Salário para o cargo de Dirigente de organização filantrópica
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização filantrópica - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização filantrópica

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • coordenar as atividades;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar políticas e estratégias;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • representar a instituição;
  • articular alianças;

Atividades

  • promover eventos;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar paciência;
  • revigorar a missão;
  • definir alocação de recursos;
  • promover a conscientização do público;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • mobilizar recursos;
  • definir critérios de avaliação;
  • demonstrar ousadia;
  • captar recursos financeiros;
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar persistência;
  • organizar equipes;
  • demonstrar habilidade política;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • analisar projetos;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • elaborar plano de ação anual;
  • recrutar voluntários;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • manter-se atualizado;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • identificar demandas;
  • revisar objetivos e metas;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • formular estratégias;
  • trabalhar em equipe;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • demonstrar comunicabilidade;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • aprovar relatórios;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • implementar a missão da instituição;
  • administrar conflitos;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • demonstrar flexibilidade;
  • estabelecer parcerias;
  • aprovar verbas;
  • formular projetos;
  • administrar a infraestrutura;
  • consolidar relatórios;
  • elaborar plano plurianual;
  • demonstrar criatividade;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • demonstrar desprendimento;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • demonstrar ética;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • buscar parceiros;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • estimar necessidades de recursos;
  • ministrar palestras;
  • acompanhar atividades;
  • apresentar relatório anual;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • demonstrar perspicácia;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • formar colaboradores;
  • orientar o público;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • avaliar equipes;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • monitorar legislação;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • promover a sistematização de experiências;
  • projetar cenários e tendências;
  • monitorar políticas públicas;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • desenvolver material de divulgação;
  • definir objetivos e metas;
  • coordenar equipes;
  • demonstrar comprometimento;
  • receber personalidades públicas;
  • interagir com associados e filiados;
  • organizar eventos;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • identificar colaboradores;


Setores que mais contratam Dirigente de organização filantrópica no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




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