Salário para o cargo de Professor de creche
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de creche - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Quanto ganha um Professor de creche

Um Professor de creche trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.258,25 e R$ 6.084,32, com a média salarial de R$ 3.378,76 e o salário mediana em R$ 3.606,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de creche

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.378,76 40.545,10 844,69 17,91
1º Quartil 2.258,25 27.099,00 564,56 11,97
Salário Mediana 3.606,00 43.272,00 901,50 19,11
3º Quartil 4.640,16 55.681,90 1.160,04 24,60
Teto Salarial 6.084,32 73.011,78 1.521,08 32,25


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.876 - 5.597 4.349,48 3.875,98 4.420,00 4.620,79 5.596,84
Guarulhos - SP 2.490 - 3.664 2.771,59 2.489,70 2.804,00 3.024,81 3.663,74
Fortaleza - CE 1.532 - 2.937 1.802,38 1.531,67 1.670,00 2.424,43 2.936,54
Belo Horizonte - MG 1.663 - 5.508 3.352,31 1.662,65 4.076,00 4.547,38 5.507,92
Franca - SP 2.083 - 3.930 2.543,28 2.082,57 2.300,00 3.244,49 3.929,82
Londrina - PR 1.668 - 3.718 2.544,87 1.667,90 2.905,51 3.069,65 3.718,05
Porto Alegre - RS 1.878 - 5.065 2.832,69 1.877,79 2.606,00 4.182,10 5.065,48
Curitiba - PR 1.562 - 4.339 2.287,58 1.561,56 1.913,50 3.582,09 4.338,74
Criciúma - SC 2.013 - 2.826 2.171,76 2.012,85 2.181,00 2.333,02 2.825,82
São Bernardo do Campo - SP 1.984 - 3.488 2.317,70 1.984,24 2.068,00 2.879,87 3.488,19
Imbituba - SC 2.119 - 3.903 2.430,33 2.118,95 2.208,00 3.222,52 3.903,22
Campinas - SP 1.865 - 5.638 2.920,98 1.865,23 2.458,00 4.654,64 5.637,84
Ribeirão Preto - SP 2.568 - 5.046 3.484,74 2.568,13 3.606,00 4.166,34 5.046,40
Joinville - SC 1.944 - 3.161 2.226,85 1.944,23 2.116,00 2.609,43 3.160,62
Brasília - DF 1.674 - 5.192 2.922,28 1.674,31 3.043,00 4.286,48 5.191,92
Maringá - PR 1.434 - 2.427 1.663,07 1.434,10 1.600,00 2.003,77 2.427,03
Rio de Janeiro - RJ 1.497 - 4.856 2.251,35 1.496,60 1.667,00 4.009,05 4.855,88
Juiz de Fora - MG 1.766 - 3.411 2.383,12 1.765,84 2.581,00 2.816,45 3.411,37
São José dos Campos - SP 1.795 - 4.103 2.730,49 1.794,64 2.952,00 3.387,11 4.102,57
Salvador - BA 1.579 - 4.628 2.458,45 1.578,95 2.262,00 3.820,89 4.627,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.414 - 5.602 3.891,55 2.414,21 4.420,00 4.625,10 5.602,07
Santa Catarina 1.832 - 3.787 2.339,96 1.831,97 2.181,00 3.126,52 3.786,94
Minas Gerais 1.609 - 5.121 2.678,58 1.608,84 2.439,00 4.227,63 5.120,63
Rio Grande do Sul 1.597 - 3.976 2.300,62 1.596,72 2.276,00 3.282,79 3.976,21
Paraná 1.505 - 5.088 2.544,91 1.505,20 2.200,00 4.200,80 5.088,13
Ceará 1.513 - 4.385 2.094,58 1.513,37 1.670,00 3.620,37 4.385,10
Rio de Janeiro 1.480 - 8.470 2.996,69 1.479,56 1.667,74 6.992,65 8.469,71
Bahia 1.483 - 4.277 2.308,84 1.482,77 2.050,50 3.530,97 4.276,82
Goiás 1.510 - 4.633 2.450,84 1.509,85 2.198,00 3.824,73 4.632,63
Mato Grosso do Sul 1.473 - 4.430 2.584,21 1.473,04 2.872,00 3.657,57 4.430,15
Distrito Federal 1.674 - 5.192 2.922,28 1.674,31 3.043,00 4.286,48 5.191,92
Pernambuco 1.475 - 4.663 2.125,98 1.475,31 1.500,00 3.849,62 4.662,77
Mato Grosso 1.783 - 4.953 2.794,59 1.783,19 2.494,00 4.089,00 4.952,72
Espírito Santo 1.478 - 4.208 2.223,04 1.477,65 1.969,00 3.473,86 4.207,65
Pará 1.469 - 4.394 2.339,03 1.468,59 2.200,00 3.628,02 4.394,37
Amazonas 1.412 - 2.987 1.728,48 1.412,00 1.500,00 2.466,15 2.987,07
Rio Grande do Norte 1.412 - 4.367 1.977,50 1.412,00 1.412,00 3.605,51 4.367,11
Rondônia 1.451 - 3.935 2.015,61 1.450,97 1.611,00 3.249,00 3.935,29
Maranhão 1.413 - 3.323 1.912,67 1.412,93 1.724,00 2.743,16 3.322,59
Paraíba 1.649 - 5.915 2.721,22 1.649,17 2.208,00 4.883,26 5.914,75
Sergipe 1.412 - 6.839 2.454,31 1.412,00 1.417,00 5.646,64 6.839,38
Roraima 1.412 - 2.644 1.652,27 1.412,00 1.500,00 2.182,93 2.644,03
Alagoas 1.426 - 4.298 2.028,71 1.425,85 1.553,00 3.548,31 4.297,82
Amapá 1.412 - 4.128 1.941,85 1.412,00 1.437,00 3.407,75 4.127,57
Acre 2.406 - 4.300 3.110,26 2.406,38 3.009,00 3.550,00 4.299,87
Tocantins 2.274 - 5.950 3.565,88 2.273,78 3.062,00 4.912,33 5.949,97
Piauí 1.412 - 18.243 4.738,24 1.412,00 1.503,00 15.061,40 18.242,82


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de creche

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • cuidar dos alunos;
  • organizar as atividades;
  • realizar tarefas administrativas;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • planejar a prática educacional;
  • promover a educação dos alunos;
  • interagir com a família e a comunidade;

  • Atividades

    • selecionar material;
    • promover atividades integradoras;
    • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
    • participar de eventos da comunidade;
    • estimar a necessidade de material;
    • brincar com os alunos;
    • registrar frequência dos alunos;
    • demonstrar ética;
    • demonstrar organização;
    • prestar esclarecimento aos pais;
    • demonstrar preparo físico;
    • cantar;
    • pesquisar conteúdos;
    • intervir em situações de risco para os alunos;
    • promover a convivência social (socializar);
    • mostrar-se atento;
    • revisar o planejamento;
    • demonstrar capacidade de compreensão oral;
    • observar a interação dos alunos;
    • realizar visitas temáticas;
    • passear com os alunos;
    • ministrar reuniões de pais;
    • prestar primeiros socorros;
    • registrar entrevistas com os pais;
    • organizar comemorações de aniversário;
    • preparar projetos para interação com a comunidade;
    • demonstrar autocontrole;
    • acompanhar a refeição;
    • demonstrar dinamismo;
    • programar atividades extraclasses;
    • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
    • participar de cursos e treinamentos profissionais;
    • demonstrar disciplina;
    • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
    • rever normas de conduta com as crianças;
    • expor conteúdos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
    • atender alunos, individualmente;
    • analisar situações de aprendizagem;
    • reelaborar o planejamento;
    • passar lição de casa;
    • controlar a saída de alunos;
    • organizar o espaço das atividades;
    • enviar comunicados ao pais;
    • levantar bibliografia;
    • comprar material;
    • observar o comportamento dos alunos;
    • estabelecer normas e regras de conduta;
    • desenvolver trabalhos coletivos;
    • orientar sobre noções de segurança;
    • organizar eventos;
    • demonstrar bom senso;
    • demonstrar empatia;
    • organizar a entrada e a saída dos alunos;
    • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
    • agrupar os alunos;
    • alimentar os alunos;
    • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
    • criar situações de aprendizagem;
    • convocar pais de alunos;
    • preparar projetos pedagógicos;
    • construir material didático;
    • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
    • realizar autoavaliação;
    • proceder à retirada da mamadeira;
    • definir conteúdo programático do ano letivo;
    • preencher documentos com informações dos alunos;
    • documentar as observações;
    • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
    • convidar personalidades e entidades;
    • preparar adaptação de casos especiais;
    • mediar situações de conflitos no grupo;
    • receber alunos novos;
    • selecionar recursos didáticos;
    • conferir material;
    • atender pais;
    • programar atividades diárias;
    • preparar o ambiente para as atividades;
    • demonstrar sensibilidade;
    • criar recursos didáticos;
    • dançar;
    • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
    • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
    • organizar o material didático;
    • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
    • demonstrar bom humor;
    • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
    • demonstrar criatividade;
    • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • preparar reunião de pais;
    • demonstrar disposição;
    • improvisar atividades;
    • estabelecer limites;
    • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
    • definir critérios de agrupamentos de alunos;
    • demonstrar paciência;
    • guardar o material;
    • promover encontros e atividades com os pais;
    • acolher os alunos;
    • orientar sobre hábitos alimentares;
    • requisitar material;
    • discutir casos específicos com a coordenação;
    • trabalhar áreas de conhecimento;
    • contar histórias;
    • ler para os alunos;
    • banhar alunos;
    • auxiliar os alunos na colocação roupas;
    • corrigir trabalhos com os alunos;
    • registrar ocorrências;
    • planejar a rotina dos alunos;
    • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
    • estabelecer rotinas;
    • demonstrar alegria;
    • pesquisar recursos didáticos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • trocar fraldas e roupas em geral;
    • manter-se atualizado;
    • organizar a refeição;
    • estudar casos (situações especiais);
    • orientar os pais sobre alimentação saudável;
    • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
    • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
    • orientar sobre noções de higiene;
    • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
    • alfabetizar os alunos;
    • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
    • ministrar aulas;
    • acompanhar momento de sono;
    • escrever para os alunos;
    • definir estratégias pedagógicas;
    • preparar a sala;
    • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
    • receber comunicados dos pais (agenda, circular);


    Setores que mais contratam Professor de creche no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino fundamental
    • Atividades associativas
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Ensino médio
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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