Salário para o cargo de Professor de alemão
CBO 2346-04 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de alemão - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de alemão

Um Professor de alemão trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.356,44 e R$ 17.756,20, com a média salarial de R$ 7.497,68 e o salário mediana em R$ 5.876,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de alemão

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.497,68 89.972,18 1.874,42 50,77
1º Quartil 3.356,44 40.277,33 839,11 22,73
Salário Mediana 5.876,00 70.512,00 1.469,00 39,79
3º Quartil 13.541,64 162.499,64 3.385,41 91,69
Teto Salarial 17.756,20 213.074,40 4.439,05 120,23


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 5.326 - 18.496 11.207,60 5.326,20 13.175,50 15.270,20 18.495,72
São Paulo - SP 4.884 - 20.713 9.394,77 4.884,00 8.360,00 17.100,67 20.712,84
Porto Alegre - RS 2.157 - 11.089 4.889,33 2.157,00 3.802,00 9.155,00 11.088,81
Pinhais - PR 4.027 - 14.875 10.422,00 4.027,00 12.149,00 12.281,00 14.875,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 5.326 - 18.496 11.207,60 5.326,20 13.175,50 15.270,20 18.495,72
São Paulo 2.011 - 18.505 7.479,39 2.011,00 6.539,00 15.278,00 18.505,17
Paraná 1.950 - 14.846 6.229,55 1.950,00 4.027,00 12.257,00 14.846,05
Rio Grande do Sul 2.347 - 9.959 4.209,00 2.346,50 3.445,00 8.222,00 9.958,73
Santa Catarina 1.470 - 4.605 3.009,53 1.469,65 3.605,00 3.802,00 4.605,10


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de alemão

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades de avaliação;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • orientar alunos;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos científicos;

  • Atividades

    • organizar edições críticas;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • distribuir disciplinas;
    • realizar atividades de editoração;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • supervisionar estágios;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • elaborar críticas literárias;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • discutir resultados da produção discente;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • organizar concursos literários;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • organizar atlas linguísticos;
    • montar equipe de pesquisa;
    • traduzir textos;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • elaborar glossários;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • relacionar teoria e prática;
    • publicar trabalhos;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • definir conteúdos programáticos;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • escrever verbetes;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • trabalhar em equipe;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • preparar programas de cursos;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • planejar orçamento;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • elaborar projetos;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • indicar bibliografia;
    • participar de colegiados;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • organizar edições diplomáticas;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • programar atividades de pesquisa;
    • discutir propostas curriculares;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • elaborar tese de doutorado;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • elaborar dicionários;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • selecionar textos para estudo;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • avaliar grade curricular;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • participar da correção de exames;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • divulgar a produção discente;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • promover o estudo de textos;
    • orientar teses de doutorado;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • realizar autoavaliação;
    • publicar traduções de textos;
    • organizar antologias;


    Setores que mais contratam Professor de alemão no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Atividades associativas
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: