Salário para o cargo de Professor de alemão
CBO 2346-04 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de alemão - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de alemão

Um Professor de alemão trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.356,44 e R$ 17.756,20, com a média salarial de R$ 7.497,68 e o salário mediana em R$ 5.876,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de alemão

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.497,68 89.972,18 1.874,42 50,77
1º Quartil 3.356,44 40.277,33 839,11 22,73
Salário Mediana 5.876,00 70.512,00 1.469,00 39,79
3º Quartil 13.541,64 162.499,64 3.385,41 91,69
Teto Salarial 17.756,20 213.074,40 4.439,05 120,23


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 5.326 - 18.496 11.207,60 5.326,20 13.175,50 15.270,20 18.495,72
São Paulo - SP 4.884 - 20.713 9.394,77 4.884,00 8.360,00 17.100,67 20.712,84
Porto Alegre - RS 2.157 - 11.089 4.889,33 2.157,00 3.802,00 9.155,00 11.088,81
Pinhais - PR 4.027 - 14.875 10.422,00 4.027,00 12.149,00 12.281,00 14.875,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 5.326 - 18.496 11.207,60 5.326,20 13.175,50 15.270,20 18.495,72
São Paulo 2.011 - 18.505 7.479,39 2.011,00 6.539,00 15.278,00 18.505,17
Paraná 1.950 - 14.846 6.229,55 1.950,00 4.027,00 12.257,00 14.846,05
Rio Grande do Sul 2.347 - 9.959 4.209,00 2.346,50 3.445,00 8.222,00 9.958,73
Santa Catarina 1.470 - 4.605 3.009,53 1.469,65 3.605,00 3.802,00 4.605,10


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de alemão

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • divulgar conhecimentos científicos;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • orientar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades de avaliação;

  • Atividades

    • definir conteúdos programáticos;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • publicar traduções de textos;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • promover o estudo de textos;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • realizar autoavaliação;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • organizar concursos literários;
    • montar equipe de pesquisa;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • indicar bibliografia;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • participar da correção de exames;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • publicar trabalhos;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • organizar edições diplomáticas;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • programar atividades de pesquisa;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • escrever verbetes;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • elaborar dicionários;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • elaborar glossários;
    • distribuir disciplinas;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • elaborar críticas literárias;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • realizar atividades de editoração;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • traduzir textos;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • divulgar a produção discente;
    • discutir propostas curriculares;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • elaborar projetos;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • preparar programas de cursos;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • discutir resultados da produção discente;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • selecionar textos para estudo;
    • planejar orçamento;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • organizar edições críticas;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • organizar atlas linguísticos;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • avaliar grade curricular;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • organizar antologias;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • orientar teses de doutorado;
    • trabalhar em equipe;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • participar de colegiados;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • elaborar tese de doutorado;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • relacionar teoria e prática;
    • supervisionar estágios;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;


    Setores que mais contratam Professor de alemão no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Atividades associativas
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: