Salário para o cargo de Comentarista de jornal
CBO 2617-10 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Comentarista de jornal - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Comentarista de jornal

Um Comentarista de jornal trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.794,10 e R$ 16.903,83, com a média salarial de R$ 5.614,45 e o salário mediana em R$ 2.503,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comentarista de jornal

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.614,45 67.373,38 1.403,61 29,07
1º Quartil 1.794,10 21.529,24 448,53 9,29
Salário Mediana 2.503,50 30.042,00 625,88 12,96
3º Quartil 12.891,58 154.698,95 3.222,89 66,76
Teto Salarial 16.903,83 202.845,90 4.225,96 87,54


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 2.694 - 28.288 6.566,67 2.694,00 3.498,00 23.355,00 28.288,28
Rio de Janeiro - RJ 2.507 - 75.980 19.288,80 2.507,00 6.707,00 62.730,00 75.980,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.448 - 48.891 10.450,50 1.447,50 2.332,50 40.365,00 48.891,30
Minas Gerais 1.412 - 16.264 4.947,11 1.412,00 2.855,00 13.427,50 16.263,79
São Paulo 1.748 - 34.556 11.625,89 1.747,50 11.025,00 28.530,00 34.556,39
Santa Catarina 1.900 - 4.977 2.955,50 1.900,00 2.963,00 4.109,00 4.976,94
Paraná 1.723 - 3.331 2.212,43 1.723,00 2.226,00 2.750,00 3.330,88


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Comentarista de jornal

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • anunciar produtos e serviços;
  • apresentar eventos;
  • narrar transmissão de eventos;
  • apresentar programas e noticiários;
  • comentar os fatos;
  • entrevistar pessoas;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • gravar voz para mídias;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • envolver o entrevistado;
    • construir a cena;
    • noticiar fatos;
    • chamar os comerciais;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • redigir a notícia;
    • locutar documentários;
    • seguir o roteiro do evento;
    • editar textos;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • demonstrar cordialidade;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • instruir o entrevistado;
    • anunciar chamadas;
    • delimitar o conteúdo;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • organizar as informações;
    • ajustar a narração ao evento;
    • passar o texto;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • selecionar material;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • demonstrar flexibilidade;
    • levantar informações e dados;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • demonstrar dinamismo;
    • locutar audiodescrição;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • ler o texto no ar;
    • animar o programa;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • administrar tempo para o evento;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • ensaiar a apresentação;
    • descrever o evento;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • rebater o entrevistado;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • formular perguntas;
    • interromper o entrevistado;
    • gravar reportagens;
    • provocar o entrevistado;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • apresentar os participantes do evento;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • anunciar programação;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • chamar reportagem;
    • ler os comerciais no ar;
    • editar material gravado;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • demonstrar credibilidade;
    • apresentar programações diversas;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • checar as informações;
    • ancorar programas;
    • opinar a respeito do evento;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • participar da definição da pauta;
    • fazer enquete;
    • mediar debates;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • posicionar os participantes do evento;
    • demonstrar imparcialidade;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;


    Setores que mais contratam Comentarista de jornal no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Programadoras
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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