Salário para o cargo de Dirigente de organização humanitária
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização humanitária - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização humanitária

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • representar a instituição;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar políticas e estratégias;
  • comunicar-se;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • articular alianças;
  • coordenar as atividades;

Atividades

  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • implementar a missão da instituição;
  • estabelecer prioridades;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • estimar necessidades de recursos;
  • formular projetos;
  • acompanhar atividades;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • apresentar relatório anual;
  • demonstrar paciência;
  • trabalhar em equipe;
  • buscar parceiros;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • projetar cenários e tendências;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • identificar demandas;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • recrutar voluntários;
  • definir objetivos e metas;
  • demonstrar criatividade;
  • formular estratégias;
  • demonstrar persistência;
  • elaborar plano plurianual;
  • monitorar legislação;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • organizar equipes;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • promover a conscientização do público;
  • definir critérios de avaliação;
  • demonstrar ética;
  • interagir com associados e filiados;
  • promover eventos;
  • consolidar relatórios;
  • demonstrar perspicácia;
  • ministrar palestras;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • aprovar relatórios;
  • elaborar plano de ação anual;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • administrar a infraestrutura;
  • revigorar a missão;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • receber personalidades públicas;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • revisar objetivos e metas;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • demonstrar ousadia;
  • promover a sistematização de experiências;
  • desenvolver material de divulgação;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • monitorar políticas públicas;
  • avaliar equipes;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • analisar projetos;
  • demonstrar liderança;
  • organizar eventos;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • mobilizar recursos;
  • manter-se atualizado;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • identificar colaboradores;
  • demonstrar desprendimento;
  • formar colaboradores;
  • orientar o público;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • captar recursos financeiros;
  • aprovar verbas;
  • estabelecer parcerias;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • demonstrar comprometimento;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • coordenar equipes;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • demonstrar habilidade política;
  • administrar conflitos;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • definir alocação de recursos;


Setores que mais contratam Dirigente de organização humanitária no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




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