Categorias profissionais do cargo
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- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
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- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de artes cênicas no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- desenvolver pesquisa em artes;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- demonstrar competências pessoais;
- atuar no ensino da arte;
- planejar cursos;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
Atividades
- trabalhar em equipe;
- demonstrar percepção estética;
- supervisionar alunos em estágios;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- ministrar oficinas e minicursos;
- analisar processos de recepção artística;
- constituir equipes de trabalho;
- organizar oficinas e minicursos;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- participar da definição de políticas culturais;
- elaborar relatórios;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- coordenar grupos de pesquisa;
- participar de bancas de concurso;
- programar palestras e conferências;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- coordenar cursos;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- dar palestras e conferências;
- assessorar grupos artísticos;
- participar de comissões;
- programar espetáculos;
- emitir pareceres;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- participar de conselhos editoriais;
- coordenar comissões;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- prestar atendimento a alunos;
- participar de debates na mídia;
- assessorar entidades de ensino;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- definir objetivos de cursos;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- analisar processos de criação artística;
- difundir resultados de pesquisa;
- definir carga horária;
- realizar curadoria;
- avaliar alunos;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- dar entrevistas;
- elaborar ementas;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- definir grades curriculares;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- elaborar projetos de pesquisa;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- assessorar editoras;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- prestar consultoria;
- organizar festivais e mostras;
- coordenar grupos de estudo;
- assessorar a mídia;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- demonstrar atitude crítica;
- coordenar publicações;
- identificar pré-requisitos;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- supervisionar produções de natureza artística;
- organizar exposições;
- definir programas de cursos;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
Setores que mais contratam Professor de artes cênicas no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental