Salário para o cargo de Comentarista econômico
CBO 2617-10 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Comentarista econômico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Comentarista econômico

Um Comentarista econômico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.794,10 e R$ 16.903,83, com a média salarial de R$ 5.614,45 e o salário mediana em R$ 2.503,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comentarista econômico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.614,45 67.373,38 1.403,61 29,07
1º Quartil 1.794,10 21.529,24 448,53 9,29
Salário Mediana 2.503,50 30.042,00 625,88 12,96
3º Quartil 12.891,58 154.698,95 3.222,89 66,76
Teto Salarial 16.903,83 202.845,90 4.225,96 87,54


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 2.694 - 28.288 6.566,67 2.694,00 3.498,00 23.355,00 28.288,28
Rio de Janeiro - RJ 2.507 - 75.980 19.288,80 2.507,00 6.707,00 62.730,00 75.980,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.448 - 48.891 10.450,50 1.447,50 2.332,50 40.365,00 48.891,30
Minas Gerais 1.412 - 16.264 4.947,11 1.412,00 2.855,00 13.427,50 16.263,79
São Paulo 1.748 - 34.556 11.625,89 1.747,50 11.025,00 28.530,00 34.556,39
Santa Catarina 1.900 - 4.977 2.955,50 1.900,00 2.963,00 4.109,00 4.976,94
Paraná 1.723 - 3.331 2.212,43 1.723,00 2.226,00 2.750,00 3.330,88


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Comentarista econômico

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • entrevistar pessoas;
  • apresentar programas e noticiários;
  • narrar transmissão de eventos;
  • gravar voz para mídias;
  • anunciar produtos e serviços;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • comentar os fatos;
  • apresentar eventos;

  • Atividades

    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • ajustar a narração ao evento;
    • chamar os comerciais;
    • gravar reportagens;
    • construir a cena;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • apresentar programações diversas;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • selecionar material;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • checar as informações;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • descrever o evento;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • anunciar chamadas;
    • administrar tempo para o evento;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • ensaiar a apresentação;
    • locutar documentários;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • instruir o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • demonstrar dinamismo;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • opinar a respeito do evento;
    • locutar audiodescrição;
    • ler os comerciais no ar;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • delimitar o conteúdo;
    • demonstrar imparcialidade;
    • ler o texto no ar;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • demonstrar cordialidade;
    • editar textos;
    • organizar as informações;
    • chamar reportagem;
    • demonstrar flexibilidade;
    • formular perguntas;
    • demonstrar credibilidade;
    • anunciar programação;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • redigir a notícia;
    • envolver o entrevistado;
    • editar material gravado;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • mediar debates;
    • interromper o entrevistado;
    • fazer enquete;
    • rebater o entrevistado;
    • levantar informações e dados;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • animar o programa;
    • participar da definição da pauta;
    • noticiar fatos;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • seguir o roteiro do evento;
    • apresentar os participantes do evento;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • provocar o entrevistado;
    • ancorar programas;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • posicionar os participantes do evento;
    • passar o texto;
    • analisar roteiro de apresentação;


    Setores que mais contratam Comentarista econômico no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Programadoras
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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