Salário para o cargo de Dirigente de organização humanitária
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização humanitária - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização humanitária

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar as atividades;
  • planejar políticas e estratégias;
  • representar a instituição;
  • articular alianças;
  • comunicar-se;

Atividades

  • avaliar os resultados dos projetos;
  • coordenar equipes;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • estimar necessidades de recursos;
  • demonstrar comprometimento;
  • demonstrar flexibilidade;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • definir critérios de avaliação;
  • demonstrar desprendimento;
  • revisar objetivos e metas;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • estabelecer parcerias;
  • monitorar legislação;
  • ministrar palestras;
  • demonstrar ousadia;
  • definir objetivos e metas;
  • captar recursos financeiros;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • analisar projetos;
  • orientar o público;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • buscar parceiros;
  • manter-se atualizado;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • demonstrar persistência;
  • recrutar voluntários;
  • definir alocação de recursos;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar liderança;
  • trabalhar em equipe;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • promover eventos;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • identificar colaboradores;
  • acompanhar atividades;
  • aprovar verbas;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • organizar eventos;
  • identificar demandas;
  • demonstrar habilidade política;
  • demonstrar ética;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • organizar equipes;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • projetar cenários e tendências;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • revigorar a missão;
  • elaborar plano de ação anual;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • aprovar relatórios;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • administrar a infraestrutura;
  • avaliar equipes;
  • receber personalidades públicas;
  • formular estratégias;
  • demonstrar criatividade;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • mobilizar recursos;
  • formar colaboradores;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • consolidar relatórios;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • promover a sistematização de experiências;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • estabelecer prioridades;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • demonstrar perspicácia;
  • apresentar relatório anual;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • elaborar plano plurianual;
  • monitorar políticas públicas;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • desenvolver material de divulgação;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • formular projetos;
  • interagir com associados e filiados;
  • implementar a missão da instituição;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • promover a conscientização do público;


Setores que mais contratam Dirigente de organização humanitária no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




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