Salário para o cargo de Modelo de passarela
CBO 3764-10 > Modelos

Modelo de passarela - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Posam para fotógrafos e artistas plásticos imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte e locações internas ou externas, mostram produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos) mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida e que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto, desfilam em passarelas ou em espaços determinados, onde sincronizam movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal pré- estabelecida, para expor coleções de moda, detalhes do produto e acessórios, em show e show room de moda, cuidam da aparência e concentram-se na linguagem corporal.

Quanto ganha um Modelo de passarela

Um Modelo de passarela trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.729,23 e R$ 4.866,95, com a média salarial de R$ 2.469,42 e o salário mediana em R$ 2.016,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Modelo de passarela

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.469,42 29.633,01 617,35 11,92
1º Quartil 1.729,23 20.750,80 432,31 8,35
Salário Mediana 2.016,00 24.192,00 504,00 9,73
3º Quartil 3.711,74 44.540,90 927,94 17,92
Teto Salarial 4.866,95 58.403,36 1.216,74 23,49


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Modelos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.756 - 4.845 2.649,73 1.756,00 2.258,00 4.000,00 4.844,92
Rio de Janeiro - RJ 1.718 - 5.639 2.595,81 1.718,33 2.000,00 4.655,33 5.638,68
Ribeirão Preto - SP 1.412 - 3.028 1.629,60 1.412,00 1.412,00 2.500,00 3.028,08
Belo Horizonte - MG 2.246 - 4.451 2.450,21 2.246,00 2.246,00 3.675,00 4.451,27
Porto Alegre - RS 1.500 - 2.422 1.916,67 1.500,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.436 - 4.522 2.397,77 1.436,00 2.096,00 3.733,18 4.521,74
Rio de Janeiro 1.657 - 5.198 2.519,21 1.656,50 1.912,00 4.291,50 5.197,99
Paraná 1.635 - 8.800 3.259,44 1.635,33 2.017,00 7.265,55 8.800,26
Rio Grande do Sul 1.500 - 2.422 1.857,14 1.500,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46
Minas Gerais 2.246 - 4.451 2.450,21 2.246,00 2.246,00 3.675,00 4.451,27
Santa Catarina 1.754 - 4.373 2.352,67 1.754,00 2.100,00 3.610,00 4.372,54


Principais locais de trabalho

Modelos atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.


O que é preciso para trabalhar na área dos Modelos

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Modelo de passarela

Modelos devem:

  • mostrar produto em fotos, filmes e eventos;
  • ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;
  • comunicar-se;
  • desfilar coleções de moda;
  • prestar seleção (testes) para trabalhos;
  • administrar aspectos comerciais da profissão;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar-se para o trabalho;
  • posar para fotógrafos e artistas plásticos;

  • Atividades

    • aquecer o corpo para a sessão;
    • mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
    • contratar assessoria de marketing;
    • prestar-se como referência para modelagem de roupas;
    • testar maquiagem e penteado;
    • expor detalhes do produto e acessórios;
    • participar de editoriais de moda e capas de revistas;
    • demonstrar carisma;
    • sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
    • divulgar material autopromocional e curriculum;
    • interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
    • divulgar trabalho em página da internet;
    • definir um plano de carreira;
    • parar em pose estudada;
    • providenciar book, composite e vídeo-book;
    • acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
    • providenciar maquiagem e penteados;
    • demonstrar fotogenia;
    • analisar contratos de trabalho;
    • contabilizar custos e remunerações;
    • estabelecer limites de segurança e bem estar;
    • posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
    • demonstrar originalidade de estilo;
    • seguir a ordem de entrada na passarela;
    • demonstrar disciplina;
    • controlar movimentos e uso do espaço;
    • participar de ´show room´ de modas;
    • ensaiar marcações e coreografias;
    • cultivar a paciência;
    • transmitir imagem idônea;
    • adotar a expressão facial e corporal pré estabelecida;
    • demonstrar desinibição;
    • sincronizar movimentos conforme coreografia e música;
    • condicionar forma física;
    • provar as roupas e acessórios para o trabalho;
    • provocar empatia;
    • entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
    • agir com naturalidade;
    • manter-se atualizado;
    • testar iluminação;
    • modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo);
    • atualizar material de apresentação;
    • gerenciar o tempo;
    • providenciar habilitação profissional junto ao drt;
    • posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´;
    • caracterizar-se conforme perfil do teste;
    • representar o tipo sugerido pelo produto;
    • negociar preços de trabalho;
    • compreender o objetivo do trabalho;
    • montar curriculum vitae;
    • realizar o teste;
    • selecionar dieta para manter o peso desejado;
    • atuar como dublê de corpo;
    • participar de ´show de moda´;
    • testar produtos;
    • andar na passarela ou espaço pré determinado;
    • cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
    • desenvolver resistência muscular;
    • avaliar propostas recebidas;
    • exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
    • buscar vínculo com uma agência;
    • criar posições conforme cenários diferenciados;
    • permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
    • apresentar o produto em feiras e eventos;
    • cultivar ética profissional;
    • manter contato com agência, agente ou contratante;
    • interpretar a expressão facial sugerida;
    • disponibilizar-se para o trabalho;
    • interpretar estátua viva em eventos;
    • representar comportamentos e estilo de vida;
    • executar a ação proposta;
    • imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
    • expressar-se verbalmente com clareza;
    • dar entrevistas em revistas e programas de tv;
    • demonstrar charme (ter charme);
    • permanecer disponível para o teste;
    • utilizar telefone celular para contatos;
    • improvisar quando necessário;


    Setores que mais contratam Modelo de passarela no mercado de trabalho

    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios, exceto profissionais e de segurança
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Agenciamento de profissionais para atividades esportivas, culturais e artísticas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Fabricação de tecidos de malha




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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