Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Fonoaudiólogos
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Fonoaudiólogos
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Funções e atividades do Fonoaudiólogo em audiologia
Fonoaudiólogos devem:
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- realizar diagnóstico fonoaudiológico;
- avaliar pacientes e clientes;
- aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
- atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
- demonstrar competências pessoais;
- exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
- realizar tratamento fonoaudiológico;
- comunicar-se;
Atividades
- realizar pesquisas;
- avaliar sistema auditivo;
- contornar situações adversas;
- eleger instrumentos para avaliação;
- capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações;
- gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
- auditorar programas e serviços;
- reabilitar sistema vestibular;
- prescrever terapêutica;
- trabalhar em equipe;
- aplicar procedimentos em ambientes específicos (uti, ps, etc);
- trabalhar com biossegurança;
- demonstrar criatividade;
- estabelecer parâmetros de alta;
- avaliar resultados do tratamento;
- capacitar profissionais;
- redigir artigos, capítulos e livros;
- divulgar trabalhos;
- elaborar material educativo e informativo;
- orientar procedimentos ergonômicos;
- avaliar processamento auditivo;
- introduzir formas alternativas de comunicação;
- aplicar testes e provas;
- realizar exames complementares;
- realizar perícia;
- estabelecer prognóstico;
- supervisionar profissionais;
- demonstrar objetividade;
- adaptar órteses e próteses;
- verificar a compreensão da orientação;
- encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
- organizar eventos técnico-científicos;
- mediar reuniões clínicas;
- prestar consultoria ou assessoria;
- avaliar sistema vestibular;
- tomar decisões;
- explicar procedimentos e rotinas;
- avaliar postura corporal;
- avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações;
- dar devolutiva da avaliação;
- caracterizar população-alvo;
- demonstrar iniciativa;
- organizar publicações;
- emitir atestados;
- participar de diagnóstico interdisciplinar;
- esclarecer prognóstico de tratamento;
- participar de comissões técnico-científicas;
- registrar dados em prontuário;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
- indicar tecnologia assistiva;
- discutir casos com outros profissionais;
- avaliar órteses, próteses e adaptações;
- avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- participar de programas institucionais;
- levantar hipóteses diagnósticas;
- informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
- transmitir segurança;
- demonstrar organização;
- estabelecer plano terapêutico;
- definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
- elaborar manuais técnico-administrativos;
- apreciar trabalhos técnico-científicos;
- realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- demonstrar dinamismo;
- adaptar tecnologia assistiva;
- analisar exames;
- solicitar exames complementares;
- prescrever órteses, próteses e adaptações;
- habilitar sistema auditivo;
- visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
- orientar hábitos de saúde;
- analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
- solicitar laudos, relatórios, pareceres;
- analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo;
- acompanhar evolução clínica;
- avaliar habilidades cognitivas;
- esclarecer dúvidas;
- supervisionar estágios;
- elaborar laudos;
- orientar condutas terapêuticas;
- dar alta;
- realizar anamnese;
- orientar pesquisas;
- analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
- desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
- elaborar relatórios;
- preparar material terapêutico;
- desenvolver habilidades auditivas;
- detectar expectativas de pacientes e clientes;
- eleger procedimentos terapêuticos;
- demonstrar capacidade de observação;
- ministrar cursos e palestras;
Setores que mais contratam Fonoaudiólogo em audiologia no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de fonoaudiologia