Salário para o cargo de Dirigente de organização humanitária
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização humanitária - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização humanitária

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • representar a instituição;
  • coordenar as atividades;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar políticas e estratégias;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • articular alianças;
  • comunicar-se;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;

Atividades

  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • definir objetivos e metas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • receber personalidades públicas;
  • recrutar voluntários;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • mobilizar recursos;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • organizar equipes;
  • implementar a missão da instituição;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • demonstrar paciência;
  • promover a conscientização do público;
  • formular estratégias;
  • elaborar plano plurianual;
  • consolidar relatórios;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • coordenar equipes;
  • demonstrar comprometimento;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • demonstrar persistência;
  • organizar eventos;
  • elaborar plano de ação anual;
  • revigorar a missão;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • estimar necessidades de recursos;
  • demonstrar liderança;
  • monitorar políticas públicas;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • representar a instituição junto à mídia;
  • identificar demandas;
  • administrar a infraestrutura;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • avaliar equipes;
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • identificar colaboradores;
  • definir critérios de avaliação;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • promover eventos;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • revisar objetivos e metas;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • definir alocação de recursos;
  • monitorar legislação;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • projetar cenários e tendências;
  • promover a sistematização de experiências;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • demonstrar ética;
  • demonstrar desprendimento;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • trabalhar em equipe;
  • interagir com associados e filiados;
  • acompanhar atividades;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • demonstrar perspicácia;
  • manter-se atualizado;
  • formar colaboradores;
  • demonstrar habilidade política;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • demonstrar ousadia;
  • buscar parceiros;
  • aprovar relatórios;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • apresentar relatório anual;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • analisar projetos;
  • orientar o público;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • demonstrar criatividade;
  • captar recursos financeiros;
  • formular projetos;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • aprovar verbas;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • desenvolver material de divulgação;
  • estabelecer parcerias;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • ministrar palestras;


Setores que mais contratam Dirigente de organização humanitária no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




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