Salário para o cargo de Professor de artes cênicas no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de artes cênicas no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

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Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de artes cênicas no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • desenvolver pesquisa em artes;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • atuar no ensino da arte;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • planejar cursos;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;

Atividades

  • assessorar editoras;
  • assessorar entidades de ensino;
  • coordenar grupos de estudo;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • coordenar comissões;
  • dar palestras e conferências;
  • constituir equipes de trabalho;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • avaliar alunos;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • demonstrar atitude crítica;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • analisar processos de criação artística;
  • realizar curadoria;
  • assessorar grupos artísticos;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • analisar processos de recepção artística;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • definir programas de cursos;
  • emitir pareceres;
  • participar de debates na mídia;
  • elaborar ementas;
  • programar palestras e conferências;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • participar de conselhos editoriais;
  • organizar exposições;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • trabalhar em equipe;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • coordenar publicações;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • participar de bancas de concurso;
  • prestar atendimento a alunos;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • elaborar relatórios;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • prestar consultoria;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • coordenar cursos;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • dar entrevistas;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • assessorar a mídia;
  • demonstrar percepção estética;
  • organizar festivais e mostras;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • participar de comissões;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • definir objetivos de cursos;
  • definir carga horária;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • programar espetáculos;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • definir grades curriculares;
  • identificar pré-requisitos;


Setores que mais contratam Professor de artes cênicas no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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