Salário para o cargo de Professor de artes cênicas no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de artes cênicas no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de artes cênicas no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • planejar cursos;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • atuar no ensino da arte;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;

Atividades

  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • coordenar publicações;
  • assessorar a mídia;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • dar palestras e conferências;
  • assessorar grupos artísticos;
  • participar de debates na mídia;
  • trabalhar em equipe;
  • definir grades curriculares;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • dar entrevistas;
  • participar de bancas de concurso;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • analisar processos de recepção artística;
  • definir programas de cursos;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • demonstrar percepção estética;
  • participar de comissões;
  • analisar processos de criação artística;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • elaborar relatórios;
  • coordenar comissões;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • prestar atendimento a alunos;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • prestar consultoria;
  • organizar exposições;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • constituir equipes de trabalho;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • programar espetáculos;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • identificar pré-requisitos;
  • avaliar alunos;
  • emitir pareceres;
  • definir objetivos de cursos;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • definir carga horária;
  • elaborar ementas;
  • coordenar cursos;
  • programar palestras e conferências;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • assessorar editoras;
  • organizar festivais e mostras;
  • assessorar entidades de ensino;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • demonstrar atitude crítica;
  • coordenar grupos de estudo;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • realizar curadoria;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • participar de conselhos editoriais;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;


Setores que mais contratam Professor de artes cênicas no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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