Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de artes cênicas no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- coordenar atividades de extensão em artes;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- planejar cursos;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- atuar no ensino da arte;
- desenvolver pesquisa em artes;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- trabalhar em equipe;
- organizar festivais e mostras;
- definir objetivos de cursos;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- dar palestras e conferências;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- dar entrevistas;
- organizar exposições;
- demonstrar percepção estética;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- ministrar oficinas e minicursos;
- avaliar alunos;
- participar de debates na mídia;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- prestar consultoria;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- definir programas de cursos;
- analisar processos de criação artística;
- coordenar comissões;
- participar da definição de políticas culturais;
- analisar processos de recepção artística;
- assessorar editoras;
- elaborar ementas;
- elaborar relatórios;
- prestar atendimento a alunos;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- definir carga horária;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- programar espetáculos;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- assessorar entidades de ensino;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- assessorar a mídia;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- participar de conselhos editoriais;
- definir grades curriculares;
- emitir pareceres;
- realizar curadoria;
- coordenar publicações;
- difundir resultados de pesquisa;
- programar palestras e conferências;
- coordenar grupos de pesquisa;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- identificar pré-requisitos;
- organizar oficinas e minicursos;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- demonstrar atitude crítica;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- supervisionar produções de natureza artística;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- supervisionar alunos em estágios;
- participar de bancas de concurso;
- participar de comissões;
- constituir equipes de trabalho;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- coordenar grupos de estudo;
- assessorar grupos artísticos;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- elaborar projetos de pesquisa;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- coordenar cursos;
Setores que mais contratam Professor de artes cênicas no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental