Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
- Professor de ensino pré-escolar
- Professor de maternal (nivel superior)
- Professor de ensino pré-primário
- Professor de jardim de infância (nível superior)
- Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
- Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
- Professor de minimaternal
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de creche
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- pesquisar;
- realizar tarefas administrativas;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- promover a educação dos alunos;
- cuidar dos alunos;
- planejar a prática educacional;
- interagir com a família e a comunidade;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar as atividades;
- avaliar as práticas pedagógicas;
Atividades
- guardar o material;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- contar histórias;
- orientar sobre noções de segurança;
- criar recursos didáticos;
- levantar bibliografia;
- estimar a necessidade de material;
- proceder à retirada da mamadeira;
- acompanhar momento de sono;
- comprar material;
- preparar reunião de pais;
- demonstrar empatia;
- manter-se atualizado;
- demonstrar dinamismo;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- banhar alunos;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- realizar visitas temáticas;
- escrever para os alunos;
- demonstrar criatividade;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- demonstrar bom humor;
- programar atividades diárias;
- selecionar material;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- demonstrar preparo físico;
- organizar a refeição;
- controlar a saída de alunos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- promover encontros e atividades com os pais;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- orientar sobre noções de higiene;
- revisar o planejamento;
- conferir material;
- ministrar aulas;
- analisar situações de aprendizagem;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- registrar frequência dos alunos;
- definir estratégias pedagógicas;
- preparar a sala;
- registrar entrevistas com os pais;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- registrar ocorrências;
- agrupar os alunos;
- demonstrar disposição;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- passear com os alunos;
- preparar adaptação de casos especiais;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- atender pais;
- acolher os alunos;
- promover atividades integradoras;
- observar a interação dos alunos;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- observar o comportamento dos alunos;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- requisitar material;
- convocar pais de alunos;
- alfabetizar os alunos;
- pesquisar conteúdos;
- promover a convivência social (socializar);
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- improvisar atividades;
- demonstrar flexibilidade;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- passar lição de casa;
- reelaborar o planejamento;
- prestar primeiros socorros;
- realizar autoavaliação;
- preparar projetos pedagógicos;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- criar situações de aprendizagem;
- selecionar recursos didáticos;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- organizar o material didático;
- brincar com os alunos;
- estabelecer limites;
- rever normas de conduta com as crianças;
- demonstrar sensibilidade;
- atender alunos, individualmente;
- estabelecer rotinas;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- demonstrar ética;
- organizar comemorações de aniversário;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- documentar as observações;
- dançar;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- participar de eventos da comunidade;
- mostrar-se atento;
- pesquisar recursos didáticos;
- construir material didático;
- ler para os alunos;
- demonstrar organização;
- prestar esclarecimento aos pais;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- enviar comunicados ao pais;
- convidar personalidades e entidades;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- demonstrar paciência;
- receber alunos novos;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- demonstrar disciplina;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- organizar eventos;
- demonstrar alegria;
- planejar a rotina dos alunos;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- alimentar os alunos;
- ministrar reuniões de pais;
- organizar o espaço das atividades;
- cantar;
- estudar casos (situações especiais);
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- demonstrar autocontrole;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- expor conteúdos;
- programar atividades extraclasses;
- acompanhar a refeição;
- demonstrar bom senso;
Setores que mais contratam Professor de creche no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico