Salário para o cargo de Professor de artes cênicas no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de artes cênicas no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de artes cênicas no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • planejar cursos;
  • atuar no ensino da arte;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver pesquisa em artes;

Atividades

  • assessorar editoras;
  • coordenar grupos de estudo;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • analisar processos de criação artística;
  • assessorar entidades de ensino;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • participar de comissões;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • avaliar alunos;
  • coordenar comissões;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • organizar exposições;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • demonstrar percepção estética;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • coordenar publicações;
  • assessorar grupos artísticos;
  • definir programas de cursos;
  • prestar consultoria;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • assessorar a mídia;
  • participar de conselhos editoriais;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • definir grades curriculares;
  • programar espetáculos;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • elaborar relatórios;
  • prestar atendimento a alunos;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • definir objetivos de cursos;
  • analisar processos de recepção artística;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • emitir pareceres;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • realizar curadoria;
  • trabalhar em equipe;
  • definir carga horária;
  • dar palestras e conferências;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • coordenar cursos;
  • organizar festivais e mostras;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • constituir equipes de trabalho;
  • programar palestras e conferências;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • dar entrevistas;
  • participar de bancas de concurso;
  • identificar pré-requisitos;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • elaborar ementas;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • demonstrar atitude crítica;
  • participar de debates na mídia;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;


Setores que mais contratam Professor de artes cênicas no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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