demonstrar bom senso;
  • organizar comemorações de aniversário;


Setores que mais contratam Professor de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




Profissões em Destaque: